O celular pode ouvir suas conversas particulares?




Você sabia que os sistemas de reconhecimento de voz podem permanecer ativos 24 horas por dia e cabe ao usuário bloquear o acesso ao microfone.
Isso é possível? Os telefones celulares têm a capacidade de ouvir e processar sons 24 horas por dia? Tudo depende das permissões ativadas pelo proprietário do telefone. "99% dos usuários são primários. Para o bem da humanidade deve exigir um teste de aptidão para permitir o tratamento de um smartphone, tablete ou laptop com conexão à Internet, como com a carta de habilitação para a condução em vias públicas, diz Enrique Vidal – ganhador do prêmio de Tecnologia da Informação - TI em 2011, concedido pela Computer Science Society of Spain”.
Vários especialistas consultados concordam que o problema é o mau uso da tecnologia; a ignorância leva a abusos. Não devemos culpar os tecnólogos, mas educar os cidadãos. Entender a linguagem da Internet é básico.
O principal problema é que a maioria dos usuários nunca lê os termos e condições de privacidade dos aplicativos instalados no celular.
Ao baixar um aplicativo, o usuário deve dar permissão para os requisitos que lhe chegam e aceitar, por exemplo, que o aplicativo acesse seu microfone, câmera ou geolocalização. Alguns não precisam acessar o micro, mas talvez os desenvolvedores estejam se adiantando em um serviço que oferecerão no futuro e, portanto, preferem solicitar permissão desde o início. Depois de dar permissão, você não pode saber se eles estão ouvindo você 24 horas por dia.
Em 2016, a jornalista da BBC Technology Zoe Kleinman desafiou dois especialistas em cibersegurança da Pen Test Partners em Buckingham, no Reino Unido, para desenvolver um aplicativo capaz de ouvir os usuários através do microfone do telefone celular. Sua intenção era verificar se era viável do ponto de vista técnico. Após dois dias de trabalho, os engenheiros criaram um protótipo para o Android, instalaram no telefone e deram acesso total ao micro. Eles conseguiram o aplicativo para transmitir em tempo real. Apesar de com algumas dificuldades, eles foram capazes de identificar as palavras-chave das conversas.
Você pode se perguntar que empresas de tecnologia têm interesses oferecer um serviço com um custo de desenvolvimento tão alto se não for aproveitá-lo? A voz é transformada em texto e não sabemos se o usam para recomendar publicidade e fazer negócios com terceiros. Eles nunca explicam como funciona sua tecnologia.
A falta de transparência e a complexidade dos textos sobre os termos e condições das aplicações é outro obstáculo para os proprietários de dispositivos móveis. Com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) em 25 de maio, concebido para unificar as leis de privacidade em toda a Europa, as empresas são chamadas a apresentar claramente os seus métodos para a recolha de dados pessoais os usuários.
Da Apple, eles asseguram que um de seus desafios é fazer com que os usuários entendam todas as ações relacionadas à sua privacidade. Ao contrário de outras empresas, a Apple exige que todos os desenvolvedores que criam aplicativos para iOS (sistema operacional) ofereçam três opções ao proprietário do terminal: sempre permitir acesso ao microfone, nunca ou somente quando o aplicativo estiver aberto e em execução. Este último é o diferencial, já que o usuário decide quando fechar o aplicativo e, portanto, todo o acesso aos benefícios de seu celular. O mesmo acontece com o acesso à câmera, localização e outros.
Além dos aplicativos, existem sistemas de reconhecimento de voz, um serviço lançado por empresas como o Google ou a Apple, que permitem que você pesquise informações simplesmente dizendo duas palavras: "Ok Google" ou "Hey Siri", e depois a solicitação. Por exemplo, se você tem um sistema operacional Android - Google pode dizer "Ok Google, que temperatura é esperada para as oito horas?" E o telefone responde a você.
Isso significa que o celular está ouvindo 24 horas em todas as suas conversas para reconhecer as palavras OK? Não, uma das respostas dos desenvolvedores do Google. "A operação é baseada no aprendizado de máquina, é um sistema binário que só reage a dois estímulos: Ok Google, com o qual processa a informação e a envia para um servidor, e No Ok Google, que é o restante dos sons, antes do que o telefone permaneça inativo.
Da mesma forma que quando uma pergunta escrita é feita no mecanismo de busca do celular, aquelas que são feitas por voz são registradas no histórico de busca. Qualquer usuário pode acessar seu histórico da web myaccount, onde você tem que escolher para gerenciar sua atividade no Google e depois expressar atividade e/ou áudio. É importante notar que o Google não espia ou ouve conversas, alertam a partir da tecnologia. Mesmo assim, é sempre possível desativar o armazenamento de áudio e excluir o histórico.
No caso da Apple, não há registro de buscas realizadas por voz, pois o Siri não está associado ao ID do usuário (conta). Cada vez que uma solicitação de voz é feita, o celular gera um código para entrar em contato com os servidores externos. A Apple não pode saber qual usuário fez a consulta.
Isso é o que eles dizem...

Fonte: Sociedad Cientifica Informatica de España

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