O déjà vu é um truque do cérebro e não prevê o futuro


"Eu já vivi essa sensação antes" Quem nunca teve essa sensação de lembrar situações que não haviam vivenciado antes? O déjà vu, ou paramnésia é um fenômeno tão surpreendente que muitas pessoas atribuem isso a reminiscências de vidas passadas.

Para você entender o que é Paramnésia, segundo os estudiosos, é uma perturbação do reconhecimento em virtude da qual o fato evocado não corresponde ao objeto original da percepção, embora não repugne isto à razão. Outras vezes, a paramnésia consiste no processo mental segundo o qual uma atividade de imaginação seria considerada atividade mnésica.

Em virtude da paramnésia surge o fenômeno do já visto: pessoas observadas pela primeira vez surgem aos olhos do paciente como antigos conhecidos. Há também o fenômeno do nunca visto: um antigo objeto, que o paciente já viu inúmeras vezes, é considerado pelo paciente como coisa inteiramente nova.

Observa-se a paramnésia na psicastenia, na confusão mental, na demência senil, na arteriosclerose cerebral, na histeria.
No entanto, os cientistas trabalham para desvendar seus segredos e explicá-los da lógica.

Anne Cleary é pesquisadora da Colorado State University, que passou anos estudando déjà vu para demonstrar que é um fenômeno relacionado à memória. Acontece quando uma pessoa está em uma situação muito semelhante à outra que ele já conhece, mas não consegue lembrar com precisão. Por exemplo, Cleary e seus colaboradores mostraram que o déjà vu pode ocorrer quando estamos em um cenário espacialmente similar àquele em que estivemos anteriormente.

Assim, não podemos nos lembrar da cena passada, mas nosso cérebro reconhece a semelhança entre ambos, explica a pesquisadora. "Isso nos faz ter a sensação inquietante de que estivemos lá antes, mas não podemos dizer quando ou por quê."

Esse tipo de curto circuito cerebral é um caso do que os pesquisadores conhecem como "fenômenos metamemóricos". Outro exemplo seria a sensação de ter algo "na ponta da língua", ou o que acontece conosco quando um rosto nos parece familiar, porém não podemos colocá-lo em contexto.



O déjà vu não é um fenômeno premonitório
Quando a pesquisadora começou a publicar seus trabalhos sobre o fenômeno do déjà vu, ela foi criticada. Muitas pessoas lhe disseram que estava errada, que déjà vu não era apenas uma lembrança, porque outras características desse evento é a sensação de saber o que vai acontecer a seguir.

O déjà vu realmente nos permite prever o futuro? Convencida de que não estamos diante de um fenômeno paranormal, Cleary começou a provar isso cientificamente e acaba de publicar suas conclusões na revista científica Psychological Science . Neste artigo, ela detalha como ela e sua equipe conseguiram recriar o fenômeno do déjà vu   para examinar a sensação de premonição que ele produz. De acordo com os resultados, os participantes não foram mais capazes de prever o futuro quando experimentaram um déjà vu do que quando tentaram adivinhar algo cegamente. Mas, durante o déjà vu, eles realmente sentiram que podiam fazê-lo.

Para provar isso, a cientista usou cenários virtuais recriados com o videogame "The Sims". Estas eram cenas diferentes (um pátio de sucata, um jardim), mas com um arranjo espacial similar. Em trabalhos anteriores, sua equipe já havia conseguido recriar a sensação de déjà vu com o uso desses cenários. Agora, eles deram um passo adiante e mostraram aos participantes uma espécie de turnê com uma série de turnos pelos cenários virtuais.

Ao mudar para um cenário espacialmente semelhante, os pesquisadores induziram a sensação de déjà vu nos participantes. No último momento, a rota foi cortada e os voluntários tiveram que tentar prever onde seria o próximo turno.

Como esperado, as pessoas que experimentaram um déjà vu não estavam mais propensas do que outras a estarem certas em sua previsão, mas todos sentiram, enquanto tinham déjà vu, que eram capazes de fazê-lo. Em suma: o déjà vu não nos ajuda a prever o futuro, mas nos dá a sensação de que sim que podemos.

Atualmente, Cleary e sua equipe estão realizando uma série de experimentos para investigar melhor essa sensação. Especificamente, eles querem saber se as pessoas experimentam um viés retrospectivo, isto é, se continuam convencidos de que sabiam o que iria acontecer mesmo depois que os eventos ocorreram (e que eles não foram capazes de prever o futuro).
"Acho que a razão pela qual as pessoas acreditam em teorias metafísicas sobre déjà vu são essas experiências misteriosas e subjetivas", argumenta a pesquisadora.


Fonte: Crédito: Universidad Estatal de Colorado

Comentários

Postagens mais visitadas