Psicopedagogia: PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: DIFERENÇA ENTRE DIFICULDADE, DISTÚRBIO E DEFICIÊENCIA


Para dar início a esta exposição é necessário definir o que são Problemas de Aprendizagem, mesmo sabendo que as definições construídas ao longo da história do seu estudo são muitas e a cada dia recebem contribuições das mais variadas áreas que hoje fundem-se para melhor colaborarem nas intervenções.
Dificuldades são obstáculos que todos nós enfrentamos para realizar algo que ainda não estamos aptos. Por exemplo, se eu não sei costurar terei dificuldade para fazer um vestido, mas se eu tomar um curso e tiver habilidade poderei fazê-lo bem e assim por diante.
Dizemos que uma criança tem dificuldades de aprendizagem quando algo não vai bem, ou seja, ela pode não aprender porque os pais estão separados e ele está sofrendo, pode não estar adaptado à nova escola, não ter se adaptado à forma de ensino da escola, ou pode realmente ser uma dificuldade que parta dela, aí devemos fazer o diagnóstico psicopedagógico clínico para verificar se há algum distúrbio.

Mas o que é um distúrbio?

Distúrbio é uma perturbação do organismo que pode ser de ordem física ou emocional. Podemos ter como distúrbio: os distúrbios da fala, distúrbios psicomotores, distúrbios na saúde física, distúrbios de comportamento etc.
A dislexia é um distúrbio da leitura que provoca uma dificuldade específica na aprendizagem para identificar símbolos gráficos, embora a criança tenha uma inteligência normal. Um disléxico possui várias dificuldades tais como: dificuldade de lembrança imediata; dificuldade para aprender séries como dias da semana; meses; etc.; dificuldade de orientar-se no espaço - de distinguir direita de esquerda; dificuldade em matemática por não entender a formulação do problema, pois é difícil ler.

A deficiência se caracteriza quando há uma imperfeição, uma insuficiência de algo. É um termo muito mais utilizado na psiquiatria do que na psicopedagogia. Deficiência mental, por exemplo, quando alguém possui uma deficiência no sistema nervoso que a impede de seguir um curso normal.
Utiliza-se também na medicina, deficiência de vitaminas no organismo etc.
Utilizamos ainda o termo disfunção - é a perturbação de uma função, ou seja, algo que não está funcionando como deveria.

Condemarín; Blomquist autoras do livro Dislexia - Manual de Leitura Corretiva define a dislexia como uma disfunção parietal ou parietal occipital geralmente hereditária ou às vezes adquirida, que afeta a aprendizagem da leitura num contínuo que se estende do sintoma leve ao severo.
Referência:
CONDEMARÍN, Mabel, BLOMQUIST, Marlys. (1989). Dislexia; manual de leitura corretiva. 3ª ed. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas.
ROMANELLI, E.J. Neuropsicologia Aplicada aos Distúrbios de Aprendizagem “Prevenção e Terapia”. Temas em Educação II – Jornadas 2003.

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