ORIGEM DOS NOMES DE TIMES ARGENTINOS

No futebol argentino, sempre ouvimos falar de Boca Juniors e River Plate, certo? De vez em quando, Vélez Sarsfield, Newell´s Old Boys e Racing aparecem no noticiário de esportes. Mas existem nomes muito menos conhecidos do grande público, como Lanús e Banfield... O que, afinal, significam os nomes dos times argentinos? 

O Boca Juniors foi fundado no bairro de La Boca, em Buenos Aires. O Juniors foi colocado só para dar um ar britânico e tirar o estigma de time de bairro. 

O grande rival, o River Plate, tem uma origem bem maluca do seu nome: um dos fundadores, Pedro Martínez, encantou-se com as inscrições de enormes caixas vindas da Escócia que ele vira no Porto de Buenos Aires. Elas diziam “River Plate”. Martinez pensou tratar-se do nome Rio da Prata (rio que cruza Buenos Aires) em inglês e assim nomeou o time que nascia. Mas, na verdade, as caixas continham placas de contenção das margens do rio, numa obra que estava em curso na época. 

O Vélez Sársfield, do, digamos assim, robusto goleiro Chilavert, homenageia Dalmacio Vélez Sársfield, ilustre jurista criador do código civil argentino. Já Lanús homenageia o engenheiro Anacarsís Lanús y Fernandez de Castro, pioneiro na colonização de toda a região que é sede do time.

Pois é, também é curiosa é a origem do nome do Racing de Avellaneda, um dos mais tradicionais times do país: fruto de uma fusão entre times amadores, decidiu-se por Racing pelo nome de uma revista automobilística que estava sobre a mesa de reunião. Um dos poucos argentinos alviverdes, o Banfield homenageia Edward Banfield, inglês que ajudou a construir uma grande ferrovia argentina, a Ferrocarril Sud, ela mesmo homenageada no outro alviverde argentino, o Ferrocarril Oeste, um dos times mais tradicionais do país. 

Vice-campeão da Libertadores de 92, o Newell´s Old Boys (Velhos Garotos de Newell), foi nomeado pelos fundadores, ex-alunos do Colégio Inglês de Rosario, em homenagem ao diretor, o inglês Isaac Newell. Também o tradicional San Lorenzo (do Papa Francisco) homenageia o diretor de uma escola, o padre Lorenzo Massa, que incentivou seus alunos a montarem um time. 
Muitos times argentinos recebem nomes patrióticos, como San Martín (em homenagem ao General José de San Martín, o libertador da Argentina e herói nacional), Nueve de Julio (data da independência argentina, 9 de julho de 1816) e Huracán (furacão em português, que homenageia o nome do balão em que o pioneiro da aviação argentina Jorge Newbery atravessou a América do Sul em 1909). Curiosamente, temos vários times no Brasil chamados Sete de Setembro, apenas 1 chamado Dom Pedro (e Segundo, ainda por cima) e nenhum chamado, por exemplo, 14 Bis. 



Fonte- por Luiz Fernando Bindi

Comentários

Postagens mais visitadas