TEORIAS DE APRENDIZAGEM DE ROBERT GAGNÉ
Esta teoria é notável por sua característica eclética, é organizada e tem sido considerada como a única teoria verdadeiramente sistemática. Nela se encontra uma verdadeira união importante de conceitos e variáveis condutistas e cognitivistas, vemos conceitos da posição evolutiva de Piaget e reconhecimento da importância da aprendizagem social ao estilo de Bandura. A complexa soma dessas situações a constituem com uma teoria eclética.
A abordagem de Gagné é organizada em quatro partes específicas:
1 - Processo de Aprendizagem.- Para Gagné a aprendizagem é a mudança de uma capacidade ou habilidade humana que persiste por algum tempo e não pode ser explicada através do processo de maturação. Esse tipo de mudança acontece na conduta inferindo-se de que o resultado só é alcançado através de aprendizagem, as atitudes, o interesse, o valor e também na mudança de comportamentos.
Os Processos de aprendizagem segundo Gagné se expressam no modelo de processamentos de informações. Este modelo explica o que acontece internamente dentro do processo de aprendizagem.
- Habilidades Intelectuais constituem “o saber como” da informação, pois proporcionam ao individuo um sistema de símbolos para utilizar a informação de que dispõe em relação com a realidade sobre o que atua. Diferencia uns objetos dos outros, elabora conceitos e os relacionam entre si de maneira simples ou complexa.
- Estratégias Cognitivas que permitem controlar atenção, memória, aprendizagem, pensamento e potencializar o desenvolvimento de habilidades intelectuais.
- Informação Verbal é o meio que dispõe o individuo para utilizar a informação, partindo dos termos com que designa os objetos e fatos, dos conceitos que elabora e das relações que estabelece com eles.
- Habilidades Motoras são as condições internas que permitem o individuo realizar ações que implicam movimento corporal, que com a pratica adequada de respostas, melhora progressivamente a habilidade.
- Atitudes são disposições do individuo para atuar de uma determinada forma, relacionada com as experiências previas do próprio individuo ou de outras situações conhecidas que atuam como modelo.
Processos de Aprendizagem -para citar o processo de ensino adequado a cada tipo de aprendizagem, mediante tarefas especificas Gagné recorreu a princípios psicológicos que chamou de objetivos de ensino. Estes princípios são:
- o reforço, a contigüidade e a pratica dos condutistas;
- o modelamento da teoria da aprendizagem observacional de Bandura;
- a percepção seletiva, memória curto e longo prazo, codificação, armazenamento e recuperação do processamento da informação.
Para Gagné o ensino se entende como uma programação de sucessos externos usados para estimular seus processos internos de aprendizagem. Estebelece-se, uma relação direta entre as tarefas de ensino e os tipos de aprendizagem implicados com elas. Pode-se formular os objetivos que conectem os resultados esperados com as aprendizagens implicadas e a descrição de situações educativas.
Os processo que intervêm no ato de aprender são como uma seqüência de fases sucessivas, onde se percebe a influência direta das teorias de processamento da informação. Com todos esses elementos, a teoria de Gagné reúne as fazes do processo interno de aprendizagem com a descrição de situações em que se utilizam fatores externos para influir no desenvolvimento completo e adequado de toda a seqüência.A serie típica que acompanha um ato de aprendizagem pode, segundo Gagné (Moreira, 1985 – p.23),ser analisada através de oito fases,a cada uma das quais ele dá um nome e identifica o processo envolvido na mesma.
Através de receptores (órgãos dos sentidos) a informação é passada para o registro sensorial, onde a percepção de objetos e eventos são codificados. Então a informação vai para a memória de curto alcance onde é codificado novamente desta vez conceitualmente.
Se um estímulo adequado, a informação é internamente repetida várias vezes, o que vai ajudar a passar a memória de longo alcance, aqui é possível que a informação se refere a uma já existente, neste caso, pode ser imediatamente codificada. Assim que a informação foi gravada pode ser retirada ou recuperadas por meio de um estímulo externo e as respostas serão geradoras, que serve para transformar a informação em ação, então a informação passa pelo emissores ao ambiente.
Controle executivo e as expectativas são ambos elementos de motivação intrínseca e extrínseca para preparar ou incentivar a pessoa a ser capaz de codificar e decodificar as informações. Estes elementos constituem as organizações internas de aprendizagem que transformará em fases ou etapas no ato de aprendizagem: motivação, apreensão, aquisição, recuperação, retenção, comentários generalização e desempenho.
O ato total de aprendizagem deve passar por estas oito etapas, isto pode acontecer em poucos segundos ou vários meses, dependendo do individuo.
Comentários
Postar um comentário
Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?