PSICOPEDAGOGIA: E.O.C.M.E.A


ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM- (E.O.C.M.E.A)

A E.O.C.M.E.A - foi fundamentada no modelo da E.O.C.A (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem) e que prevê uma aproximação ao objeto de estudo de maneira a perceber o que o grupo sabe. Este saber é relativo à operatividade em e do grupo. Portanto, o importante é observar a conduta desse grupo, a articulação que ocorre dentro do mesmo e seus significados. Diferentemente da E.O.C.A, que é tradicionalmente aplicada por um profissional na clínica, na Instituição, dado o número de pessoas envolvida no grupo, são necessário três profissionais para a aplicação da E.O.C.M.E.A, formando assim, uma equipe de coordenação em que não há uma hierarquia e sim, uma operatividade. Cada integrante da equipe ocupará um papel previamente definido em que cada um terá uma função especifica. Portanto, um profissional assumirá a o papel de coordenador e função de apresentar ao grupo pesquisa a consigna e fazer as intervenções necessárias para facilitar a entrada do grupo na tarefa, um de observador da temática com a função de observar e registrar tudo aquilo que é verbalizado pelo grupo e outro de observador da dinâmica tudo aquilo que for ação do grupo.
Todas as informações observadas durante a E.O.C.M.E.A serão analisadas pela equipe de coordenação juntamente com o produto do trabalho do grupo e então, com os resultados da análise, levanta-se o 1° Sistema de Hipóteses, para selecionar os instrumentos de pesquisa que darão continuidade ao processo diagnóstico.


CONSIGNA

"Bom Tarde! Eu sou (apresentar a equipe) e, estamos aqui como a (professora. Orientadora, Vice-diretora, Gestor(a),etc. Aqui coloca-se com quem a equipe vai falar) deve ter comentado, para conhecermos vocês, o que vocês sabem e o que vocês já aprenderam.
Para isso, trouxemos os materiais que estão sobre a mesa para a confecção de uma atividade (dizer qual) para o qual cada aluno contribuirá fazendo e participando desse trabalho. Vocês terão até as (dizer o tempo) para fazer esta tarefa e agora são --------- h ----------min ".

Comentários

  1. Estou fazendo pós em psicopedagogia e esse site tem me orientado muito. Parabéns!!
    Luciana Martins- Taguatinga-DF

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?

Postagens mais visitadas