Deixando de lado o alimento do corpo, vamos falar do alimento da alma: a Fé.
Um bom exemplo é falar da Quaresma.
Comecemos pela Cor Litúrgica - o ROXO, que significa penitência e conversão.
A Quaresma (40 dias) começa na quarta-feira de cinzas (no Brasil, logo após o carnaval) e termina antes da Missa da Santa Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa, também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia ou Missa do Lava Pés, inicia-se o Tríduo Pascal  que é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa - este último dia já não faz parte do Tríduo Pascal.
No período da Quaresma, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual, ou seja, preparar para aproximar de DEUS visando o crescimento espiritual. Assim, os fiéis são convidados a fazer uma comparação entre sua vida e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.
Portanto, os últimos quatro dias da Quaresma são:

Na Quinta-feira Santa - é consagrada à comemoração da instituição do Santíssimo Sacramento e do Sacerdócio Católico. As principais cerimônias  desse dia são:

  1. ·         Em cada igreja paroquial e conventual celebra-se uma só missa, na qual os outros sacerdotes recebem, de forma particular, a ceia do Senhor, em que Jesus fez pela primeira vez a consagração e os apóstolos comungaram de sua mão;
  2. ·         A Igreja parece esquecer sua dor por um instante para festejar o grande mistério da Eucaristia. Os paramentos sacerdotais e o véu da cruz do altar-mor são de cor branca; ouve-se o cântico "Glória", durante o qual repicam solenemente todos os sinos, emudecendo depois até ao Sábado de Aleluia;
  3. ·         O padre consagra duas hóstias grandes, uma das quais conserva para o ofício da Sexta-Feira Santa porque naquele dia, em que Jesus ofereceu o sacrifício cruento no Monte Calvário, não há consagração nas santas funções;
  4. ·         Terminada a missa, leva-se solenemente para outro altar, festivamente preparado e chamado Santo Sepulcro, a segunda hóstia grande que acaba de ser consagrada e que há de servir no dia seguinte, para a missa dos pré-santificados;
  5. ·         Depois da cerimônia precedente, retiram-se do altar-mor o Santíssimo, adornos, panos, etc., enquanto o sacerdote, com os ministros, reza o Salmo 21, no qual Davi profetizou a Paixão do Salvador com as circunstâncias de sua morte no Calvário. - Os bispos consagram nas catedrais, durante a Missa, os Santos Óleos que devem servir para a administração do Batismo e da Extrema-unção, e em seguida o Santo Crisma, usado no Batismo, na Confirmação e na Ordem;
  6. ·         Em memória da humildade de Jesus, que neste dia lavou os pés dos Apóstolos, o bispo em sua catedral, os superiores em suas igrejas de convento, lavam os pés de doze pobres (ou ministros), beijam-nos com respeito, enxugam-nos com as próprias mãos, compenetrados dos mesmos sentimentos de humildade e caridade  que tinha o Salvador. (É a cerimônia de "Lava-pés");
  7. ·         Durante todo esse dia, as irmandades e os fiéis em geral fazem a Adoração do Santíssimo Sacramento, conhecido como a vigília – guarda de honra, a Jesus Sacramentado.


Na Sexta-feira Santa - As cerimônias desse dia são todas lúgubres e tristes, porque visam representar Jesus Cristo. 

O celebrante e os ministros aproximam-se do altar. Chegados lá, prostram-se, estendidos no chão; depois erguem-se e procede-se à leitura de uma lição da Sagrada Escritura e da Paixão. Seguem as orações solenes que a Igreja faz por todo o mundo, mesmo por seus maiores inimigos, para imitar Nosso Senhor, que morreu pela humanidade.

    Casula

Ao concluí-las o celebrante, despindo a casula, dirige-se ao lado da epístola e descobre sucessivamente os braços e a cabeça da cruz; coloca-a no degrau do altar e, de pés descalços, prostra-se três vezes, adorando Jesus Cristo representado sobre a cruz. Finda esta cerimônia, traz-se ao altar, em procissão solene, a Hóstia Consagrada, que desde a véspera achava-se no Santo Sepulcro. Chegado o préstito ao altar, o sacerdote a levanta, para ser adorada, e comunga.






    No Sábado de Aleluia. Este dia é consagrado especialmente a honrar a sepultura de Jesus Cristo.

    As principais cerimônias são:
    1. Bênção do fogo novo, que se tira de um sílex, e com o qual se acende um círio de três bicos, outras velas e a lâmpada do santuário.
    2. Bênção do Círio Pascal;
    3. Leitura das profecias;
    4. Bênção da Água Batismal;
    5. Ladainha de todos os santos;
    6. Missa solene com glória, durante a qual se tocam os sinos e se cantam as aleluias.
    Ao meio dia acaba-se o tempo de Jejum, portanto, fim do tempo quaresmal.

    No Domingo - Festa da Páscoa. Relembra-se a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo as Escrituras, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, provando assim sua divindade e a verdade da doutrina que ensinou.


    Aproveitemos o tempo que nos é concedido viver neste planeta, para que possamos cumprir todos os preceitos do Senhor. Com muito empenho, especialmente nestes tempos difíceis, fujamos das más  inclinações e peçamos a DEUS forças para podermos proporcionar frutos da mais digna penitência e sincera conversão.












    Comentários

    Postagens mais visitadas