PSICOPEDAGOGIA - DEFINIÇÃO


A psicopedagogia é o ramo da psicologia que é encarregada dos fenômenos de ordem psicológica para chegar a uma formulação mais adequada dos métodos de didáticos  e pedagógicos.  Encarrega-se dos fundamentos do sujeito e objeto do conhecimento e suas inter-relação com a linguagem e a influencia sócio-histórica  dentro do contexto dos processos cotidianos da aprendizagem.
Em outras palavras, é a ciência  que permite estudar a pessoa e o ambiente em diferentes estágios da aprendizagem que engloba sua vida.
Através de seus métodos, estudando o problema presente prevendo o potencial cognitivo, emocional e social para um melhor desenvolvimento nas atividades que desempenha a pessoa.
A psicopedagogia se desenvolve como disciplina cientifica a partir  da segunda metade do século XX, com um enfoque interdisciplinar e combinando conhecimento de educação e saúde mental.
Supõe-se que o profissional psicopedagogo deve lidar com bases epistemológicas do saber psicopedagógico, com suas noções básicas e eixos conceituais, também deve conhecer as ciências auxiliares que contextualizam seu desempenho profissional e todas as aplicações que  estes transportam para o pensamento e o desenvolvimento humano.
Os psicopedagogos se encarregam de estudar, prevenir e corrigir as dificuldades que podem apresentar um individuo no processo de aprendizagem, mesmo quando o sujeito possui um QI dentro da normalidade, mas com dificuldades de aprendizagem.  Assim, a psicopedagogia estuda o fenômeno de adaptação que envolve o desenvolvimento evolutivo da mente, com o processo de ensino-aprendizagem,

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