PSICOPEDAGOGIA - DEFINIÇÃO
A psicopedagogia é o ramo da psicologia que é
encarregada dos fenômenos de ordem psicológica para chegar a uma formulação
mais adequada dos métodos de didáticos e
pedagógicos. Encarrega-se dos
fundamentos do sujeito e objeto do conhecimento e suas inter-relação com a
linguagem e a influencia sócio-histórica dentro do contexto dos processos
cotidianos da aprendizagem.
Em outras palavras, é a ciência
que permite estudar a pessoa e o
ambiente em diferentes estágios da aprendizagem que engloba sua vida.
Através de seus métodos,
estudando o problema presente prevendo o potencial cognitivo, emocional e
social para um melhor desenvolvimento nas atividades que desempenha a pessoa.
A psicopedagogia se desenvolve
como disciplina cientifica a partir da
segunda metade do século XX, com um enfoque interdisciplinar e combinando
conhecimento de educação e saúde mental.
Supõe-se que o profissional psicopedagogo
deve lidar com bases epistemológicas do saber psicopedagógico, com suas noções básicas
e eixos conceituais, também deve conhecer as ciências auxiliares que contextualizam
seu desempenho profissional e todas as aplicações que estes transportam para o pensamento e o desenvolvimento
humano.
Os psicopedagogos se
encarregam de estudar, prevenir e corrigir as dificuldades que podem apresentar
um individuo no processo de aprendizagem, mesmo quando o sujeito possui um QI
dentro da normalidade, mas com dificuldades de aprendizagem. Assim, a psicopedagogia estuda o fenômeno de adaptação
que envolve o desenvolvimento evolutivo da mente, com o processo de
ensino-aprendizagem,
Comentários
Postar um comentário
Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?