O que é Dispraxia

Refere-se à falta de organização do movimento. Como na apraxia, a criança pode ser de inteligência normal e não tem lesão cerebral. Distúrbios diferentes podem intervir, destacando a distúrbios visuais e motores ou transtornos afetivos ou de comportamento.
A criança dispráxica - apresenta quase sempre problemas da aprendizagem. Na criança dispráxica, as relações entre motricidade e a organização psicológica não se verificam harmoniosa e sistematicamente, consubstanciando o papel da motricidade na preparação do terreno às funções do pensamento e da cognitividade.
A aprendizagem envolve fundamentalmente a necessidade de uma grande integração sensorial, integração essa elevada ao nível do sistema nervoso central onde é organizada, armazenada e depois elaborada, para originar as respostas e as reações motoras. Por conseguinte, a função de aprendizagem envolve a integração sensorial, o armazenamento e a integração polissensorial em estruturas cada vez mais complexas, depois, a planificação motora para originar a resposta adequada, o comportamento motor econômico e melódico que traduz exatamente o movimento integrado, o movimento belo e harmonioso que reflete essa integração dos sentidos (informações) e que não sendo organizados no cérebro. Cérebro esse que é o órgão da motricidade, e o órgão que integra a motricidade, que elabora e reintegra os seus efeitos (feedback). Portanto, o cérebro e a motricidade estão em constante integração é fundamentalmente processada através de um constante diágolo entre o centro e a periferia, existindo entre eles um continente que é, de fato, o corpo, corpo esse que tem de ser organizado.
A função práxica, que é uma função específica da nossa espécie, tema ver com a capacidade de programar o movimento como produto final, tendo atrás de si imensos processos internos de elaboração.
A praxia envolve, portanto, um plano e uma execução é uma função motora, ou seja, a expressão da riqueza dessa organização. A evolução da aprendizagem é algo muito estruturado, é uma combinação de estruturas neurológicas que vão-se organizando de forma cada vez mais complexas, de uma forma hierárquica e vertical ascendente.
É fácil compreender que a elaboração das praxias engloba uma complexa rede de operações nervosas centrais: mecanismos de interação recíproca: com- contração e co- inibição de agonistas e antagonistas: inibição de células motoras, etc., que em si materializam uma recoleção de dados posturais, propioceptivos e exteroceptivos, uma sequencialização de operações e uma programação, isto é, todo um conjunto funcional que preside a um processo psíquico interno de onde decorre e emerge a própria execução da ação. Não é de admirar, portanto, que a maior parte do cérebro esteja envolvida na preparação e na regulação da praxia, daí que a manifestação de uma dispraxia nos exemplifique e ilustre um certo tipo de organização psíquica superior que influencia tanto as funções práxicas como as funções gnósicas.
A praxia traduz uma organização psíquica superior, base de aprendizagem, do trabalho humano e da transformação da própria natureza, isto é, equivale a própria civilização, processo criador esse que envolve uma gênese da competência que a criança terá de realizar no decurso do seu desenvolvimento. De fato, a praxia envolve um diálogo efetivo entre as estruturas aferentes e eferentes, entre o cérebro e o corpo. O cérebro diz ao corpo o que fazer, mas as sensações vindas do corpo permitem ao cérebro fazer o que disse.


Detecção
As crianças Dispráxicas são incapazes de organizar um movimento em relação com seu próprio corpo, da mesma maneira que não podem adaptar seus movimentos a um objeto exterior.Esta impotência é devido a mal conhecimento do próprio corpo, do espaço interior e exterior. Na escola, o campo de dificuldade irá aparecer na sua má localização e o uso do seu local de trabalho e seus materiais (mau uso do caderno, lápis, borracha, quadro branco, etc.), nas aulas de educação física e jogos de pátio ou de quadra. O diagnóstico ocorre dentro do campo neurológico e motor.
Tratamento
O trabalho de reeducação é especificamente psicomotor, com a finalidade de reorganizar o esquema corporal e melhorar a utilização espacial.
Dentro do âmbito escolar pode-se utilizar materiais de recuperação para apraxia.



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