MITOS E VERDADES: COLESTEROL BOM E RUIM

O colesterol é assunto nas principais consultórios médicos, mas você sabe quais as diferenças entre o chamado colesterol bom e ruim? E o que o bom colesterol pode fazer pelo seu coração?
Um amplo estudo internacional, o INTERHEART, feito com 30 mil pessoas em 52 países, confirmou que o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares é o elevado nível de LDL, o colesterol mais envolvido na formação das placas de gordura que levam à obstrução das artérias.
Muito bem, vamos lá: O que é mesmo colesterol? É uma doença? Bem, O colesterol é um tipo de gordura que o corpo necessita para crescimento e regeneração das células. Ele é responsável pela produção de hormônios sexuais, cortisona e vitamina D. Além disso, o colesterol é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão. O colesterol circula por todo o corpo e não é solúvel no sangue. Ele utiliza uma proteína — a lipoproteína — para ser transportado através da corrente sanguínea. Trocando em miúdos, o colesterol nada mais é do que gordura saturada circulando pelo nosso corpo, e é essa gordura em excesso, não metabolizada que faz comoa taxa de colesterol no sangue aumente consideravelmente.
A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida através da dieta. Portanto, ao contrário do que se pensava, o nível de colesterol no sangue não se eleva quando se aumenta a quantidade de colesterol na dieta. O colesterol é encontrado com mais frequência nos tecidos que têm capacidade de sintetizar, como: fígado, medula espinhal, cérebro e artérias.
Assim, o colesterol por si só não é uma doença, porém, pode causar doenças principalmente no coração, como a arteriosclerose, que é o endurecimento e espessamento da parede das artérias que levam o sangue até o coração.
O colesterol total, que vemos descrito no resultado de exame de sangue, é dividido em três partes: o HDL, o LDL e o VLDL. O primeiro é o colesterol bom (o mocinho= HDL) e os dois últimos é a dupla do mal (os bandidos =LDL e VLDL).

Decifrando as siglas temos:

Como já disse, o HDL (High-density lipoprotein) é o "bom" colesterol. Então, quando existem altas concentrações dele no sangue, há menor risco de ataques cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol das células do corpo para o fígado. Então, esse colesterol é reutilizado, transformando-se em ácidos biliares. 
O nível recomendado de Colesterol no sangue segundo AMERICAN HEART ASSOCIATION são as seguintes - Nos resultados de exames vem sempre assim:



1) Colesterol Total:


- Ideal abaixo de 200 mg/dl


- Aceitável entre 200 a 240 mg/dl.


- Alta acima de 240 mg/dl


2) LDL - colesterol:


- Ideal abaixo de 130 mg/dl (p/ pessoas sem doença no coração prévia) EX. cirurgia do coração.


- Ideal abaixo de 110 mg/dl ( para paciente já com ponte de safena.


- Aceitável entre 130 e 160 mg/dl.


- Alta acima de 160 mg/dl

3) HDL - colesterol:


- Ideal acima de 35 mg/dl


- Não aceitável menor do que 35 mg/dl.


Existe diferença do nível de Colesterol para Crianças e Adolescentes até 19 anos? Sim existe, o nível recomendado pela American Heart Association para crianças e adolescentes são:
 1) Colesterol Total:


- Ideal menor de 170 mg/dl


- Aceitável entre 110 e 199 mg/dl


- Alta acima de200 mg/dl




2) LDL- colesterol:


- Ideal menor do que 110 mg/dl


- Aceitável entre 110 a 129 mg/dl


- Alta acima de 130 mg/dl




O LDL (Low-density lipoprotein) é o colesterol "ruim". Ao contrário do HDL, as altas concentrações dele no sangue estão associadas a um maior risco de doenças do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias para iniciar a condição conhecida como arteriosclerose.

Colesterol LDL Classificação

Menor que 100 Ideal

130-159 Um pouco elevado

Maior que 190 Muito Alto



VLDL (Very low-density lipoprotein) – O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol. O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos. O HDL faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.



Elevadas concentrações de VLDL e o LDL estão associados à deposição de gordura na parede dos vasos, levando a formação de placas. Triglicerídeos são uma forma de gordura que circula na corrente sanguínea e é armazenada no tecido adiposo do corpo. O nível alto de triglicerídeos está associado a um aumento no risco de doenças do coração, especialmente quando está associado a colesterol alto e outros fatores de risco.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é só uma dieta com excesso de gordura que causa um aumento no nível de triglicerídeos. O excesso de carboidratos (especialmente açúcares) e calorias em geral faz a concentração de triglicerídeos no corpo aumentarem.Um nível elevado de triglicerídeos pode ser consequência de outras desordens, como diabetes não controlada, por exemplo. O nível de triglicerídeos, assim como o nível de colesterol, pode ser detectado em um exame de sangue. Este deve ser feito em jejum.
Além de aumentar os riscos de doenças do coração, níveis muito altos de triglicerídeos podem causar pancreatite e hepatoesplenomegalia (aumento de fígado e baço) e depósitos de gordura na pele chamados xantomas. Já o aumento do colesterol é chamado de dislipidemia.



Mas de onde vem o colesterol?

O colesterol entra no corpo humano de maneira natural, parte dele se encontra na bile, formando os ácidos biliares e a outra parte, da alimentação com gordura animal, como carnes e derivados do leite. Lembra-se do ditado - “o que não mata, engorda,”, pois é parte dessa gordura animal é proveniente da nossa alimentação, e é absorvida pelo intestino e o restante é eliminado. Os óleos vegetais como canola, milho, girassol, azeite de oliva, soja etc. são chamados de gorduras insaturadas. O colesterol bom (HDL) vem desses óleos vegetais, principalmente o azeite de oliva e também são encontrados em peixes, amêndoas e o vinho tinto – que tem em sua composição flavonoides que são muito eficientes em impedir que a gordura se acumule no sangue. E para quem prefere uma opção não alcoólica, o suco de uva integral tem o mesmo efeito.

O colesterol bom - HDL é composto de partículas grandes, ao contrairo do colesterol ruim –LDL, que tem densidade baixa. Como é maior que o LDL, o HDL age com se fosse o “gari”, coletando boa parte dessa gordura ruim acumulada, limpando o sangue, e sendo processado pelo fígado. Por isso é fundamental aumentar o índice de HDL no organismo.

Vale lembrar que não é o colesterol que nos faz mal, mas sim o seu excesso. Quando o nível de colesterol no sangue ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Essas placas podem, como já disse, pouco a pouco, entupir as artérias, levando a complicações cardiovasculares.

Ter uma dieta rígida não te fará reduzir o colesterol ruim. O radicalismo de algumas dietas acaba sendo prejudicial à saúde por dois motivos: primeiro porque você não consegue manter algo tão rigoroso por muito tempo e, também porque quando se faz esse tipo de dietas, o “proibido é tentador. É sempre o mais gostoso”, e o segundo, e mais importante é a reeducação alimentar. Difícil... Depende muito do “EU POSSO, EU QUERO, EU NECESSITO”, afinal, viver é preciso. A reeducação na verdade, consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo. O que você precisa entende é como equilibrar a sua dieta. É possível comer de tudo, carnes vermelhas, costelas de boi ...delicia, pode ser ingeridas em quantidades pequenas, sorvetes, tortas, e outras “cositas mas”, desde que com moderação, e é ai que a sua dieta precisa ser equilibrada.

Lembre-se tudo que é em excesso acaba não fazendo tão bem, ele pode não fazer mal para o seu coração, mas certamente lhe ajudará a ganhar alguns quilos extras, que depois, amigo, amiga, você terá que se esforçar muiiiiiiito para perdê-los.



 

Comentários

Postagens mais visitadas