MEU BAIRRO CRISTO REI - Obras da nova trincheira começam nesta semana

Começam nesta semana as obras da trincheira da rua Agamenon Magalhães na Linha Verde Norte. “A construção da trincheira da Agamenon Magalhães e, futuramente, da Roberto Cichon, vai criar um binário interligando o Cristo Rei e Tarumã, melhorando a rede viária da região”, diz o prefeito Luciano Ducci.







Para o início dos trabalhos, as equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba estão montando no local uma máquina bate-estaca especial, com mais de 20 metros de altura, para colocar os pilares da nova trincheira, e preparando as ferragens dos pilares da obra.
Nesta etapa a Linha Verde Norte passa por seis bairros: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. As obras estão orçadas em R$ 52 milhões com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).







Pilares - O trabalho da nova trincheira está sendo executando por enquanto no lado da rua Agamenon Magalhães, no Tarumã. As equipes estão fazendo a escavação do terreno e preparando o solo para a colocação dos pilares da trincheira, que passará por baixo da BR-476. Futuramente, será preciso desviar o trânsito da rodovia, para que as equipes trabalhem nas paredes e lajes da trincheira.



Para fazer o desvio está sendo construída uma pista marginal à rodovia. Também está em obras a nova rede de drenagem no canteiro central, onde estará a canaleta exclusiva para os ônibus biarticulados.






Além da colocação das estacas, as equipes estão implantando tubulações com 2 metros de diâmetro, nas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon. A obra vai evitar alagamentos no novo binário, que vai interligar o Jardim Botânico, Cristo Rei e Tarumã, dando acesso direto a avenida Victor Ferreira do Amaral, na altura do Detran.








Rodovia urbanizada - A Linha Verde Norte contará com obras de drenagem, canaletas exclusivas para os ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.



Nos moldes do que foi feito na região Sul da cidade, a Linha Verde em seu eixo norte terá 12 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.
O viaduto da Avenida Afonso Camargo será duplicado e ganhará um mini-terminal de ônibus, interligando a linha Leste-Oeste com o novo trecho de ônibus entre o Atuba e o Pinheirinho. Sobre o viaduto haverá uma estação-tubo, que terá uma escada de acesso a uma estação tubo, que será construída na em baixo do viaduto, na Afonso Camargo.


Fonte: Pref. Mun. Curitiba PR

Comentários

Postagens mais visitadas