Brasil, país do futebol Cidade-Sede Curitiba

As obras para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil  em 2014 estão atrassadas em cidades com Rio de Janeiro e São Paulo, mas  em Curitiba, a Cidade do Brasil que mais prima pelo planejamento urbano e que tem boa estrutura de transportes e acessibilidade garantida a seus moradores e visitantes, facilitando percorrer em um dia suas principais atrações, como o parque da Pedreira Paulo Leminski e a Ópera do Arame.
Apesar de seu crescimento vertiginoso, a cidade ainda consegue manter-se relativamente calma, graças ao sistema de transporte coletivo, o Ligeirinho e  agora o Ligeirão e que se tornou modelo para várias cidades do Brasil e do mundo.




Ligeirinho
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                            
 Ligeirão azul vem para oxigenar sistema

 O novo serviço tem tecnologia avançada e promete compensar morosidade de duas das principais linhas de Curitiba. O Mega BRT, considerado o maior ônibus do mundoCom 28 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e capacidade para 250 passageiros, o ligeirão azul, como foi batizado, vai operar nas linhas Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão. Nove ônibus já estão circulando pela cidade e até junho, serão 24 exemplares, 10 no Boqueirão e 14 na Linha Verde. Além de maior, os novos biarticulados oferecem uma viagem mais rápida. No sistema ligeirão, o ônibus faz menor número de paradas (nos terminais e em alguns pontos selecionados) e conta com tecnologia que permite a abertura dos semáforos, o que lhe garante prioridade no cruzamento. A cor azul foi escolhida justamente para diferenciá-lo do veículo vermelho que continuará fazendo a mesma linha parando nos antigos tubos.

Voltando a Copa de 2014... com obras atrassadas e a preocupação por um vexame anuniciado, o Governo do Paraná e de outros estados  tiveram que revisar projetos para adequar as exigencias da FIFA, o que provocou atrasos nas licitações das principais obras da cidade.
Aqui em Curitiba podemos ver enfim, as obras de infraestrutaras espalhadas pela cidade.






O cronograma de obras para a Copa do Mundo está sendo cumprido por Curitiba e pelo Paraná. Obras de desvio na avenida Comendador Franco (Av. das Torres) para concluir as obras da trincheira do binário Chile/Guabirotuba.


Obras na Av. Marechal Floriano próximo a passarela da Vila Hauer.


 Obras de recuperação do asfalto da avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo.
Obras na rua Julio Perneta, trecho entre as ruas Roberto Barrozo e Mamoré.

Obras de construção das novas calçadas na rua Ubaldino do Amaral, que faz parte do Anel Viário.

Obras de concretagem da nova trincheira na avenida Comendador Franco (avenida das Torres), que faz parte do binário Chile/Guabirotuba.

Novas calçadas na avenida Marechal Floriano, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo.


E quanto ao  Estádio da Arena da Baixada  que pertence do Club Atlético Paranaense... Bem esse são outros quinhentos...

Comentários

Postagens mais visitadas