Sumidouro - RJ


Histórico

O "Dicionário geográfico-histórico do Império do Brasil", de Millet de Saint-Adolphe, registra a construção de uma capela nas margens do Rio Paquequer. O capitão Manoel Silvestre da Silveira e José dos Santos foram os principais doadores da terra para edificação, e o primeiro cura o padre Paulo Manoel Dias de Colaço Freitas.

A povoação foi elevada à categoria de freguesia em 1843, e a de Vila em 1890, sob a denominação de Sumidouro, em conseqüência de curioso acidente geográfico verificado em suas terras, com o Rio Paquequer desaparecendo sob Lajes de Pedra por uma extensão de 300 metros.

O Município veio a ser suprimido em maio de 1892 e restabelecido em novembro do mesmo ano, sendo a sua sede elevada à categoria de cidade em 27 de dezembro de 1929.

Gentílico: sumidourense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação Nossa Senhora da Conceição de Paquequer, por lei provincial nº 294, de 31-05-1843, no município de Nova Friburgo. Pelo decreto provincial nº 2577, de 13-10-1881, a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Paquequer, do município de Nova Friburgo para o de Carmo.

Elevada à categoria de vila com a denominação de Sumidouro, pelo decreto estadual nº 90, de 10-06-1890, desmembrado de Carmo. Sede na povoação de Nossa Senhora da Conceição do Paquequer. Constituído do distrito Sede. Instalado em 20-07-1890.

Pelo decreto decreto estadual nº 1, de 08-05-1892, a vila é extinta, sendo seu território anexado aos municípios de Carmo, Duas Barras e Sapucaia.

Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Sumidouro, pela lei estadual nº 23, de 05-11-1892, com território desmembrado dos municípios de Carmo, Duas Barras e Sapucaia. Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Sumidouro, por força da lei nº 2335, de 27-12-1929.

Em divisão territorial datada de 1-Vll-1960, município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Nossa Senhora da Conceição de Paquequer para Sumidouro alterado, pelo decreto estadual nº 90, de 10-06-1890.


TURISMO

Cascata Conde d'Eu



Em Sumidouro localiza-se a Cascata Conde d'Eu, próxima a Dona Mariana, considerada a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro, com 127 metros de queda.

Como atração turística, entre Dona Mariana e o povoado de Murinelli, conta com trilha que percorre um extinto ramal da Estrada de Ferro Leopoldina, hoje sem os trilhos, passando por três túneis. Neste ponto, é possível observar a cachoeira e uma fazenda dos tempos do café. Tal ramal ligava Nova Friburgo a Porto Novo, atual Além Paraíba.
Destacam-se como atrações turísticas, entre outras, os vários acidentes geográficos como as Duas Irmãs, que impressionam pela beleza natural em que duas pedras gigantescas se apoiam uma na outra, formando um portal de entrada a um bairro da periferia da cidade de Sumidouro, denominado Chácara do Carapina.
O leito do Rio Paquequer é também um notável ponto de interesse turístico em virtude da sua beleza natural, sem citar o hoje extinto "Sumidouro das Águas", que deu origem ao nome da cidade, onde o rio literalmente desaparecia por entre as pedras do seu leito só retornando à superfície quilometros adiante formando um belo e curioso acidente geográfico que, atualmente, encontra-se submerso.
Atualmente, o município é foco de pesquisas sociológicas que trabalham com a história oral dos moradores e estudos ambientais que visam analisar a degradação das nascentes de rios.







Fonte: IBGE



Comentários

Postagens mais visitadas