CURITIBA - ORIGEM E HISTÓRIA
Catedral de Nossa Senhora da Luz Curitiba-PR
O ano era 1649. O General Eleodoro Ébano Pereira comanda Uma Expedição Rios n subir os, uma Passar Serra do Mar e alcançar o Planalto. Tem o Objetivo de abençoar ouro e índios e isso n recruta habitantes da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, Primeiro núcleo urbano do Paraná Destinado à Exploração do Ouro. Os índios Tupi-Guarani, Jê e Tingui Que habitavam Já a Região do Planalto nd denominavam-Core-Etuba, Cujo era Significado "ou" Pinhal "muito pinhão".
A princípio NAS se estabeleceram Margens do rio Atuba, Na Localidade Chamada Vilinha E, em seguida, mudaram uma povoação Para onde Hoje conhecemos o centro da Cidade, a Praça Tiradentes, e ali cresceria uma Vila Nossa Senhora Da Luz dos Pinhais.
Praça Tiradentes - Marco Zero de Curitiba
Praça Tiradentes - A Mais Antiga Cidade da praça, com 9.026 m2, era conhecida Como Largo da Matriz, Por abrigar uma capela em torno da Pequena qua se desenvolveu uma Vila Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. No mesmo local da Antiga capela ESTÁ Hoje uma Catedral Metropolitana de Curitiba. Em 1880, da visita do Imperador QUANDO AO Paraná, o Largo da Matriz Mudou Seu Nome parágrafo em Largo Dom Pedro II e 1889 Passou a Denominar-se Praça Tiradentes. Abriga bustos de Personagens Importantes da História do Brasil Como Getúlio Vargas, Marechal Floriano Peixoto e Tiradentes, ESTA ÚLTIMA de João Turim. Além destes, também o Marco Zero da Cidade, de Onde São encontradas Todas Medidas e como distancias, assinaladas como Direções de Santa Catarina, "Iguassu", São Paulo e Paranaguá, uma Referência de Nível de Curitiba; Monolito EO Que o local do registo Pelourinho Levantado Por Gabriel de Lara, com uma Cruz de Malta, Que o Poder representante legalmente constituido do Governo português, a Justiça eA caracterização das vilas. No início de 1994 Foi reformada com o Objetivo de alterar o Tráfego do anel central, Além de SERVIR Como terminal de ALGUMAS Linhas de Ônibus Urbanos, Além de SERVIR Como Ponto de partida da Linha Turismo (Jardineira).
História
Todas Quase Como brasileiras como cidades, Curitiba TeVe Como Primeiros habitantes os índios das Nações Tupi, Guarani e Jê, Que tiveram SUAS culturas transfiguradas com um dos garimpeiros Chegada Por volta de 1649, em busca de ouro e Riquezas da Região. Surgiram arraiais OS Primeiros e Conta à lenda Que Uma capela erguida Foi sem Lugar indicado por Nossa Senhora da Luz. Assim nascia em 29 de março de 1693 uma Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Nesta época o cacique da tribo Tingui Tindiqüera pronunciou Pela Primeira Vez o Nome da Cidade de Curitiba - "Coré-Tuba", Que significa Muito pinhão.
Curitiba, conhecida como "Cidade Sorriso", Foi tropeira Nos anos 1700, QUANDO OS Condutores de gados implantaram hábitos, Caminhos abriram, criaram e estimularam o Comércio.
Em 1842 uma vila ascendeu à categoria de Cidade, com o nomo definitivo de Curitiba, e em 1854 Passou a Ser a capital do Estado do Paraná.
A partir do Século XIX Passou um Ser EUROPEIA Pouco um, com a imigrações em massa Que mudaram o aspecto da Cidade português. Os Alemães chegaram em 1833, seguidos Por poloneses, italianos, ucranianos e Orientais No final do século, o Que resultou NUMA Alegre Mistura que "fez uma América" em Curitiba.
A Vinda coincidindo com Destes Imigrantes contribuiu par Uma Diversificação de Interesses da População tradicional, a Criação EO Início da Aplicação da Tecnologia nd agricultura, com uma Criação de Ferrovias e Rodovias, e com Também o Surgimento de Uma mentalidade sindical e cooperativista, exemplificada Pelas Associações Na época instituídas e SUAS "Caixas de socorro". Olhar Também na Arquitetura Houve uma Mudança radical: Pelas Ruas basta andar e como Igrejas de Cúpulas bizantinas, como casas com lambrequins e Outras Construções Que São Uma Influência da Imigração.
Através de Três Grandes Planos urbanos, Taulois com pós-Província, dos anos 40 com Agache e Seret / IPPUC de 1965/1970, Curitiba promoveu Quatro Grandes transformações: urbana, cultural, ambiental e econômica. Neste processo, organizou viário Estrutura SUA, disciplinou um Ocupação do solo, hum montou Sistema Eficiente de Transporte Coletivo, hum grande implantou Programa de Proteção AO MEIO AMBIENTE E atingiu Níveis invejáveis de qualidade de vida.
Curitiba DEVE Seu Nome à prodigiosa QUANTIDADE de araucárias (pinheiro do Paraná) em Que crescem Arredores SEUS. Em Língua indígena tupi-guarani "curii-tyba" Significa Muito pinhão OU Muito Pinheiro. A Cidade Foi Fundada em 29 de março de 1693. A Maior parte de SUA População de 1,5 Milhão de habitantes descende de Imigrantes Italianos, poloneses, Alemães, ucranianos, japoneses, libaneses e Sirios.
Atualidade
Vista panorâmica
Linha Turismo - Foram substituídos Os Ônibus Jardineira da Antiga, linha turística de Curitiba, Por Dois Andares Ônibus com, Onde o piso superior FICA AO ar livre, proporcionando Uma Vista panorâmica do trajeto e dos 25 pontos de visitação. Os dez double-decker o dobro da Capacidade dos antigos Ônibus. O numero de Bancos Aumenta de 32 n º 66. A Capacidade total sobe de 76 parágrafo 92 Pessoas.
Pça. Generoso Marques - Seu Nome e Uma Homenagem ao paranaense Generoso Marques (1844-1928), 1 º Presidente Provincial Republicano, eleito Pela Assembleia Constituinte do Paraná, em 1981. É Uma praça ladeada de prédios Antigos, do Período do ecletismo, UM DOS com uma Quais Inscrição "Tigre Royal".oje Curitiba e Uma cidade moderna, com Uma Economia baseada nd Existência de Indústrias de Transformação e beneficiamento, comércio, turismo e Prestação de Serviços. É Uma Cidade Desenvolvendo VEM Que Projetos com objetivos de Uma Maior Integração e completa e humanização da MESMA.
No conjunto da praça destaca-se A construção, de 1916, em Estilo art-nouveau, Que abriga o Antigo Paço Municipal.
Nela encontra-se uma Estátua do Barão do Rio Branco, grande brasileiro Que Durante o primeiro período republicano (até 1930) resolveu Quase Todas As questões de limites, fixando como Fronteiras do Brasil.
A Preocupação com o Passado e contada Através da Restauração das Fachadas dos casarões da praça, Como OS Bem da Rua Riachuelo, no centro histórico.
Comentários
Postar um comentário
Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?