HIPERCONVERGÊNCIA DE TI

Foto - blog.enmconexao.com.br
É uma tecnologia relativamente nova e o próximo passo na evolução das arquiteturas de TI onde reúne todas as vantagens da infraestrutura convergente, da virtualização e das tecnologias de armazenamento definido por software. Os servidores, armazenamento, software de virtualização, rede e gerenciamento — tudo em um único módulo de dispositivo integrado altamente disponível.

A hiperconvergência apresenta muitas vantagens como:

a.       Facilidade de implantação – tudo é pré-configurado, pré-instalado, pronto para funcionar em apenas um apertar de botão e projetado para expansão;
b.      Capacidade de expansão é linear – A arquitetura hiperconvergente integra software de grid, que identifica e adiciona automaticamente os novos nós ao cluster, fornecendo recursos adicionais de computação e armazenamento com a adição de cada novo módulo;
c.       Gerenciamento é simples e direto - Em comparação a sistemas que exigem vários componentes independentes, incluindo uma SAN associada a seus próprios switches, a natureza simplificada dos sistemas hiperconvergentes pode ajudar a reduzir despesas de capital e despesas operacionais. Agora, tudo é fornecido em uma caixa compacta, de fácil gerenciamento e manutenção, que ajuda a reunir mais capacidade de computação e armazenamento no espaço valioso de seu datacenter. E o que é ainda melhor, um único fornecedor pode oferecer suporte a todo o sistema — incluindo hardware e software;
d.      Benefícios para os negócios - incluem a redução de custos operacionais e custos de capital iniciais, graças a um menor número de componentes necessários, em comparação com os sistemas convencionais; pouco espaço ocupado; gerenciamento simplificado; bem como recursos de energia e refrigeração eficientes. E o que é ainda melhor, você não precisa de vários especialistas de TI para manter um sistema hiperconvergente funcionando. Na maioria dos casos, um profissional generalista de TI é capaz de colocá-lo on-line e gerenciá-lo diariamente.
e.       Benefícios para a TI - os profissionais de TI não precisam mais gerenciar sistemas diferentes de servidor, armazenamento e rede, cada um deles com suas próprias ferramentas de gerenciamento. A infraestrutura possui resiliência integrada e é fácil de instalar, aprender, manter e expandir. O gerenciamento diário é simples com o VMware vCenter ou Microsoft System Center — sem necessidade de aprender a usar um novo console.
f.       Benefícios para todos - tanto nas áreas de negócios quanto na TI — podem colher os benefícios da maior agilidade obtida com sistemas de TI que podem ser colocados on-line facilmente e expandidos de maneira linear para atender às necessidades de uma empresa dinâmica. Quando novos recursos são necessários, um sistema hiperconvergente pode ser inicializado e aprovisionar sua primeira VM em questão de minutos.

Caso de uso de hiperconvergência:


a.       Locais remotos - empresas com locais remotos beneficiam-se com sistemas padronizados que são fáceis de implantar, gerenciar e expandir, e o trabalho são feitos por profissionais generalistas de TI. Para acompanhar o ritmo das cargas de trabalho crescentes e por vezes imprevisíveis, os locais remotos precisam de sistemas que possam ser expandidos com rapidez e fluidez. Além disso, para manter a continuidade dos negócios, eles precisam de sistemas que permitam recursos centralizados de backup, recuperação e replicação de dados, seguindo configurações e processos corporativos padrão. Os sistemas hiperconvergentes atendem a todas essas necessidades.

b.      Linhas de negócios - Em organizações de grande porte, as linhas de negócios ou departamentos internos da empresa precisam de uma maneira simples de lidar com os serviços de aplicativos, sem muitos custos indiretos de TI e sem reduzir as expectativas de desempenho. Por exemplo, um departamento financeiro que lida rotineiramente com a elaboração de relatórios trimestrais. Conforme os dados aumentam, o processamento dos relatórios fica mais e mais demorado. Esse departamento financeiro também tem novos projetos em fase de planejamento, incluindo um sistema de contabilidade avançado que talvez precise ser implantado dentro do trimestre corrente e ai que entra o sistema hiperconvergente como uma solução perfeita para dar suporte a novos aplicativos e serviços, pois pode ser solicitado com facilidade e instalado com rapidez por meio de ferramentas de configuração com scripts predefinidos. A capacidade de implantar um ambiente de TI totalmente funcional com rapidez pode permitir que a empresa implante seu novo sistema de contabilidade antes do final do trimestre, gere relatórios em tempo hábil e evite o caos dos fechamentos trimestrais do passado.

Baseado no e-book da HewlettPackard Enterprise - HPE

Comentários

Postagens mais visitadas