Significado dos Sobrenomes


Jácome - Sobrenome português, classificado como sendo um patronímico, pois deriva de um nome próprio que na maioria dos casos relembra o nome do pai do portador inicial, Jácome é uma variação portuguesa de Jácomo o qual vem do italiano Giacomo (atualmente utilizado como Jacó).


Jaqueira - Sobrenome de provável origem brasileira, família espanhola (os iglesias) que passaram a morar no Brasil há vários anos atrás.


Jerônimo - Sobrenome classificado como sendo um patronímico, pois tem sua origem ligada a um nome próprio, provavelmente o nome do pai do portador inicial, o nome Jerônimo tem sua origem no grego Hierónymos significando "que tem nome sagrado". As formas Gerolamo, Girolamo e Jerôme são consideradas variantes do mesmo nome


Jung - Sobrenome muito comum na Alemanha e Áustria. Seu significado seria 'jovem', provavelmente sua origem seja baseada em uma alcunha do portador inicial.


Kiel - foi um sobrenome dado aos alemães vindos para o Brasil fugidos da guerra e lhes davam um nome qualquer e como sobrenome a cidade de origem. Kiel é uma cidade portuária da Alemanha.


Klein - Sobrenome de origem alemã, seu significado é "pequeno" (pronuncia-se Klain), alguns historiadores gostam de fazer a comparação com o nome Paulo, pois os dois têm o mesmo significado. Este sobrenome pode ser classificado como sendo um "apelativo popular”, ou seja, se referia a um defeito físico ou a um apelido que identificava o fundador deste tronco familiar.


Kohwalter - Ao que tudo indica este sobrenome é de origem germânica e tem sua origem em uma atividade profissional, Kohl é uma palavra alemã para repolho, somado ao nome próprio Walter, temos que existiu em algum lugar um fazendeiro de nome Walter cuja especialidade era o cultivo deste legume, transmitindo assim tal designação aos seus descendentes.


Lambert- A origem do nome Lambert vem do alemão antigo Landperaht, depois evoluído para Lambert, esta palavra foi formada por duas outras, o nome significava "esplendente, brilhante (bert) em sua própria terra (land). Existem alguns registros de famílias Lambert no Brasil.


Lamounier - Segundo informações do nosso amigo Amilton Lamounier este sobrenome predomina na região do sul de Minas, mais especificamente nas pequenas cidades de Candeias e Itapecerica. Alguns dizem ser de origem francesa, outra alemã.


Lana - Sobrenome italiano classificado como tendo sua origem na profissão do fundador inicial deste tronco familiar, a palavra Lana vem do latim e significa "lã", tal palavra também era utilizada para designar a pessoa que trabalha como mercador de lã, como inicialmente ele era conhecido como "Fulano, o Lana" seus filhos passaram a ser conhecidos como " Sicrano filho do Lana ", dai para a frente tal designação foi sendo passada de pai para filho.


Lara - Sobrenome utilizado por português porem de origem espanhola, do latim Lara " Ninfa do Tibre, mãe dos lares, deuses domésticos ". Os Laras da Espanha tiveram origem em um filho do rei de Leão, que construiu o castelo de Lara. Todos os chefes desta família ostentaram sempre o titulo de Conde. O Conde D. Pedro de Lara foi o primeiro e viveu no reinado de Fernando I de Castela, isto é entre os anos de 1037 e 1065.


Latorraca - Sobrenome italiano, classificado como um toponímico, pois sua origem é geográfica, é formado pelo artigo "La", que corresponde ao português "a" e pelo substantivo "Torraca", este sobrenome indicava um indivíduo oriundo da cidade meridional de Torraca, cujo nome remonta ao latim turris (torre), com o sufixo “aca”, significando assim uma torre baixa e ampla.


Laureano - Sobrenome de origem européia, provavelmente portuguesa, classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, Laureano ou Lauriano são derivações do nome próprio Lauro, este tem sua origem no latim Laurus (loureiro ( árvore)), este nome indicava vitória ou triunfo, pois com as folhas de louro se coroavam os vencedores de jogos e torneios.


Lauris - Sobrenome utilizado por germânicos e austríacos, trata-se de uma forma adulterada do original germânico Laurentz, o qual tem suas raízes no latim Laurentius. Laurentz era na verdade um nome próprio, assim "Fulano filho do Sr. Laurentz" ficou conhecido apenas como "Fulano do Laurentz" ou "Fulano Laurentz”, por esta razão consideramos este sobrenome como sendo um patronímico, pois deriva de um nome próprio.


Lavezzo - Sobrenome italiano, classificado como tendo sua origem em uma atividade profissional, Lavezzo vem do latim lapideum (recipiente de pedra), e era como se chamava o artesão que trabalhava a pedra para fabricar vasos e outros recipientes, se definiu como sobrenome devido a como era conhecido tal artesão em sua região, assim "Fulano, o Lavezzo" teve seu filho conhecido como "Sicrano, filho do Lavezzo", e assim em diante o sobrenome foi se formando e transmitido aos demais integrantes desta família.


Leite - Sobrenome português primitivo, derivado de uma alcunha o portador inicial. Esta se originou da comparação da alvura de uma pessoa com o leite (faces leitosas). Parece que o mais antigo deste sobrenome foi Petrus Leite, de Guimarães, senhor de várias propriedades no Minho e documentado em 1258.


Léo - Sobrenome de origem europeia, pois não se define ao certo o país de seu primeiro uso, vem do latim Leo ou Leonis (leão), era utilizado como uma alcunha (apelido) que valorizava a força e/ou a coragem de um individuo, a primeira pessoa a se diferenciar das outras por este nome transmitiu a designação aos seus descendentes, persistindo até os dias de hoje.


Liberal - Informações não confirmadas contam que esta família vinda de Portugal teria outro sobrenome e ao se instalar no Brasil teria adotado o sobrenome Liberal por questões políticas. Hoje seus descendentes se encontram espalhados principalmente no nordeste. Nada mais sabemos a respeito deste sobrenome familiar.


Lima - Sobrenome português classificado como um toponímico, ou seja, tem origem geográfica, deriva de Limia, nome pré romano (Celta ou Ligure) , significaria "esquecimento", é o nome de um rio, da onde sua origem toponímica. Existe uma lenda que diz que quem atravessase este rio ficaria esquecido de tudo. Provavelmente a primeira pessoa a utilizar este sobrenome deveria ter sua morada próxima a este rio.


Limont - Forma abreviada ou variação gráfica do sobrenome italiano Limonti, este é composto por duas palavras, sendo Li (os) e Monti o qual é a forma plural de Monte que vem do latim Mons, Montis (monte ou montanha) o sobrenome recorda um habitante das montanhas, ou morador de uma das muitas cidades e localidades assim chamadas, por terem surgido sobre um monte. Ao pé da letra podemos traduzir este sobrenome como sendo "Os montes", sendo assim classificado como sendo de origem geográfica.


Lira - De lira ou Lyra (Instrumento musical), substantivo comum. O Prof. Guérios acredita ser derivando do latim lira (rego, sulco) dá, com dúvida, como sobrenome geográfico da Galiza (Antenor Nascentes, II, 174, 360). Então pode ter sido utilizado como sobrenome inicialmente por um músico ou por um habitante de uma região denominada "Lira".


Lobo - Sobrenome português primitivo, considerado como sendo derivado de uma alcunha, vem do latim lupus (lobo). Na Itália o nome Lupo foi comum nos tempos feudais. Atribui-se sua ascendência a Dona Lopa Gomes, filha do Conde D. Gomes Nunes.


Lombardi - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um toponímico, pois possui origem geográfica, encontra-se em sua forma plural, como a maioria dos sobrenomes italianos, a forma singular seria Lombardo, este seria um habitante da região da Lombardia (região setentrional da Itália), este sobrenome pode também expressar a ideia de um mercador ou banqueiro.


Longo - Sobrenome italiano, classificado como tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, tal designação vem do latim longus (comprido, alto), sobrenome que se refere à elevada estatura, á compleição física esguia, esbelta do cidadão assim cognominado.


Lopes - Sobrenome português classificado como sendo de origem geográfica do pai do portador inicial, variação do original Lopez, patronímico de Lopo, forma arcaica e erudita do latim Lupus, "Lobo". Existiu um senhor chamado de João Lopes que recebeu Brasão de D. Afonso V em 1466.


Loureiro - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo de origem geográfica, refere-se a árvore do louro. A família original tomou o nome da Quinta do Loureiro na freguesia de Salgueiros, do termo de Viseu. Das folhas desta árvore se teciam coroas para premiar vencedores de jogos e torneios. O nome próprio Lauro também possui esta raiz.


Lourenço - Este sobrenome é considerado como sendo um patronímico, pois deriva de um nome próprio, provavelmente do fundador deste tronco familiar, deriva do latim Laurentius cujo significado seria "Natural de Laurento", cidade do Lácio. O nome Lauro é uma variação deste, este sobrenome provavelmente tem origem portuguesa.


Louzada - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, pois sua origem tem base em um fato geográfico, variação gráfica do origina Lousada (Lugar onde há lousas).


Lovato - Sobrenome familiar italiano, classificado como tendo sua origem em uma alcunha (apelido) do portador inicial, é formado pelo substantivo Lovo acrescido do sufixo ato (o qual indica uma situação, grau ou distinção, em português corresponde aos sufixos -ato ou -ado). Lovo é a forma dos dialetos vênetos para o latim lupus (lobo), que em outras regiões da Itália também é utilizado como lupo, animal sagrado entre os antigos, o sobrenome indica na maioria das vezes, um caçador de lobos ou um apelativo que rememora os atributos deste nobre animal na pessoa do cidadão assim denominado, como a esperteza, a destreza, a ferocidade. Em alguns casos (mais raros) este sobrenome pode recordar o nome do fundador deste tronco familiar, pois as palavras Lupo e Lovo também foram utilizadas como nomes próprios, porem devido à existência do sufixo ato neste sobrenome, tal hipótese pode ser descartada.


Lucato - Sobrenome de origem italiana, considerado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, deriva do nome Luca com o sufixo ato ( o qual indica uma situação ou distinção ), Luca vem do grego Lukás, provável redução de Lukanós, o nome se difundiu devido ao prestigio e culto do evangelista Lucas.


Luvezuto - Sobrenome de origem italiana, é uma variação dialetal de Lovisotto este vem de Lovisi com o sufixo otto que pode significar um aumentativo ou um diminutivo, Lovisi deriva do latim Lupicios (relativo ao lobo) através da forma veneta Lovo (lobo) e Lovisio ( referente ao lobo ). A forma Luvezzutti nada mais é do que o plural de Luvezzutto. Antigamente as famílias italianas moravam juntas em grandes fazendas, assim a casa dos Luvezzuttos era conhecida como "Cassata dei Luvezzutti" a terminação "i" do final representa a forma plural em italiano


Macedo - Sobrenome português classificado como toponímico, derivado do latim matianetu "Lugar onde há macieiras ou maças", Formas intermediarias: Maçãedo, Maçaedo, maceedo. Os Macedos procedem de Martim Gonçalves de Macedo, que participou da batalha de aljubarrota. Tem seu solar em Macedo dos Cavaleiros da Comarca de Bragança.


Machado - Sobrenome de origem portuguesa tem sua origem relacionada de alguma forma com a ferramenta machado, possivelmente sendo derivado de uma atividade comercial, foi registrado como sobrenome já no século 12. Há historiadores que explicam o sobrenome pela ação de "romper com machados as portas de Santarém, a 15/03/1147 " da parte de D. Mendo Moniz, senhor de Gandarei. Descendem, pela linha masculina, de D. Sancho I, e pela feminina do Conde D. Osório de Cabreira, que passou a Portugal em tempo do Conde D. Henrique.


Maciel - Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, ou seja de origem geográfica, provavelmente de origem italiana, na nobiliarquia portuguesa é colocado no mesmo plano que os sobrenomes Maceira, Macieira e Maçoula(s), ou seja, devem possuir a mesma origem sendo um variação do outro, seu significado, a grosso modo seria "Plantação de maçãs", provavelmente a primeira pessoa a se identificar através deste apelido deve ter sido um plantador da fruta ou um morador de uma região onde haviam muitos pés desta fruta, passando posteriormente esta designação aos seus descendentes.


Magagnin - Sobrenome italiano, forma apocopada (reduzida) de Magagnini, este sendo a forma plurificada de Magagnino, uma variação regional para o termo Magnanino o qual foi formado pela junção entre o termo Magnano e o sufixo diminutivo -ino.


Magnano vem do latim medieval manianus (de mania, manua) e significava "manivela, maçaneta, alça", a principio identificava todo artesão ambulante que consertava utensílios domésticos de metal, alguns historiadores ligaram também o termo a pessoa que fosse oriunda de uma das duas cidades chamadas de Magnano cujos nomes refletiram centros de intensa atividade de Magnani.


Magrissi - Sobrenome italiano, classificado como tendo sua origem em uma alcunha (apelido) do portador inicial, vem de Magro acrescido do sufixo -issi (o qual indica a forma plural diminutiva do anterior). Magro vem do latim macer, macrum, palavras pelas quais eram conhecidas as pessoas esbeltas, longilíneas ou magras. Ao pé da letra poderíamos traduzir este sobrenome como "Magrinho". Em tempos remotos, alguém que ganhou tal denominação devido aos seus dotes físicos transmitiu o nome a seu descendente, que ficou conhecido como "Fulano, filho do Magrisso", a forma plural "Magrissi" surgiu para indicar um clã familiar, assim a "Família dos Magrissos" em italiano fica "Famiglia dei Magrissi", a terminação "i" indica a forma plural.


Maia - Sobrenome português toponímico primitivo Amaia, e com a preposição de , de Maia se fez da Maia. Vem do latim Maia nome da deusa da vegetação. Os Maias procedem de D. Mem Gonçalves de Maya, que foi o primeiro que tomou este apelido da terra de Maya, que ganhou dos Mouros, pai de D. Sueiro Mendes o Bom da Maya, descendente por varonia de el-rei D.Ramiro II, de Leão.


Malagoli - Sobrenome italiano, considerado como sendo originário de uma alcunha (apelido) do portador inicial, trata-se da forma plural de Malagola, o qual é composto de Mala, elemento utilizado como inicio de diversos sobrenomes italianos, possui o sentido de ruim, mal ou estragado e gola, do latim gula significa goela ou boca. Interpretando estes sobrenomes chegamos a conclusão de que o fundador deste tronco familiar deveria ter algum problema bucal sendo assim conhecido pelos seus semelhantes.


Maneschy - Variação gráfica do original italiano Manneschi, composto de Manno com o sufixo eschi (sufixo plural que indica um coletivo). Manno era um nome próprio de origem germânica cuja raiz vem de Mann (homem), desta forma podemos concluir que esta designação foi dada a família do Sr. Manno e assim identificando os seus descendentes.


Marangoni - Sobrenome de origem italiana, este sobrenome tem origem na profissão do fundador do tronco familiar, Marangoni é o plural de Marangone, está no plural pelo mesmo motivo do nome citado acima, Marangone é um sobrenome vêneto que se origina do latim Mergus (merganço, pássaro aquático, dito margon nos dialetos vênetos) de Margon e Marangon passou a ser chamado o homem que mergulhava para reparar o casco dos navios atracados, posteriormente passou a indicar também o marceneiro.


Marchena - Sobrenome italiano, considerado como sendo um toponímico, pois sua origem é geográfica, vem de Marche acrescido do sufixo singular feminino ena ( o qual indica um numeral ou coletivo ), Marche era como se denominava uma região de fronteira, o nome remonta ao germânico mark, marka ( marco ou território de fronteira ). Assim o primeiro indivíduo a se destinguir dos demais através desta denominação devia ser oriundo de tal região e provavelmente do sexo feminino, ou filho cuja mãe era de tal região.


Marchioro - Sobrenome italiano, classificado como sendo um patronímico, pois recorda o nome do pai ou do próprio fundador deste tronco familiar, Marchioro é uma variação regional de Marchiore, este por sua vez é uma variação de Melchiorre (com influencia de Marco, Marchio).


Melchiorre vem do hebreu Melkior, formado de melek (rei) e or (luz), com o sentido de "meu rei é luz", nome de um dos três Reis Magos do Oriente que, segundo a tradição cristã, teriam visitado Jesus recém nascido; fato que teria, na idade média, popularizado tal nome, foi latinizado em Melchior e assumiu a forma italiana de Melchiorre, o sobrenome se define através da expressão "Filius Quondam Melchiorre" ou no caso "Filius Quondam Marchioro" significando "Filho do Sr. Marchioro". O sobrenome foi transmitido dai em diante.


Maretti - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um toponímico, pois tem origem geográfica, Maretti é a forma plural de Maretto, o qual indica um habitante oriundo da cidade setentrional de Maretto, cujo nome remonta ao pré-latim Marra (despenhadeiro). O fundador deste tronco familiar, era provavelmente, um habitante de tal cidade, sendo conhecido como "Fulano, o Maretto", transferindo, posteriormente este nome aos seus descendentes, como antigamente as famílias italianas tinham o costume de morarem juntas, esta família ficou conhecida como sendo " A família dos Maretti " ( em italiano, a terminação " i " indica a forma plural ).


Marinho (a) - Forma popular do latim Marinus (do mar, marinho, marítimo). Em documentos do século XIII foi registrado como Mari(n)a. Uma das famílias Marinho procedeu da Galiza, "o Conde D. Pedro os deduz de Forjaz Marinho. É o seu solar a Torre dos Marinhos, em terra de Valadares, junto da Galiza.


Marques - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um patronímico, pois tem sua origem em um nome próprio, Marques era como se chamava alguém que era filho do senhor Marcos, existe também as forma Marquez, Márques, Márquez.


Martinato - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, tem sua origem no nome Martino acrescido do sufixo ato, o qual indica grau ou distinção, Martino vem do latim Martinus, consagrado ao deus da guerra Marte, o sobrenome se define pela expressão "Filius Quondam Martinato " ou " Filho do Sr. Martinato".


Martinez - Sobrenome de origem espanhola, considerado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, vem do nome próprio Martins, assim "Fulano filho do senhor Martins " era conhecido na Espanha como " Fulano Martinez " , passando posteriormente esta designação aos seus descendentes.


Martins - Sobrenome português, considerado como patronímico (ou seja derivado do nome próprio do fundador desta família) de Martim ou Martino, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando " belicoso ", alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte ( o deus da guerra). A rainha Da. Caterina, na menoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560.


Masotti – Sobrenome de origem italiana, classificado como tendo sua origem em uma atividade profissional, vem de Maso com o sufixo diminutivo plural otti, Maso remonta ao latim medieval Mansus ( propriedade rural com criação de animais) o sobrenome se refere a um proprietário de terras agrícolas ou ao administrador do mesmo, o cultivador. Inicialmente deveria se grafar como Masotto, assim os filhos deste senhor eram então conhecidos como "Filho do Masotto", em épocas remotas, os italianos adotaram o costume dos membros de uma mesma família morarem juntos em grandes casas, assim a "Casa dos Masottos " em italiano se escrevia " Cassata Dei Masotti ", a terminação " i " em italiano indica a forma plural.


Matias - Sobrenome provavelmente utilizado pôr portugueses, classificado como um patronímico, pois deriva do nome do pai do portador inicial o qual deveria se chamar Matias ou Matatias, Matias é considerado como sendo uma forma reduzida de Matatias o qual vem do hebreu Mathathiah significando " Presente de Javé ".


Mazzoli - Sobrenome italiano, classificado como tendo sua origem em uma atividade profissional, é formado de Mazzo com o sufixo plural oli o qual indica uma profissão ou oficio, Mazzo vem do latim medieval matea ou matia que origina Mazza (maça ou clava ) e também Mazzo (marreta, malho), o sobrenome se refere a um fabricante e/ou vendedor destes utensílios.O sobrenome original seria Mazzolo, porem, antigamente, na Itália, tinha-se o costume de os membros de uma mesma família morarem juntos em grandes casas, assim a " Casa dos Mazzolos " em italiano fica " Cassata dei Mazzoli ", a terminação " i " em italiano indica a forma plural.


Maximiano - Sobrenome classificado como um patronímico, pois deriva de um nome próprio, na maioria dos casos do nome do pai do portador inicial, o nome Maximiano vem do latim Maximianus e é uma forma derivada do nome Máximo, significando "o máximo, o maior" ou "o de alta estatura". Não confundir com Maximiliano, o qual tem outros integrantes em sua formação. Acredito que tenha sua origem como sobrenome primeiramente entre os portugueses.


Maximiliano - Sobrenome provavelmente de origem portuguesa, classificado como sendo um patronímico, ou seja, tem sua origem no nome próprio do fundador desta família, este nome vem do latim Maximianus, o qual é uma composição feita pelos nomes Maximo que significa "o maior" e Emiliano ( uma variação de Emílio ) significando " Rival zeloso ".


McAndrews - Sobrenome de origem irlandesa ou escocesa, porém o uso da partícula Mac tem seu uso maior na Escócia, a forma Mc é uma abreviação de Mac, o qual representa "o filho de", assim McAndrews representa "o filho de André". É considerado como sendo um patronímico, pois recorda o nome do pai do portador inicial, sendo posteriormente transmitido para seus descendentes.


Medeiros - Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, Medeiro era "um lugar onde há medas (Montes de feixes de trigo, palha, etc.). Provavelmente o portador inicial deve ter residido próximo a um medeiro ou ganhar seu sustento por meio de um.






Medrado - Sobrenome português, o mesmo que Merdardo seria o particípio passado de medrar, o qual teria o significado de "desenvolvido, crescido ou melhorado", podemos considerar este sobrenome familiar como sendo uma referencia a um fato ou uma qualidade do portador inicial deste sobrenome.


Megale - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome do fundador deste tronco familiar, neste caso Megale é uma variação regional de Migale, que por sua vez é uma variação sarda de Micale, o qual seria uma variação meridional do nome Michael, através de diversas evoluções da forma grego-latina Miguel.


Meireles - Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, Meireles seria um morador de Meira, nome de uma localidade provavelmente espanhola. Acredita-se que a família Meireles foi iniciada através da família Meira a qual vem de Pedro de Novaes ( o velho ), rico homem de el-rei D.Sancho II.


Mello - Sobrenome português toponímico, em documentos antigos foi grafado como merloo. Vem de "Merlo" (espécie de ave), por assimilação do r com l tornou-se Mello. Os Mellos são de uma das mais antigas e nobres famílias de Portugal. O seu primeiro solar foi a Vila de Mello, de quem era senhor Mem Soares de Mello.


Mendes - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um patronímico, pois deriva de um nome próprio, vem nome Mendo, cuja forma arcaica seria Mêendiz ou Menindiz. Em Portugal há dois ramos dos Mendes, um dos quais originários da Galiza. Inicialmente, alguém ficou conhecido como " Fulano filho do senhor Mendo ", passando esta designação aos demais descendentes, posteriormente, por mutações graficas transformou-se em Mendes. Em Portugal também existe registro da grafia Mêndez.


Mendonça - Sobrenome utilizado pôr portugueses e espanhóis, do toponímico Mendoza, ou lugar de Mendonça, na montanha da província A'lava. Segundo historiadores os Mendoza foram uma das primeiras casas não só da região vascongada, senão de toda a Espanha. Linhagem rival dos Güevara desde tempos antigos. Procedem de Lain Calvo e de seu primogênito Fernan Lainez, são descendentes dos senhores de Biscaya e muito antigos na região.


Menezes - Variação de Meneses, sobrenome português e espanhol, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, tem sua origem na cidade espanhola de Mena, onde seus habitantes eram conhecidos como Meneses. Em Portugal procedem de D. Pedro Bernardo de Sahagun, o qual recebeu a "Vila de Meneses" da qual resultou o sobrenome para os seus descendentes.


Milanesi - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, é a forma plural de Milanese o qual representa um habitante da cidade setentrional de Milano, cujo nome remonta ao latim Mediolanum, composto de Medio ( no meio de ) e lanum, forma alterada de planum ( plano, planicie ), então a cidade de Milano seria " No meio da planicie ". O termo se torna sobrenome quando a primeira pessoa começa a se diferenciar das outras pela expressão "Fulano de Milano" ou "Fulano Milanese", passando posteriormente esta designação aos seus descendentes, a forma plural tem sua origem na Itália antiga, quando todos os componentes de uma família moravam juntos em grandes fazendas, assim " A casa dos Milaneses " se torna " Cassata dei Milanesi ", a terminação " i " identifica a forma plural na língua italiana, os moradores desta casas passam dai por diante a assumir esta nova designação. Cerca de 70% dos sobrenomes italianos estão na forma plural devido a este fato.


Miranda - Sobrenome português toponímico, do latim Miranda " que é para admirar, coisa digna de admiração ". Os membros desta família tomaram o nome da cidade de Miranda, onde tiveram a alcaidaria-mor. É também um sobrenome espanhol, um cavaleiro da casa de Ponce de Leon povoou em Astúrias e deu origem a linhagem Miranda, sendo Albar Diaz de Miranda o primeiro a utilizar o nome.


Mirandola - Sobrenome italiano, classificado como sendo um toponímico, pois sua origem é geográfica, Mirandola era o nome de uma cidade setentrional italiana, e assim também eram chamadas as pessoas oriundas de tal região. O nome Mirandola vem de Miranda acrescido do sufixo diminutivo feminino ola. Miranda vem do verbo em latim miráre, seu significado seria "para ser admirada, agradável de ser vista". Existiu também uma cidade meridional cujo nome era Miranda. A primeira pessoa a ter se destinguido das demais pôr tal designação deve ter sido um habitante de tal cidade (Mirandola) sendo conhecido em sua época como "Fulano de Mirandola"ou "Fulano Mirandola", transmitindo desde então tal nome a seus descendentes.


Modesti - Sobrenome italiano, considerado como sendo um patronímico, pois deriva do nome do pai do portador inicial, vem do nome latim Modestus (derivado de modus, moderação e portanto, moderado, equilibrado, modesto) se define como sobrenome através da expressão "Filius Quondam Modesti" ou "Filho do Sr. Modestus".


Momesso - Sobrenome de origem italiana, formado pela palavra Momi com o sufixo “esso” (o qual pode ter função tanto diminutiva quanto aumentativa), Momi seria a forma de indicar um habitante oriundo da cidade setentrional de Momo, cuja denominação remonta ao nome próprio celta latino Mommius. Provavelmente a primeira pessoa a se diferenciar de seus semelhantes através desta designação seria um habitante de tal cidade, transmitindo tal referencia aos seus descendentes.


Montagner - Sobrenome italiano, considerado como sendo um toponímico, pois sua origem é geográfica, trata-se de uma forma reduzida ou apocopada de Montagnero ou Montagnaro, que seria um montanhês, habitante de regiões montanhosas, com muitas montanhas (Montagna em italiano). O fundador deste tronco familiar devia residir em tal localidade e transmitiu tal designação a seus descendentes que ficaram conhecidos como "Filius di Montagner" ou "Filho do montanhês".


Monteiro - Sobrenome português primitivo, classificado como tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, se origina em "caçador dos montes; guarda da mata; oficial da casa real que dirige as caçadas reais ". Na história ficou registrado o nome de D. Fernão Rodrigues Monteiro, mestre da Cavalaria de Aviz em tempo dos reis D. Sancho I, D.Afonso II e D. Sancho II.


Montes Sobrenome de origem espanhola muito difundido por toda a península, provavelmente um toponímico, pois etmologicamente significa "que vive nos montes", porem a origem desta linhagem familiar é incerta, pois existem muitas possibilidades para a origem dos primeiros "Montes" podendo ser oriundos de tribos ibéricas, passando por diversos tipos de raças dos invasores que habitaram a região de Velez, onde já se registravam pessoas utilizando este sobrenome no ano de 1753, conforme um censo feito na época.


Heráldica: A família Montes possui um brasão de armas, tal escudo seria "Em campo de prata, dois lobos passantes negros, posto em lado e borda vermelha com oito cruzes em ouro.


Morando - Sobrenome de origem italiana classificada como sendo um patronímico, ou seja, tem origem no nome do pai do portador inicial, vem de Moro com o sufixo singular “ando”, através da forma francesa Morand, é considerado como sendo uma variação do latim Maurus, tomo forma de sobrenome através da expressão "Filius Quondam Morando" ou "Filho do Sr. Morando".


Moreira - Sobrenome Português classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, é derivado de amoreira ( árvore da amora ). É o solar desta família em Santa Maria de Moreira, no julgado de Celorico do Basto.


Moro - Sobrenome italiano, vem do latim maurus, designação que indicava uma pessoa oriunda do norte da África, de uma região conhecida como Mauritânia pelos romanos, pôr extensão indicava também qualquer cidadão que tivesse a pele morena, escura, com a conquista do norte da África pelos muçulmanos no século VII a designação maurus passou a indicar também sarraceno ou árabe, em decorrência deste ultimo fato maurus(moro) passa a indicar indivíduo sem fé, infiel, incrédulo ou pagão, um destes significados motivou o surgimento do sobrenome Moro, embora pareça provável que prevaleça o apelativo conferido a alguém por sua tez, barba ou cabelo moreno


Motta - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, Motta seria uma pessoa oriunda de uma das doze cidades ou de uma das varias localidades chamadas Motta, cujo nome se origina do celta Mutt, que significaria "Saliência, elevação, colina ou acúmulo de terra, pedras e detritos. A primeira pessoa a utilizar este nome para se diferenciar das demais seria um habitante de uma destas localidades, transmitindo posteriormente esta designação aos seus descendentes.


Mouta - Sobrenome português classificado como um toponímico deriva de Moita (aglomerado de algum tipo de vegetação ). Provavelmente a primeira pessoa a se destacar por este nome devia habitar próximo a uma Moita, a qual servia de referencia na região.


Munhoz - Sobrenome português de origem espanhola, considerado como sendo o patronímico do nome Munho ( Muño). Étimo obscuro, contudo parece que se prende a Muniz. Esta família começa em D. Munhon Rodrigues, pai do Conde D. Rodrigo Munhoz e deste procedeu D. Diogo Munhoz, rico homem e mordomo-mor de D.Afonso VII rei de Castela e de Leão.


Muniz - Sobrenome português, patronímico de Muneo, Munio ou Monio. Nome de étimo obscuro parece que é de origem ibérica. Alguns historiadores traduzem-no pelo basco muñ (beijo) ou muiño ( colina ). Dizem procederem de Egas Moniz, aio de el-rei D.Afonso Henriques.


Namura - Em Portugal o primeiro Namura chegou por volta de 1800 e era de origem Maltesa (Cidade Vittoriosa- Ilha de Malta). Em Malta o primeiro Namura teria chegado por volta de 1650 e provavelmente do Líbano. Há indícios que este sobrenome possa ter originado do apelido e seus derivados (Name,Namur,Nammour,Namoura,etc.) se deve a um Cavaleiro Cruzado Francês da Casa dos Duques de Nemours que se fixou em Sidon e deu origem. Quanto ao significado, há duas versões: "doce de amora" ou "pequeno tigre". É estranho que Portugueses, Malteses, Sírios, Libaneses e Japoneses tenham o mesmo apelido.


Nantes - Sobrenome italiano, classificado como sendo um toponímico, indica pessoa oriunda da cidade de Nanto, cujo nome remonta ao celta nantu significando: vale, cavidade ou fosso.


Nappo - Não existem dados muito concretos a respeito deste sobrenome familiar, ao que se sabe é de origem italiana e parece se referenciar como uma redução popular de Nappolitano ou Napolitano, o qual designaria um habitante de Nápoles, assim sendo pode-se classificar este sobrenome como sendo um toponímico, ou seja de origem geográfica.


Nepomuceno - Sobrenome de origem cristã origina-se em São João Nepomuceno, santo natural da cidade de Nepomuk (da onde o seu nome) mártir do sigilo da confissão.


Netto - Sobrenome italiano patronímico trata-se de uma forma popular e coloquial, redução de nomes e sobrenomes com esta terminação, tais como Leonetto, Brunetto, Antonetto, etc. Qualquer um destes nomes pode ter dado origem a tais sobrenomes, o Netto era tido como um apelido para um destes nomes e, através dele ficaram conhecidos os seus descendentes.


Neves (das) - Sobrenome português de origem cristã, deriva da invocação de Nossa Senhora das Neves, na idade média. Muitas famílias adotavam sobrenome de origem religiosa na esperança de protegerem suas famílias atraindo assim bons fluidos e afirmando sua posição de católicos fervorosos perante a sociedade da época.


Noblat - Sobrenome de origem francesa, provável origem entre 550 e 650 d.c. por são Leonardo de NOBLAC, (referencia: yahoo!! - no mundo católico).


Nobre - Sobrenome português primitivo, referia-se a fidalguia, como também poderia ter apenas um significado moral. Foi uma família do Algarve e tem seus descendentes a cidade de Tavira.


Nogueira - Sobrenome português classificado como sendo um toponímico, ou seja de origem geográfica, provem do nome da árvore da noz. Descende esta família de D. Mendo Paes Nogueira, sobrinho de D. Mendo Nogueira, cavaleiro da Ordem do Templo, em 1089. Seu solar é a torre de Nogueira, na ribeira do rio Minho.


Nolla, Nola - Sobrenome italiano classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, tal nome indicava pessoa oriunda da cidade meridional de Nola, este nome foi atribuído a cidade com base no osco Nuvia (a nova), indicando assim "a nova cidade". A primeira pessoa a se identificar através deste nome deve ter sido um habitante de tal cidade ou filho do mesmo, sendo conhecido inicialmente como "Fulano de Nola" e posteriormente "Fulano Nola", passando tal designação aos seus descendentes.


Novaes - Sobrenome português toponímico, derivado do latim novalis, terra novalis ( terra nova, isto é descansada um ano ). Procedem de Pedro de Novaes, o velho, rico homem e alcaide do castelo de cerveira, em tempo de El-rei D.Sancho II. O solar desta família ficava na freguesia de S. Salvador de Novaes, no julgado de Vermuin. Em espanhol usa-se a forma Novalles, também é encontrada a grafia Novais.


Nunes - Sobrenome de origem portuguesa classificada como sendo um patronímico, pois tem sua origem no nome próprio do fundador deste tronco familiar, Nunes é uma forma alternada de Nunez, o qual é o patronímico do nome Nuno, este nome deriva do latim Nunnus ou Nonius significando "Pai".


Ochini - Sobrenome italiano, forma original Occhini, plural de Occhino, o qual é a forma diminutiva de Ochio (olhos), é considerado como sendo derivado de uma alcunha, recordando alguma referencia aos olhos do portador inicial ou ao pai deste. Sendo transmitido posteriormente como um sobrenome que identificaria a família.


Oliveira - Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, Oliveira seria a arvore que produz a azeitona (oliva). O sobrenome identifica esta família devido ao fundador deste tronco familiar possuir uma vasta plantação do fruto, ou pelas características simbólicas existentes sobre a arvore, a Oliveira, nos brasões onde aparece, é o símbolo da paz, de vitoria, de fama e gloria imortal. Em português arcaico encontramos o registro de sobrenomes com variações de sua grafia, foram registrados como Olveira e Ulveira. Procedem de Pedro de Oliveira, que foi o primeiro a utilizar este sobrenome, cujo filho D. Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, fez o Morgado de Oliveira, com seu irmão Mem Pires de Oliveira em 1306.


Olympio de Melo - Importante família estabelecida no Piauí, procedente de José Olympio de Mello, que perpetuou em seus descendentes o seu segundo nome de batismo, Olympio, unido ao seu nome de família, Mello, originando-se, daí, a família Olympio de Mello. Deixou descendência de seu cas., por volta de 1879, com Inácia «Olympio de Mello».


Foram pais do Senador Mathias Olympio de Mello [15.09.1882, Barras, PI -], magistrado federal. Senador pelo Piauí. Membro da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico da Bahia e do Instituto Histórico Brasileiro.


Onesti - Sobrenome italiano classificado como sendo um, pois deriva de um nome próprio, na maioria dos casos, do nome do pai do portador inicial, neste caso vem do nome latino (Honesto, digno, de nobres sentimentos) se define como sobrenome através da expressão " Filius Quondam Honestus " ou " Filho do Sr. Honestus ".


Orsida - Sobrenome europeu, acredita-se que tenha tido seu principal uso na Itália, porem nada impedindo que tenha sido utilizado em outros países europeus, sua origem vem do latim Ursus(Urso) nome que era conferido a filho na crença de que este encarnasse os atributos do urso (principalmente sua força e coragem). Em tal época algumas regiões utilizavam a variação Orsi. Tornou-se um sobrenome através da expressão "Filius Quondam Orsi", ou seja, "Filho do Sr. Orsi", como neste caso o sobrenome apresenta uma versão feminina (da), acredita-se que se trate de um matronímico, ou seja, um sobrenome que relembra o nome da mãe do portador inicial, o qual foi repassado pôr gerações aos demais descendentes desta família. Filho da Sra. Orsida.


Ortona - Sobrenome de origem italiana classificado como sendo um toponímico, ou seja de origem geográfica. O sobrenome define uma pessoa oriunda de uma das duas cidades chamadas de Ortona, os nomes destas cidades remontam a raízes pré-latinas e seu significado ainda é ignorado.


Oze/Uzzi- Segundo informações do nosso amigo Walter de Sousa Oze este sobrenome é de origem húngara (HUNGRIA). Seus avôs paternos deixaram a Hungria por volta de 1925, não sendo preciso o ano. Se instalaram na cidade de Caiuá, interior de São Paulo. Seu pai diz que o nome OZE se escreve ÜZZI em húngaro.




Fonte: Dicionário de Sobrenomes – Cortesia Benzi.

Comentários

Postagens mais visitadas