NOMES E SIGNIFICADOS: CIDADES DO PARANÁ - BRASIL

IRATI




Etimologia. Irati De origem tupi ‘’Irati’’... Abelha que produz cera vegetal, cerol. Existe no município um rio com esta denominação, referência à extinta tribo dos Iratins, que eram assim chamados por usarem um casquete de cera de abelha na cabeça.



Origem Histórica. Em 1899, o cel. Francisco de Paula Pires e Emílio Batista Gomes adquiriram grande área de terras nas adjacências do Covalzinho e fundaram Vila de São João, mais tarde Irati Velho.

Esperavam os fundadores que os trilhos da estrada de ferro passassem por ali, o que traria progresso e estabilidade ao seu povoado. Tal fato não ocorreu, a ferrovia ao ser construída desviou dali, certamente em função da topografia, indo atingir o povoado de Covalzinho. Desta forma foi inaugurada a Estação Ferroviária e Telegráfica do Irati, que recebeu forte fluxo migratório e em pouco tempo assumia ares de cidade.

Em 1900, Irati foi elevada à categoria de Distrito Policial. No ano seguinte foi inaugurada a primeira escola primária, sendo que em 1902, Irati se torna Distrito Judiciário no território do município de Imbituva.

A Lei Estadual n.º 716, de 02 de abril de 1907, cria o município de Irati, cuja instalação se deu no dia 15 de

julho do mesmo ano, ocasião em que tomou posse o primeiro prefeito municipal, o sr. Emílio Batista Gomes.



IRETAMA



Etimologia. Iretama De origem tupi ‘’ire (eíra)’’... abelha + ‘’tama’’... lar, lugar, invólucro: colméia ou casa de abelhas.



Origem Histórica. Em 1952 foram lançados os fundamentos da povoação, que teve na pessoa do comerciante Wassílio Mamus um de seus pioneiros.

Com a colaboração do colonizador Jayme Watt Longo, em 1954, construíram-se as primeiras casas, traçaram-se as primeiras ruas, ficando assim criado um patrimônio que passou a se chamar Iretama.

As primeiras famílias de agricultores que se fixaram no território foram: Nery, Proença, Borine, Siena, Corrêa, Ruela de Oliveira, Correia Gonçalves, Takahashi, Oliva e Pipino. Iretama foi elevado à categoria de Distrito Administrativo a 03 de novembro de 1955, pela Lei n.º 2.472.

A criação do município deu-se pela Lei n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, com território desmembrado do município de Campo Mourão. A instalação ocorreu a 10 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito nomeado o sr. Francisco Ruiz.



ITAGUAJÉ



Etimologia. Itaguajé - Origina-se do tupi ‘’i’ta’’... pedra + ‘’guajé’’... mistério, oculto: pedra misteriosa.

O Dicionário Tupi de Orlando Bordoni define Itaguajé como ‘’Atalho de comedouro de pedra’’.

Origem Histórica. Itaguajé está deitado em berço esplêndido nos primórdios da historiografia paranaense.

Às margens do Rio Paranapanema existiu uma promissora povoação, mesclada de povos espanhóis e indígenas catequizados. Era Nossa Senhora de Loreto, que foi fundada por padres jesuítas em 1610, e destruída em 1632 por bandeirantes paulistas.

A região só foi novamente movimentada a partir do ciclo do “sonho verde”, o café, que fez brotar cidades no Paraná, consolidando sua economia. Terras boas, localização estratégica e determinação de sua gente, neste contexto surgiu Itaguajé, cuja primeira denominação foi patrimônio de Boa Esperança, pequena povoação na gleba do engenheiro Manoel Firmino de Almeida, requerida junto ao governo estadual em 1924.

Em 11 de novembro de 1951, pela Lei n.º 790, foi criado o Distrito Administrativo de Itaguajé, no município de Santo Inácio. A Lei Estadual n.º 253, de 26 de novembro de 1954, criou o município. A instalação deu-se em 30 de novembro de 1955, com a posse do primeiro prefeito municipal eleito, sr. José Gregório de Oliveira.



ITAIPULÂNDIA



Etimologia. Itaipulândia Palavra formada pelos termos “itaipu” e “land”, acrescida do sufixo nominativo “ia”. O termo “itaipu” vem do tupi “Ita”... pedra + “y”... água, rio + “pu (puo)”... estourar, rebentar: água que estoura nas pedras, água que canta, água que marulha. O termo “lând” origina-se do inglês e significa terra. O sufixo nominativo “ia” vem do grego “ía” e designa qualidade, estado, propriedade, lugar.



Origem Histórica. A primeira denominação foi Aparecidinha do Oeste. Francisco Dornelles Taborda adquiriu, em 1961, grande área de terras na Gleba Guairacá, revendendo-as posteriormente, em lotes, a inúmeras famílias. Foram pioneiros o sr. Pedro Carvalho e as famílias de Arthur Machado, Astrogildo Machado, Doraci Duarte, Pedro Carvalho, José Luiz Coraldine, Pedro Hert, Avelino Wolmuth, Norberto Pires, Pedro Hert e muitos outros.

Escolhido o local, em 1965 formou-se um vilarejo. A igreja, edificada em 1966 serviu de escola, sendo primeira professora Dona Nilce Goulart. Pela Lei n.º 7.438, de 29 de dezembro de 1980, foi criado o distrito de Aparecidinha que só se fortaleceu após 1982, com o fechamento das comportas da Usina de Itaipu. Até então, o núcleo urbano que se configurava como futura sede municipal era Itacorá, que com o alagamento ficou submerso. Aparecidinha absorveu a sede administrativa do antigo distrito com toda a infra-estrutura lá existente.

A 19 de março de 1992, pela Lei n.º 9.908, foi criado o município, com denominação alterada para Itaipulândia.





ITAMBARACÁ

Etimologia. Itambaracá De origem tupi ‘’Itambaracá’’... pedra de águas correntes. Designação de uma nação indígena, que habitava a margem esquerda do Rio Paranapanema, com grandes concentrações abaixo da foz do Rio Pirapó, no Rio Paranapanema, onde os jesuítas fundaram, em 1610, a redução de Santo Inácio Mini.



Origem Histórica. O núcleo colonizador de Itambaracá deu-se por conta da prefeitura municipal de Jacarezinho, em 1922, denominado Patrimônio de Jaborandi.

Ainda não vigorava no Paraná a febre da colonização, mas quem passava pelo Patrimônio de Jaborandi não titubeava em se render aos seus tributos. O capelão João Faustino atraiu para o povoado um grande número de famílias. Chegaram as famílias de Luiz Antônio Rodrigues, Manoel da Silva Machado, Antônio Parralego, major Florêncio, João Alves, Lázaro Pinto Gomes e outros. Destacaram-se as famílias de Lázaro Pinto, Antônio Parralego, Manoel Machado e Luiz Antônio Rodrigues.

A Lei n.º 199, de 31 de dezembro de 1943, criou o distrito, alterando a denominação de Jaborandi para Itambaracá. Pelo Decreto n.º 32, de 07 de fevereiro de 1955, foi criado o município, com território desmembrado de Andirá. A instalação deu-se em 30 de novembro de 1955, sendo primeiro prefeito o sr. Horácio Cheida.



ITAMBÉ



Etimologia. Itambé De origem tupi ‘’i’ta’’... pedra + ‘’aim’bé’’... afiada, penedo pontiagudo: o paredão de montanha, o despenhadeiro, pedra áspera. (AN). O historiador J. S. da Fonseca, em Viagem ao Redor do Brasil, define o termo como beiço de pedra, Xavier Fernandes interpreta como pedra oca e Aurélio Buarque de

Holanda classifica como despenhadeiro, precipício.



Origem Histórica. Em janeiro de 1947, chegaram às terras da Companhia de Terras Norte do Paraná, onde se localiza atualmente o município de Itambé, os primeiros povoadores.

Dentre as famílias pioneiras destacaram-se as de Paulo Tuti, Paulo Xavier, Paulo Bogenscheneider, Augusto Mineiro, Carlos Bobbo, Gaudêncio Severo Luiz, Antônio Naujalis, João Rodrigues Gomes, Otto Morais de Souza, Gumercindo Amaral, Pedro Bastos Pereira, José Guerra, Francisco Albino, Mário Machado, Gabriel C. de Freitas, João Cristino de Freitas, José Joaquim Pereira, Luiz Lopes, Antônio Cesar de Oliveira e Manuel Palazzo.

Pela Lei n.º 790, de 11 de novembro de 1951, foi criado o Distrito Administrativo. A 25 de julho de 1960, pela Lei n.º 4.245, graças ao trabalho do sr. João Callil, o patrimônio de Itambé transformou-se em município autônomo. A instalação deu-se a 30 de novembro de 1961.



ITAPEJARA D’OESTE



Etimologia. Itapejara De origem tupi ‘’itapê’’... pedra esquinada, machado + ‘’jara, yara’’... senhor: senhor do machado. d’ Contração da preposição “de” (posse), e supressão do artigo masculino “o”. Oeste Origina-se do anglo-saxão “west”, pelo francês “ouest”, que designa ponto cardeal à esquerda do observador, voltado para o norte; ponto de esfera celeste situado ao lado do ocaso dos astros.



Origem Histórica. A colonização de Itapejara foi feita a partir da vinda de famílias gaúchas e catarinenses que ali se estabeleceram. A frente migratória se dedicou ao extrativismo da madeira, atividade que por algum tempo deu estabilidade financeira à região, e mais tarde à lavoura.

Desta forma iniciou-se a povoação que gerou o atual município de Itapejara D’Oeste. Pela Lei n.º 27, de 30 de dezembro de 1961, Itapejara foi elevada à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Pato Branco.

Em 28 de abril de 1964, pela Lei n.º 4.859, foi criado o município, com denominação alterada para Itapejara D’Oeste e território desmembrado dos municípios de Francisco Beltrão e Pato Branco. O termo ‘D’Oeste’ foi acrescentado para diferenciá-lo de município homônimo. A instalação deu-se a 14 de dezembro de 1964, sendo primeiro prefeito municipal o sr. Victor Getúlio Piassa.



ITAPERUÇU



Etimologia. Itaperuçu Origina-se do tupi ‘’ita-peruçu’’... caminho de pedra grande. Segundo a tradição local, as tribos indígenas que habitavam esta região, passavam pela região onde existia um grande espaço com pinheirais e lagoa de água boa, destinando-se a Corrion, hoje Itarema. A referência a ‘’pedra grande’’ se explica pela formação geológica da região onde o município se situa. (OB, SB).



Origem Histórica. Os primeiros proprietários de terras, em área que compõe o território do município foram Joaquim Cândido de Oliveira e as famílias Pedroso de Moraes, Furquim e Machado Cruz.

Em 1º de março de 1909, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Itaperuçu. Domingos Stochero foi o primeiro comerciante a se estabelecer na localidade, explorava o movimento do caminho das tropas que se destinavam ao Açungui. Desta fase, destacam-se as famílias Benatto, vinda de Santa Felicidade, Parolin e Stresser, da Água Verde, a família Johnsson, de Colombo e os Abdalla e Jorge Abrão, do Atuba, que mascateava em Itaperuçu.

A primeira capela foi construída por Ângelo Benatto. Em 1942 veio a família Soffiatti, que passou a trabalhar com extração mineral. Gabriel Abdalla tornou-se o proprietário das terras do centro da vila. A economia local baseou-se no extrativismo mineral, fortalecendo-se. Pela Lei n.º 9.437, de 09 de novembro de 1990, foi criado o município de Itaperuçu.



(Nota do Editor. Na lista de ordenanças da vila de Curitiba, de 1789, aparece o bairro de Taperuçu, com 26 casas.)

ITAÚNA DO SUL



Etimologia. Itaúna Origina-se do tupi ‘’itá’’... pedra + ‘’úna’’... escura, negra: pedra negra ou escura. do Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Sul Vem do anglo-saxônico “suth”, através do francês “sud”, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul.



Origem Histórica. Alguns setores da sociedade paranaense afirmam que “o café fez o Paraná”, e na verdade grande parte dos atuais municípios, que desenham o mapa do Estado, surgiram em função da cultura cafeeira, dentre eles Itaúna do Sul. A Imobiliária Ferreira e Toledo Pizza Ltda., constituída na cidade paulista de Tupã, lançou os fundamentos da povoação itaunense.

A fertilidade do solo e a subdivisão das terras em pequenos lotes fizeram com que se processasse rapidamente a formação do Patrimônio. Os primeiros moradores do povoado foram José Xavier Chagas, Pedro Martins Plaza, Júlio Ramos e Silva, Sebastião Soares de Lima, Tsuneji Takahashi, André Romão e inúmeras outras famílias que vieram somar ao sonho pioneiro da fundação de uma cidade.

Pela Lei n.º 3.554, de 07 de fevereiro de 1958, foi criado o Distrito Administrativo jurisdicionado a Nova Londrina. A 25 de janeiro de 1961, pela Lei n.º 4.338, foi criado o município de Itaúna do Sul. Foi acrescentado o termo “do Sul” para diferenciá-lo de município homônimo.



IVAÍ



Etimologia. Ivaí Vem do guarani e significa Rio da flor ou da fruta bonita. Segundo Teodoro Sampaio, o termo derivou de “ü’’ba”... frutas, flor e de “ü” (y)... rio: rio das frutas, ou “yiba”... flecha e “ü” (y)... água, rio: rio das flechas. Macedo Soares interpreta como “rio das ubás, rio das canoas, das flechas, das árvores, das frutas e das uvas”.



Origem Histórica. A Colônia Ivaí foi fundada a partir do desmembramento da Colônia Prudentópolis, em 1896, solução encontrada pelo Diretor de Imigração, dr. Cândido de Abreu. Esta colônia era composta de imigrantes eslavos que desde o início se dedicaram ao cultivo da terra.

O povoado cresceu lentamente. Em 1924 foi elevado à categoria de Distrito Judiciário e a de Distrito Administrativo em 1943. Na Divisão Territorial de 1936, o núcleo Ivaí figurava como Distrito com território pertencente ao município de Ipiranga.

A Lei Estadual n.º 4.382, de 10 de junho de 1961, sancionada pelo governador Ney Aminthas de Barros Braga, criou o município de Ivaí, com território desmembrado do município de Ipiranga. A instalação oficial ocorreu no dia 03 de dezembro de 1961, sendo primeiro prefeito municipal o sr. Acyr Balzer Batista.



IVAIPORÃ



Etimologia. Ivaiporã Vem do guarani, “Ivai” + “porã”. Ivaí - Vem do guarani e significa rio da flor ou da fruta bonita. Segundo Teodoro Sampaio, o termo derivou de “ü’’ba”... frutas, flor e de “ü” (y)... rio: rio das frutas, ou “yiba”... flecha e “ü” (y)... água, rio: rio das flechas. Macedo Soares interpreta como “rio das ubás, rio das canoas, das flechas, das árvores, das frutas e das uvas”. O termo porã significa bonito, belo, formoso. .



Origem Histórica. A partir de 1941, Horácio Félix da Paz, Pedrina Maria das Dores, Henrique Paulino,

Alfredo Amélio Schimidt e outros pioneiros resolveram fixar residência no local denominado Campo Velho ou Queimada, lançando aí os fundamentos da povoação de Ivaiporã. Em seguida passou a ser chamado de Cruzeiro e em 1951 o povoado já era conhecido por Sapecado.

A colonização foi realizada pela Sociedade Territorial Ubá, dos irmãos Leovigildo e Bráulio Barbosa Ferraz. A 27 de janeiro de 1951, pela Lei n.º 613, foi criado o distrito de Ivainópolis. Pela Lei n.º 2.429, de 1955, a denominação foi alterada para Ivaiporã.

Pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, sancionada pelo governador Moysés Lupion, foi criado o município de Ivaiporã, com território desmembrado de Manoel Ribas. A instalação oficial ocorreu no dia 19 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito o sr. Manoel Teodoro da Rocha.



(Nota do Editor. O Decreto 790, de 14/11/1951, criou, em Pitanga, o distrito de Ivainópolis. A Lei 2.429 é de 13/08/ 1955.)



IVATÉ



Etimologia. Ivaté De origem tupi “ivaté, ibaté”... no alto, elevado, de cima. A comunidade local quis homenagear os antigos donos do lugar, o povo indígena caingangue. No entanto, a comunidade indígena que estava estabelecida na sede municipal, pertencia ao grupo Macro-gê e não falava a língua tupi (OB).



Origem Histórica. A ocupação da gleba foi promovida pela Companhia Brasileira de Imigração e Colonização. Quando os pioneiros aqui chegaram, depararam-se com um acampamento de índios da nação Caingangue no local destinado ao assentamento urbano. A comunidade quis homenagear aos antigos moradores do lugar, os índios Caingangues, dando ao lugar um nome indígena. No entanto, a comunidade que estava estabelecida na sede municipal pertencia ao grupo Macro-Gê, e não falavam a língua Tupi.

Posteriormente formou-se o patrimônio e instalaram-se as famílias que deram estabilidade à localidade. Na lembrança de alguns moradores surgem os nomes de Raimundinho do armazém, Almerindo Tavares dos Santos - comerciante de cereais, Ideu Francisco Alvarenga e Adelino Lopes - comerciantes,

Antônio Brito - agricultor, e inúmeras outras pessoas que, anonimamente, colaboraram para o fortalecimento de Ivaté.

Em 24 de junho de 1980, pela Lei n.º 7.338, Ivaté foi elevado à categoria de Distrito Administrativo.

Pela Lei n.º 8.970, de 02 de maio de 1989, foi criado o município de Ivaté, com território desmembrado do município de Umuarama. A instalação deu-se a 1º de janeiro de 1983.



IVATUBA



Etimologia. Ivatuba De origem guarani ‘’Ivá, ibá’’... haste, fruta, flor + ‘’tuba’’... abundância: grande pomar de frutas, terra de muita fruta. Os ivatubenses costumam dizer que o significado do nome de sua cidade é “Flor menina do Ivaí”, certamente pela proximidade do sítio urbano com o Rio Ivaí.



Origem Histórica. Os primeiros povoadores chegaram em meados de 1949. A colonização deu-se a partir da iniciativa de Primo Francisco Mazzucco e Estevão Grasso, que adquiriram gleba de terras da empresa Pareja e Cia. Ltda. Após a constituição da firma Grasso & Mazzucco Ltda., o patrimônio já estava formado, com traçado urbano e promissora venda de lotes urbanos e rurais.

Os primeiros moradores do povoado foram Santo Preza e Leonildo Coral, vindos em 19 de agosto de 1949, de Santa Catarina. São pioneiros no comércio o sr. Aurélio Semprebom e José Bendo.

Pela Lei n.º 666, de 11 de julho de 1966, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo.

Pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, foi criado o município. A instalação oficial do município deu-se no dia 18 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito municipal eleito o sr. Wander Ribeiro.



JABOTI



Etimologia. Jaboti Vem do tupi “jabuti”... espécie de quelônio (Testudo tabulata Spix).



Origem Histórica. Os fundadores do primeiro núcleo foram Antônio José de Azevedo e João de Paula, que ainda no século passado enfrentaram inúmeras dificuldades na fixação de suas moradias. Pelo Decreto-Lei n.º 561, de 1º de dezembro de 1909, foi criado o Distrito Policial de Jaboticabal, primeira denominação, e a 19 de março de 1912, pela Lei n.º 1.110, o Distrito Judiciário.

Até 1919 vigorou a denominação Jaboticabal, sendo substituída por Carlópolis, que não vingou, optando a comunidade pela denominação Jaboti, para conservar designação antiga. Historicamente é a simplificação da palavra Jaboticabal, que identificava antiga fazenda da região, de onde se originou o território do atual município de Jaboti.

Em 1928 foi criado o município de Jaboti, sendo primeiro prefeito o sr. Hermindo Augusto de Oliveira. Em 22 de janeiro de 1934, pelo Decreto n.º 106, por não atingir meta de arrecadação prevista, foi extinto o município, tornando-se distrito de Tomazina e depois do município de Japira.

Pela Lei n.º 253, de 26 de novembro de 1954, foi restaurada a autonomia do município de Jaboti. Nesta nova fase foi primeiro prefeito municipal o sr. Domingos Ferreira de Quadros.

Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, Jaboti “foi elevado a município pelo Decreto 2.645, de 10/04/1929. A anexação a Tomazina se deu em 1933.”



JACAREZINHO



Etimologia. Jacarezinho Jacaré Palavra formada pelo termo “jacaré” acrescida do elemento de ligação “z” e do sufixo diminutivo “inho”. O termo “jacaré” vem do tupi “yaka’ré”... aquele que olha de lado, sendo nome comum de vários répteis crocodilídeos da família dos aligatorídeos. (TS, OB, SB).



Origem Histórica. O desbravador do território do atual município foi Antônio Calixto, chegado na região em 1886. Em seguida, vieram as famílias de Joaquim Severo Batista e Francisco de Paula Figueiredo.

Em 1888 foi fundada a Fazenda da Prata, pela família Alcântara, de Minas Gerais. Vieram o médico João Cândido de Souza Fortes e frei Inácio de Mello e Souza. Novos povoadores acorreram ao lugar e o povoado cresceu.

A 04 de julho de 1890, criou-se o distrito de Nova Alcântara. A chamada “terceira leva de pioneiros” chegou a partir de 1889, com as famílias do dr. Costa Júnior, Júlio Cerqueira César, Manoel Brizola Veado, João Frutuoso de Mello e Balthazar Sodré. Nova Alcântara torna-se município a 02 de abril de 1900, pela Lei n.º 352.

O período de 1910 registrou acentuado desenvolvimento com a vinda das famílias de Barboza Ferraz, Pimenta, Leôncio de Castro, Luiz Antônio de Almeida Barros, dr. Fernandes Eugênio Martins Ribeiro e dr. Geraldo Pacheco Jordão. A denominação Jacarezinho provém da Lei n.º 471, de 03 de abril de 1903, numa referência ao Rio Jacarezinho, que banha o território municipal.



JAGUAPITÃ



Etimologia. Jaguapitã Vem do tupi ‘’jaguá (jaguar)’’... onça, cão + ‘’pitã (pitanga)’’... avermelhado, pardo: cão avermelhado, raposa avermelhada, onça parda. (OB). O IBGE define como ‘’onça pintada’’.



Origem Histórica. Em 1937 chegaram em caravana na região onde hoje é a sede municipal de Jaguapitã as famílias de Antônio Pinto e Izaltino Rodrigues, dentre outras. Formaram um povoado que logo cresceu e foi denominado São José dos Bandeirantes.

Nos anos que se seguiram foi grande o afluxo de novos moradores. O Decreto-Lei n.º 199, de 30 de dezembro de 1943, eleva o povoado a categoria de vila, com a denominação de Jaguapitã, sendo referência ao Rio Jaguapitã.

A partir de 1946 a população de Jaguapitã viveu um clima tenso, e por vezes de guerrilha, motivado por questões agrárias, entre posseiros de terras e jagunços, patrocinados por grupos e pessoas que se especializaram em “grilagem”. Paralelamente ao latente litígio agrário, o patrimônio crescia.

Em 10 de outubro de 1947, pela Lei Estadual n.º 02, sancionada pelo governador Moysés Lupion, a Vila de Jaguapitã foi elevada à categoria de município. A instalação deu-se em 10 de dezembro do mesmo ano, na ocasião foi empossado o primeiro prefeito, sr. Alfredo Baticiato.

JAGUARIAÍVA



Etimologia. Jaguariaíva Vem do guarani “Jaguá”... cão + “i”... rio + “aiva, ayua, aiba”... ruim, louco: rio do cachorro ruim ou louco (FF). Para Orlando Bodoni, o termo é de origem Tupi, ‘’Tyaguariahibá’’... rio de lontra brava, rio do jaguar ruim.



Origem Histórica. É bela e rica a história de Jaguariaíva, surgida às margens do histórico Caminho de Sorocaba. O nome da cidade é referência ao Rio Jaguariaíva que corta o município e consta em antigos mapas cartográficos.

Destacou-se o nome do coronel Luciano Carneiro Lobo, que em 1795 adquiriu a fazenda Jaguariaíva, propriedade rural que deu origem ao atual município. Em 15 de setembro de 1823 um Alvará Imperial elevou a Fazenda Jaguariaíva à categoria de Freguesia.

No ano de 1828, liderados por Dona Isabel e o coronel Lobo, a comunidade solicitou licença para a construção de uma capela, sob a invocação do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, prontamente concedida por D. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, Bispo de São Paulo.

Francisco Xavier da Silva foi outro grande nome da historiografia regional, faleceu em 1829. Foi avô do dr. Francisco Xavier da Silva, governador do Paraná por várias vezes. Famílias ilustres deram continuidade ao progresso e contribuíram para a história do lugar, dentre as quais destacam-se as de Ferreira de Almeida, Mello, Fonseca, Ribas, Sampaio e Marques. A Lei Provincial n.º 423, de 24 de abril de 1875, elevou Jaguariaíva à categoria de município e ao nível de cidade em 05 de maio de 1908, através da Lei n.º 811.



JANDAIA DO SUL



Etimologia. Jandaia Origina-se do tupi ‘’nhand-ai’’... ave da família psitacídeos, designado papagaio andejo ou periquito-rei. (do Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Sul Vem do anglo-saxônico “suth”, através do francês “sud”, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul.



Origem Histórica. Integrada a prodigiosa região fisiográfica denominada ‘norte novo’, a gleba onde a companhia colonizadora formou o patrimônio de Jandaia recebeu, desde logo, a contribuição fecunda e dinâmica da cultura cafeeira.

Quando foi fundado o patrimônio, tornou-se desde logo o centro das convergências de agricultores, oriundos dos mais diversos pontos do país. Pouco tempo depois de sua formação, Jandaia foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Apucarana.

Pela Lei Estadual n.º 790, de 14 de dezembro de 1951, foi criado o município de Jandaia do Sul, com território desmembrado do município de Apucarana, e instalado a 14 de dezembro de 1952. O primeiro prefeito municipal eleito foi o sr. Lino Marquetti. A Comarca de 2ª Entrância foi criada pela Lei Estadual n.º 1.542, de 14 de dezembro de 1953.



JANIÓPOLIS

Etimologia. Janiópolis Palavra formada pelo nome pessoal masculino “Jânio” e pelo sufixo grego “pólis”. O termo “Jânio” origina-se do latim “Janu”, uma divindade romana, cuja forma primitiva é “Dianus”, derivada de “dius”...divino, conforme Diana.. O termo “pólis” é sufixo grego e significa cidade: Cidade de Jânio.



Origem Histórica. Janiópolis teve sua origem na formação de um patrimônio em plena floresta virgem, localizado no interior do município de Campo Mourão, denominando-se Pinhalzinho. Pela Lei n.º 36, de 30 de dezembro de 1960, foi criado o Distrito de Pinhalzinho.

Neste período havia ganhado as eleições, para o governo do Estado do Paraná, o candidato do PDC, Ney Aminthas de Barros Braga, dotado de raro carisma e que se empenhara na campanha presidencial de Jânio Quadros, à qual o povo lhe associou o nome. Resolveu o povo homenagear o estadista Jânio da Silva

Quadros, nascido em Campo Grande, atual Estado de Mato Grosso do Sul. Este homem notabilizou-se na política: foi prefeito da cidade de São Paulo por duas vezes, deputado federal pelo Estado do Paraná e Presidente da República. Marcou de forma indelével a recente historiografia brasileira seu ato de renúncia à Presidência da nação.

Neste contexto, Pinhalzinho foi elevado à condição de município autônomo, através da Lei Estadual n.º 4.450, no dia 20 de outubro de 1961, com território desmembrado de Campo Mourão e tendo denominação alterada para Janiópolis. A instalação se deu a 18 de novembro de 1962 e o primeiro prefeito foi o sr. Oscar de Paula Pereira.



JAPIRA



Etimologia. Japira Origina-se do tupi ‘’japyra’’... guaxe, pássaro da família dos Ictéridas (Cacicus haemorthus Lin).



Origem Histórica. Em 1923 o coronel Joaquim Pedro de Oliveira era dono de extensa área de terras entre

os rios Laranjinha e das Cinzas. No ano seguinte sua propriedade rural foi cortada pelos trilhos de aço da estrada de ferro que corre no sentido meridional, e o coronel fez doação de determinada área de terras para a construção de uma estação ferroviária.

A Estação Ferroviária de Japira foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1924, com denominação sugerida pelo engenheiro dr. Francisco Bittencourt.

Não demorou e ao redor da estação foram construídas dezenas de casas, que aumentavam gradativamente, com o passar dos anos. A Lei n.º 93, de 19 de setembro de 1948, criou o Distrito Administrativo de Japira, jurisdicionado ao município de Tomazina.

Em 14 de novembro de 1951, pela Lei n.º 790, foi criado o município de Japira. As primeiras eleições municipais deram-se a 09 de novembro de 1952, ocasião em que o coronel Joaquim Pedro de Oliveira elegeu-se prefeito municipal.

Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, “segundo informação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, a estação foi inaugurada em 1º de abril de 1925. Pela Lei de 1948 foi criado o Distrito Judiciário e não o Administrativo.”



JAPURÁ



Etimologia. Japurá Vem do tupi ‘’japurá ou jupará’’... macaco da meia-noite. Mamífero da família dos Procinídeos (Potus flavus Schereb). (ABHF, OB, SB).



Origem Histórica. A ação colonizadora desenvolvida pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná é que deu origem ao município de Japurá, e o desbravamento da região iniciou-se em 1953. O nome da cidade é homenagem da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná a Miguel Maria Lisboa, o Barão de

Japurá.

Muitos nomes ficaram gravados na memória, da epopéia do desbravamento japuraense, mas os que a história registrou foram os de G. Berbert, Irineu Batista Câmara e Hermenegildo Lanaro. Não tardou muito e foram chegando levas de migrantes italianos, espanhóis e japoneses. O patrimônio foi formado e teve rápido desenvolvimento.

Em 1955 Japurá pertencia à jurisdição do município de Cianorte, posteriormente passou a pertencer a São Tomé. Finalmente, sem chegar a ser distrito, e com território desmembrado de São Tomé, Japurá se tornou município autônomo através da Lei n.º 4.788, de 29 de novembro de 1963. O município foi oficialmente instalado com a posse do primeiro prefeito eleito, sr. Irineu Batista Câmara, a 13 de dezembro de 1964.



JARDIM ALEGRE

Etimologia. Jardim Substantivo masculino. Origina-se do francês “jardin”, do antigo “jart”, derivado do frâncico “gard”, designando terreno onde se cultivam plantas ornamentais.

Alegre Adjetivo. Vem do latim vulgar “alecrem” “alecris”... designando felicidade, animado, vivo.



Origem Histórica. A povoação jardim-alegrense surgiu na fazenda Rancho Alegre, na estrada que ligava a vizinha Ivaiporã até a cidade de Faxinal.

Era o período do “boom” cafeeiro, década de cinqüenta, e os proprietários da fazenda, Genibre Ayres Machado, Pedro Machado, Renato Machado, Godofredo Ayres Machado e Acindino Ayres Vidal, embalados na esteira colonizadora que invadia o Paraná incentivaram a povoação da Placa Rancho Alegre.

O povoado ainda recebeu o nome de Patrimônio dos Três Machados, numa referência aos proprietários da fazenda Rancho Alegre, mas a denominação de Jardim Alegre ficou definida, de certa forma homenageando a fazenda Rancho Alegre. Em 24 de maio de 1961, pela Lei n.º 4.367, o povoado tornou-se Distrito Administrativo do município de Manoel Ribas. A 28 de abril de 1964, pela Lei n.º 4.859, foi criado o município autônomo, com território desmembrado de Ivaiporã. O primeiro prefeito foi o sr. José Clarimundo Filho.



JARDIM OLINDA



Etimologia. Jardim Origina-se do francês “jardin”, do antigo “jart”, derivado do frâncico “gard”, designando terreno onde se cultivam plantas ornamentais. Olinda Vem do grego ‘’ólynthos’’... figo que não amadurece (Alexandre Moreau). (AN).



Origem Histórica. As terras ocupadas pelos pioneiros pertenciam, em parte, à Companhia de Terras Norte do Paraná e o restante eram áreas devolutas. Os fundadores de Jardim Olinda foram Abel Garcia Munhoz, Murilo Garcia Munhoz, José de Almeida Leme do Prado Netto, Luiz Gazabine e Alfredo de Mattos Escobar.

A ideia deste grupo de pioneiros seria de calcar a economia regional na cafeicultura. No entanto, com o passar dos anos a pecuária tomou força e se impôs. Em 22 de novembro de 1960, pela Lei n.º 99, Jardim Olinda torna-se Distrito Administrativo. O nome dado ao patrimônio foi homenagem à esposa de um dos fundadores da localidade de nome Olinda. Foi acrescentado o termo Jardim, para diferenciá-la da cidade de Olinda / PE.

Com a criação do município de Inajá, pela Lei n.º 4.338 de 25 de janeiro de 1961, desmembrando-se de Paranacity, o distrito de Jardim Olinda passa à sua jurisdição. Pela Lei n.º 4.844, de 06 de março de 1964, foi criado o município de Jardim Olinda com território desmembrado do município de Inajá. A instalação oficial deu-se no dia 11 de dezembro de 1964, com a posse do primeiro prefeito eleito, sr. João Paulo Diniz.



JATAIZINHO



Etimologia. Jataizinho Palavra formada pelo termo “jataí” acrescida do elemento de ligação “z” e do sufixo diminutivo “inho”. O termo “jataí” vem do tupi “yaátã-yba” contrato para “ja-ata-y”... árvore de fruto duro. Designa também uma abelha silvestre, do gênero Trigona que se aninha nesta árvore. (TS, OB).



Origem Histórica. O município originou-se da fundação, em 1855, da Colônia Militar do Jataí, em terras doadas pelo Barão de Antonina, mas as primeiras movimentações datam do ano de 1850, quando o sertanista Joaquim Francisco Lopes pisou seu chão.

Em 02 de agosto de 1855 o frei Timótheo funda, à margem esquerda do Tibagi, o núcleo catequético São Pedro de Alcântara e na ocasião entroniza a imagem de Nossa Senhora dos Anjos. A Lei n.º 333, de 12 de abril de 1872, criou a Freguesia do Jataí, com sede na colônia militar e sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.

Pela Lei n.º 2.614, de 14 de março de 1929, foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Jataí. Por motivos políticos o Decreto n.º 7.573, de 20 de outubro de 1938 extingue o município, passando seu território a pertencer a São Jerônimo e ao distrito de Assaí.

Em 10 de outubro de 1947, a Lei Estadual n.º 02, lhe restitui a condição de município, sendo instalado a 08 de dezembro do mesmo ano, com a posse do sr. José Moraes Neves, primeiro prefeito desta nova fase política.

(Nota do Editor. Consta que a anexação a São Jerônimo teria se dado em 1932. Teve o nome mudado de Jataí para Jataizinho pelo Decreto-Lei 199, de 30/12/1943.)



JESUÍTAS



Etimologia. Jesuítas Substantivo masculino plural. Vem do italiano “gesuíta”, de “Gesú”... Jesus. Possivelmente do francês “jésuitique”.



Origem Histórica. O principal colonizador da localidade foi o sr. Amaro Martins Felício, que construiu a primeira casa no lugar. A chamada Marcha para o Oeste muito contribuiu para que famílias aqui se estabelecessem e dotassem a região de infra-estrutura necessária, possibilitando que fossem Leiteadas prerrogativas políticas de apoio à comunidade. Estas famílias pioneiras deram estabilidade econômica, social e cultural à cidade de Jesuítas.

Em 31 de dezembro de 1962, pela Lei n.º 4.668, foi criado o Distrito Judiciário no município de Formosa do Oeste. Pela Lei n.º 7.304, de 13 de maio de 1980, foi criado o município de Jesuítas, com território desmembrado do município de Formosa do Oeste, e instalado a 1º de fevereiro de 1983.

O nome dado à cidade é homenagem aos padres jesuítas espanhóis, que a partir do final do século XVI, iniciaram épico trabalho de catequização em mais de cem mil índios, em terras hoje paranaenses.

Destacaram-se nestas ações os padres Simão Mazzeta, Montoya e Justo Mansilia van Surck. Os jesuítas eram membros da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola (1491-1556).

Acrescentando informações, o pesquisador José Carlos Veiga Lopes diz: “...a Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola para enfrentar a reforma protestante, foi aprovada pelo papa em 27 de setembro de 1540.”



JOAQUIM TÁVORA



Etimologia. Joaquim Nome pessoal masculino. Origina-se do hebraico ‘’Iehoyachin’’... o elevado de Deus, o engrandecido por Deus. Távora Sobrenome de origem geográfica. Vem do latim “Tabora”, em referência a uma cidade e um rio de Portugal.



Origem Histórica. Remonta a 1915 a fundação de Barra Grande, que era parte integrante da Fazenda Jaboticabal da Barra Grande, de João Ayres e Job Ayres Dias, de onde se originou o município de Joaquim Távora.

O principal povoador da comunidade foi o capitão Miguel Dias, secundado pelas famílias de Joaquim Fonseca, Jerônimo Vaz Vieira e Antônio Joaquim Vieira. Quando se tornou distrito o povoado recebeu denominação de Afonso Camargo.

Pela Lei n.º 2.645, de 10 de abril de 1929, foi criado o município de Afonso Camargo, com território desmembrado de Santo Antônio da Platina, a instalação oficial se deu em 21 de setembro do mesmo ano.

Um dos principais líderes do movimento que resultou na emancipação política da localidade foi o capitão Miguel Dias, e dentre outras pessoas, o vereador Herculano Chaves Madureira.

O Decreto-Estadual n.º 332, de 06 de novembro de 1930, alterou a denominação para Joaquim Távora.

Trata-se de homenagem ao tenente Joaquim Távora, irmão do revolucionário Juarez Távora e um dos líderes da Revolução de 1924, em São Paulo, morto durante os combates.



JUNDIAÍ DO SUL



Etimologia. Jundiaí De origem guarani “nhundiá” ... bagre + “y” ... água, rio: rio dos bagres.do Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”.

Sul Vem do anglo-saxônico “suth”, através do francês “sud”, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul. (ABHF).



Origem Histórica. A partir de 1917, Salvador Castilho lançou as bases de povoamento de Jundiaí do Sul. A primeira missa foi celebrada por frei Belino Maria, e em 1919 foi instalado o primeiro cartório. O crescimento foi lento e gradual.

Em 1936, João Francisco da Veiga, dono da Fazenda São Francisco, doou área de terras para abrigar as novas famílias que chegavam ao patrimônio e que passou a se chamar Vila de São Francisco. Em 1938, o povoado tornou-se distrito e passou a denominar-se Jundiaí, em referência ao Rio Jundiaí, que banha o território municipal.

Pelo Decreto n.º 199, de 30 de dezembro de 1943, Jundiaí passou a se chamar Cinzas. Em 10 de outubro de 1947, pela Lei n.º 02, foi criado o município de Cinzas, sendo primeiro prefeito nomeado o sr. Sebastião Fogaça de Souza. A 14 de novembro de 1951, através da Lei n.º 790, nova alteração na denominação que passa a se chamar Rio das Cinzas. Em 07 de março de 1956, pela Lei n.º 2.618 a denominação é alterada para Jundiaí, acrescida de ‘do Sul’, para diferenciá-la de cidade homônima no Estado de São Paulo.

Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, “o Distrito Judiciário de Jundiaí foi criado pela Lei 137, de 19/01/1937. O nome do município era Rio Cinzas e não Rio das Cinzas.”



JURANDA



Etimologia. Juranda Vem do tupi ‘’jur’’... vir, vem + ‘’andá’’.... frutas: frutas que vem. (IBGE).

Origem Histórica. A Colonizadora Szaferman Ltda, dona de extensa área de terras localizada no interior do município de Campo Mourão, decidiu criar uma cidade. Desta forma optou por lotear e vender suas terras.

Entre os colonizadores e primeiros moradores da localidade, vindos entre 1949 e 1950, destacam-se Simão Szaferman, Benjamin Meize Szaferman, João Maffei Rosa, Lino Maffei Rosa, João Batista Chiesa, Ozório de Almeida, Theodoro Malacoski, dr. João Antônio Saes Cervantes (primeiro médico), Estanislau

Novak, Antônio Bezerra, João Martins Santana, João Polinarski, Zenóvio Szeremetta, Nicolau Mazur, Paulo Mazur, Felipe Nocak, Salako Ivaitiuk, João Caetano Simão, dr. Sérgio Conut (primeiro engenheiro), Valdomiro Bartoski, Júlio Bartoski, Miguel Bartoski e Nicolau Steski, dentre outros.

O nome da localidade adveio de forma mística, através de uma visão espiritual obtida por João Maffei Rosa, na ocasião em que realizava a derrubada da mata para implantação do Plano Diretor da cidade. João Maffei, que era espírita, assim como seu irmão Lino Maffei, viu a imagem da índia (cabocla) Juranda e recebeu mensagens de fé e esperança naquele lugar. A partir daquela data o povoado em criação passou a denominar-se Juranda, assim como o ribeirão que banha a sede municipal.

A Lei n.º 15, de 1º de setembro de 1955, criou o Distrito Administrativo de Juranda, com território pertencente ao município de Campo Mourão. A Lei n.º 7.549, de 16 de dezembro de 1981, criou o município de Juranda, com território desmembrado de Mamborê, e a instalação oficial deu-se no dia 1º de fevereiro de 1983.



JUSSARA



Etimologia. Jussara Origina-se do tupi ‘’Juçara’’... espécie de palmeira (Euterpe edulis Mart). Gonçalves Dias define o termo de comichão, coceira, frieira. No Maranhão é espécie de palmeira.



Origem Histórica. Jussara foi fundada pela Companhia de Terras Norte do Paraná. A denominação da cidade surgiu em 1952, se constituindo em homenagem à então Miss Brasil Jussara Marques, mulher de rara beleza.



Kaloré



Etimologia. Kaloré Origina-se do caingangue ‘’Kaloré’’... terra fofa, terra fértil, terra cultivável (Wladimir Babkov).



Origem Histórica. Kaloré é resultado do grande trabalho desenvolvido pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Esta denominação foi dada pelo departamento de topografia da empresa colonizadora, dirigido pelo russo naturalizado brasileiro Wladimir Babkov. Também desenvolveu trabalho de colonização na região a Companhia Comercial Agrícola São Vicente. Heleno Justino da Silva, popularmente chamado Gato Preto, vindo de Minas Gerais, em 1948, foi o que primeiro desbravou as matas do lugar. Em 1949, estabeleceram-se no patrimônio as famílias Imposseto, Fernandes, Darienso, Labegaline e Junqueira. No ano seguinte, o Gato Preto “montou uma venda” que fornecia fumo, cachaça e comida aos trabalhadores. A primeira professora do lugar foi dona Rosa Lina de Lima.

Em 24 de maio de 1961, pela Lei Estadual n.º 4.368, o Patrimônio de Kaloré foi elevado à condição de Distrito Administrativo e Judiciário, com território pertencente ao município de Jandaia do Sul. Em seguida, o distrito deixa de pertencer à jurisdição de Jandaia do Sul e é anexado ao território do município de Marumbi, isto através da Lei n.º 4.245, de 25 de julho de 1960.

Pela Lei Estadual n.º 89, de 07 de agosto de 1961, foi criado o município de Kaloré, com território desmembrado de Marumbi. A instalação oficial ocorreu no dia 08 de dezembro de 1962, sendo primeiro prefeito municipal eleito o sr. Otávio Imposseto.


Fonte: Municípios paranaenses : origens e significados de seus nomes / autor João Carlos Vicente Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas