Jornada do Clima

Entre os dias 23 e 30 de setembro começou em Nova York a Assembleia Geral das Nações Unidas onde participam Chefes de governo e de Estado de todo o mundo.
A semana será de intensas discussões que devem incluir temas como as mudanças climáticas, o programa nuclear do Irã, as negociações de paz entre israelenses e palestinos e a reforma do sistema financeiro internacional. Os líderes mundiais participam da chamada Jornada do Clima, quando as mudanças ambientais estarão na pauta das discussões.
E bom pensar mesmo para uma solução o mais rápido possível porque o nosso planeta está literalmente derretendo.

Veja o exemplo da geleira Grey, no Parque Nacional de Torres del Paine, no Chile, que é considerada uma das mais espetaculares da América do Sul. Com 270 quilômetros quadrados, ela começa nos Andes e termina no Lago Grey.


Geleria Grey - Chile - O campo de gelo cobriu 270 quilometros quadradas, em 1996. Esta foto de 2007 da Estação Espacial Internacional, revelou que tinha diminuído drasticamente. Os cientistas pensam que aumentou as temperaturas regionais reduziu a quantidade de gelo a ser reabastecidos a cada ano.

De acordo com a Estação Espacial Internacional, astronautas fotografaram que a zona de geleiras, esta diminuindo drasticamente. Os cientistas acreditam que o aumento da temperatura local e umas das principais razoem para que a área das geleiras tenham tido esta redução substancial.

As Geleiras são formadas por camadas compactadas de neve. O gelo das geleiras é o maior reservatório de água doce da Terra. Há geleiras nas regiões polares e nas grandes cordilheiras. Nos trópicos, elas estão restritas às montanhas mais elevadas e são consideradas altamente vulneráveis ao aquecimento global.
A América do Sul também possui geleiras nos vastos campos de gelo da Patagônia, no extremo sul do continente, em territórios de Argentina e Chile. Poucas geleiras andinas foram estudadas em detalhes. As geleiras da Bolívia, por exemplo, começaram a ser pesquisadas há pouco tempo, com a ajuda do satélite sino-brasileiro CBERS-2.

Alasca: Geleira hung (Bear Glacier): foi tirada em 2005.
A tonalidade é causada pelo iodo que é finamente moído nas pedras e os sedimentos de inumeras partículas ficam presas nas paredes do vale. As listras no meio são formados por rochas e escombros quando duas geleiras se mesclam. Em 2008, o lago rompeu e alagou a Baia da Ressurreição.

Helheim da Groenlândia (Helheim) Glacier: De 2001 a 2005.
O recuo da geleira Helheim, Groenlândia, 2003: Quando o gelo dilui a ponta de uma geleira começa a flutuar e rapidamente fissuras em icebergs.
A geleira Glacial parece azul pálido porque o gelo absorve comprimentos de onda de luz vermelha e o azul se espalha.

Comentários

Postagens mais visitadas