Dia Mundial Sem Carro nas ruas de Curitiba


Cerca de 35% da frota circulante da cidade (337 mil carros) - deixaram de circular em Curitiba nesta terça-feira, 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro. A estimativa é da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, feita a partir de informações repassadas pelos agentes de trânsito que percorreram a cidade.
O sucesso maior do Dia Sem Carro foi o de propiciar a reflexão sobre trânsito e meio ambiente.
Sem carro, 40 quadras de 15 ruas centrais foram bloqueadas ao trânsito, com a adesão de Curitiba ao movimento mundial do Dia Sem Carro, surgido na França em 1998 com o objetivo de conscientizar a população para a importância de reduzir a poluição ambiental causada por uma frota que se multiplica a olhos vistos.
Em Curitiba, em dez anos (1999 a 2008), a frota passou de 684 mil para 1,1 milhão de veículos e, neste mesmo período a população estimada da cidade passou de 1,578 milhão para 1,828 milhão de habitantes. Ou seja, a frota cresceu em mais de 400 mil veículos e a população em 250 mil habitantes.
Desde 2005, a Prefeitura vem fazendo intervenções no sistema viário e de transporte para melhorar as condições de trânsito na cidade e atrair mais passageiros do transporte coletivo. Foram diversas intervenções, como binários, revitalização de ruas importantes, a renovação da frota de ônibus, a tarifa domingueira, entre outras medidas, disse Beto Richa (prefeito de Curitiba).
O transporte coletivo contou com o reforço de 100 ônibus extras, especialmente nas linhas que cruzam o Centro da cidade. Nas primeiras horas da manhã houve lentidão no tráfego em duas quadras da rua XV de Novembro, no início da rua João Negrão e no ponto central da Visconde de Guarapuava. Pouco tempo depois o trânsito começou a fluir com tranquilidade.
Agentes de trânsito orientaram motoristas em toda a região central e nos principais cruzamentos do entorno.
O Dia Sem Carro é um convite aos motoristas para deixem o carro em casa e uma oportunidade de reflexão sobre a importância do uso racional do carro, uma atitude que terá reflexo direto na redução de poluentes e na melhoria da qualidade de vida.


Comentários

Postagens mais visitadas