Etimologia: Pontífice



Alguns anos depois da lendária fundação de Roma por Rômulo e Remo (753 AC), quando o monarca da jovem da cidade se ocupava ainda dos rituais religiosos, o segundo rei de Roma, Numa Pompilius, pensou que seus sucessores teriam que ocupar-se mais das guerras e do governo de um estado cada vez mais complexo, por isso eles não seriam capazes de pensar em liturgia.
Com esta ideia, Numa Pompilius decidiu entregar o cuidado das cerimônias religiosas a um funcionário ou sacerdote para desempenhar essa função exclusivamente religiosa.
Depois de muita meditação a esse respeito foi conferida essa dignidade aos Pontifex - que eram os responsáveis por cuidar da ponte sobre o rio Tíber, uma tarefa, que naquele tempo era de enorme importância política e militar, bem como religiosa.
En la palabra pontifex se fusionan pontis 'puente' y facere 'hacer', en alusión a su actividad: cuidar el puente.
Na palavra Pontifex se fundem - “Pontis” – ponte e “facere” - fazer, em alusão a sua atividade que era cuidar da ponte.
Alguns séculos depois, o Imperador Júlio César decidiu assumir a dignidade de Pontifex Maximus - Sumo Pontífice simplesmente o "Papa", o maior dos Pontifex, para indicar assim a sua posição de chefe não só como chefe civil e militar, mas também religioso.
A partir de Augusto, este título ficou vinculado ao do Imperador durante vários séculos, até a chegada ao poder de Constantino (306 dC), quem adotou o cristianismo como religião oficial do império.
Fiel à tradição consagrada por seus antecessores, Constantino continuou durante algum tempo usando o título de Sumo Pontífice, agora como um representante de Cristo.
Mas os bispos de Roma não demoraram para reclamar para si o estatuto de únicos representantes exclusivos de Cristo na Terra e, eventualmente, acabaram por incorporar o título de Pontifex Maximus, que os papas ostentam até hoje.


Fonte: Extraídos dos livros de Ricardo Soca - A fascinante história das palavras e Novas fascinantes histórias das palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas