Benefícios da aprendizagem de línguas

Nunca é tarde para se aprender uma segunda língua. Evidentemente, se tiver a oportunidade de aprendê-la ainda na mais tenra idade, melhor. Mas se isso não lhe foi possível, não desista, comece já. Eu por exemplo, estou aprendendo francês e italiano. Optei por essas duas também latinadas, por já ser falante de português e espanhol e, portanto, para mim estão sendo mais fácil domina-las.
Os benefícios de se aprender línguas e que tem um efeito positivo sobre o crescimento intelectual, enriquece e aumenta o desenvolvimento mental do indivíduo, os falantes adquirem mais flexibilidade de pensamento, uma maior sensibilidade à linguagem, e os ouvidos ficam treinados e consequentemente o raciocínio melhora consideravelmente, sem falar na melhoria da compreensão de seu idioma nativo.
Quando aprendemos a falar outro idioma temos a oportunidade de nos comunicar com inúmeras pessoas de varias parte mundo afora abrindo assim uma imensa porta para outras culturas e costumes diferentes possibilitando assim entender e apreciar os povos de outros países.
Outro beneficio neste nosso mundo globalizado e o aumento de novas oportunidades de trabalho em muitas carreiras onde conhecer outra língua é um requisito fundamental e essas oportunidades surgem quando menos se espera. Estar preparado é o principal, por ai você poderá agarrar essa chance com determinação. Atualmente no mundo corporativo, as empresas, os Recursos Humanos e a grande maioria dos profissionais vêem a Aprendizagem de uma Língua Estrangeira (ALE) sob uma concepção instrumental, ou seja, a língua como uma ferramenta de trabalho.
O importante em se aprender outra língua é que você toma consciência que a linguagem é à condição fundamental de uma cultura, da comunicação e do pensamento: ela expressa crenças, valores, percepções, normas, visões de mundo.
Dentro de uma cultura globalizada que reconhece o conhecimento como um ativo da mais alta importância, o reconhecimento da competência do indivíduo muita vez, depende de como ele utiliza uma das mais eficientes ferramentas para obter, desenvolver e reconstruir seu papel dentro de uma sociedade demonstrando uma aguçada percepção da relação homem e mundo. Portanto, os benefícios devem ser sempre a concepção da aprendizagem de uma língua estrangeira como algo consistente e coerente com a nova estrutura de referência que estabelecemos para o conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas