8 de maio – Dia da Vitória


Hoje 08 de maio, comemora-se o Dia da Vitória - Dia que devemos reverenciar os nossos heróis brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial.
Há 62 anos, em 1945, acontecia finalmente a rendição das tropas nazi-fascistas na Itália, palco de uma luta sangrenta contra a tirania, o fanatismo e a barbárie, data conhecida mundialmente como o Dia da Vitória.
Para salvar o mundo desta tirania lá estiveram presentes os bravos e heróicos brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que embora as condições adversas, colaboraram, e muito, para a vitória dos aliados.
As adversidades já tiveram início na viagem. Foram 15 dias de incertezas, frio, cansaço e expectativa de milhares de jovens brasileiros em defesa da democracia, com bravura e heroísmo.
O contingente da FEB obteve três importantes conquistas durante a guerra: Monte Castelo, Montese e, finalmente, Fornovo. Foi o feito mais espetacular da FEB na Itália, com uma vitória forte, vibrante, sendo a única divisão que superou um inimigo numericamente superior e bem armado, impondo a vitória pela força das armas, com o inesquecível lema: " A COBRA VAI FUMAR".
Assinalando essa data, aqui estamos a prestar tributo aos que caíram no campo de batalha e nas trincheiras para conter o avanço das tropas alemãs e permitir a resposta aliada que tomaria o último reduto de Hitler. Por outro lado, nos enche de orgulho reconhecer aqueles que voltaram para o Brasil com a certeza do dever cumprido.
Portanto, neste dia 8 de maio, em todo o mundo, cidadãos reúnem-se para comemorar a vitória contra as forças da intolerância e da opressão representadas pelo nazi-fascismo e prestar homenagem àqueles que sacrificaram suas vidas na luta pela construção de uma sociedade livre, justa e soberana.

Comentários

Postagens mais visitadas