Eleições Limpas. Será?

Já fiz meu papel de cidadã brasileira indo as urnas votar. Pela manhã fui a minha seção eleitoral e sem problema votei em prefeito e vereador de minha cidade. Não havia tumulto e, tudo transcorreu na mais santa paz.
O impressionante mesmo foi ver diante das seções eleitorais a quantidades de lixos que os candidatos e seus cabos eleitorais espalharam. Tamanha falta de educação e civismo por parte deles e um desrespeito com a natureza. Justo agora em que o meio ambiente é assunto corriqueiro e também faz parte de muitas plataformas de governo desses mesmos candidatos.

Não sei se jogar panfletos e santinhos com nome de candidato resolve alguma coisa. Pelo mesmo, não para mim. Já fiz minha escolha durante a campanha e não seria na hora H que iria mudar meu voto. O que me indigna é ver essa sujeirada toda nas ruas.


Em meu bairro, Cristo Rei, perto de minha casa, há cinco zonas eleitorais, Colégio Nossa Srª. de Lurdes Bom Jesus/ Unifae, Colégio Decisivo, Colégio Elias Abrahão, Igreja Cristo Rei e Sociedade Morgenau- todas próximas e as ruas ficaram assim, abarrotadas de lixos.

Uma vergonha para a cidade que é considerada Cidade Modelo, Cidade Verde. Verde mesmo fiquei e acredito que muitos curitibanos ficaram, de raiva por conta dessa falta de responsabilidade e educação com o cidadão e o meio ambiente.

Pelo que sei, é proibida desde 1998 a boca-de-urna nas ruas próximas às seções eleitorais e que não devem sofrer com o despejo de matérias de campanha de candidatos. Segundo os TRE (Tribunal Regional Eleitoral) o(s) partido(s) político vai ser responsabilizado pelo candidato que desrespeitar a lei. A conseqüência para aqueles que fizerem o lançamento de panfletos e santinhos ruas, será o bolso: multa de R$ 5 mil por cada candidato a vereador e de R$ 50 mil, no caso do prefeito. A intenção, além de fazer cumprir a lei eleitoral, é evitar danos ao meio ambiente.
Se a partir da zero hora do dia da votação é proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral e todos sabem disso, porque então esse abuso. Será que os candidatos estão pensando na incapacidade do TRE em cumprir a lei? Será que estão pensando, no jeitinho brasileiro de “não dá em nada” e tudo termina em pizza? Será que estão pensando: Hã, no Brasil, o que é sério mesmo é o carnaval? Que as leis na, são cumpridas ao pé da letra ou somente para o cidadão trabalhador brasileiro e política não faz parte de rol?

Fica aqui minha indignação. Espero que as autoridades tomem uma providência a respeito, por que senão, daqui a dois anos tudo será igual novamente.

Fotos: EleuZair Neves - 05/10/2008 - eleições em Curitiba PR

Comentários

Postagens mais visitadas