Gentílicos de Cidades Brasileiras - Braço do Trombudo SC




Matando minha curiosidade sobre os adjetivos pátrios de cidades brasileiras, hoje iremos conhecer um pouco da cidade catarinense de Braço do Trombudo.
Entre os anos de 1920 e 1921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí-Açu, procedia das mais diversas regiões da Alemanha.
As primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.
Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos – km 10, km 15, km 20, Serril.

O nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensas trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgia daí nomes como Barra do Trombudo Central, Trombudo Alto, hoje Agrolândia e Braço do Trombudo.
Braço do Trombudo pode ser um município pequeno, mas com certeza possui grandes anseios. Um exemplo disso são os investimentos com a educação dos braço-trombudenses.
Em rede pública de Ensino Fundamental e Médio conta com 04 Centros de Educação infantil de 0 à 6 anos; 2 unidades de Ensino Fundamental – 1ª a 4 ª séries e 1 Escola Básica - 1ª a 8ª série, isto na Rede Municipal.
Na Rede Estadual conta com 1 Ensino Supletivo - 1ª a 8ª séries (em parceria com a Prefeitura Municipal); 2 Telessalas de Ensino Médio (IND. Rex LTDA e Prefeitura Municipal); 1 Colégio Estadual - Ensino Fundamental e Médio. Além da preocupação com a qualificação e requalificação do corpo docente, procura-se dar todo o suporte técnico para o bom andamento dos trabalhos.
Para uma população de 3.536 habitantes. Quanto ao saneamento básico da cidade, o Município não possui sistema de tratamento de esgoto, e sim, é utilizado as formas domésticas, compostas de tanque séptico e filtro biológico, seguindo para a rede mista.

Em Braço do Trombudo predomina casas tipo residencial, de alvenaria e de madeira. Atualmente o município de Braço do Trombudo contém cerca de 450 propriedades rurais em que atividade principal é a produção de leite, são aproximadamente 15.000 litros de leite diários.
Destacam-se também as culturas de milho, feijão, arroz e batata doce.
No setor industrial destaque-se para o setor metalúrgico (fábrica de parafusos, máquinas, balanças...), conta com 1 cerâmica, fábricas de aberturas, etc. Sendo que este setor tem obtido um significativo crescimento nos últimos anos. Com a expansão de algumas empresas, que proporcionaram uma oferta de empregos e o conseqüente aumento na renda total, nos setores metalúrgicos.
O município conta com aproximadamente 35 casas comerciais mistas de pequeno e médio porte, 04 supermercados, 14 bares e lanchonetes, 01 açougues, 04 salões de beleza, 01 barbearia, 02 indústrias de balanças, 02 indústrias de parafusos, 01 indústria de máquinas e equipamentos, 01 cerâmicas vermelha, 06 marcenarias, 01 indústria de esquadria de madeira, 02 indústria de beneficiamento de madeira, 02 fecularias, 01 ancionato (Asilo de velhos Recanto do Sossego), e um abrigo para crianças (Lar Beneficente João 3: 16), 01 indústria extrativa, 03 farmácias, 02 despachantes, 01 contabilidade, 01 empresa de consultoria, 01 fisioterapeuta, 01 borracharia, 01 criação e comércio de pintos, 02 floriculturas, 01 impressão e gráfica, 01 panificadora, 02 posto de gasolina, e 08 oficinas mecânicas.
Quanto à religião dos braço-trombudenses é predominante é a Evangélica, de Confissão Luterana, mas também é significativa a Católica. Existe outra seita religiosa mais de menor expressão.

Fonte: http://www.bracodotrombudo.sc.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas