Em Cuiabá tem...

O que é que Cuiabá Tem?

Tem peixe sim,
Pacu, piraputanga,
Tem pequi, mamão e manga,
Tem o pó de guaraná...

A culinária cuiabana assim como a brasileira, tem suas raízes nas cozinhas indígenas, portuguesa espanhola e africana.
A diferença está na incorporação de ingredientes da flora e da fauna nativas, nas combinações e modos de preparo originais que lhe asseguram sabores, cheiros, e aspectos inesquecíveis e sedutores ao paladar, ao olfato e aos olhos.
Frutos como exótico e saboroso pequi – de sabor e aroma peculiares – dão cor e enriquecem pratos a base de arroz e frango, a mandioca, a manga e o caju, o charque, peixes frescos ou secos, são ricamente combinados pelas mãos hábeis e criativas de tradicionais quituteiras em suas residências, peixarias ou restaurante especializado em comida típica.
Situadas nas bordas do Pantanal, onde a prodigalidade em seus peixes nobres faz analogias á fé cristã no milagre da multiplicação, as cidades de Cuiabá e Várzea-Grande têm como referenciais gastronômicos mais marcantes ou pratos à base de pescado.
Pacu assado, piraputanga na brasa, mojica de pintado, arroz com pacu seco, moqueca cuiabana, caldo de piranha, ventrecha (posta de peixe, localizada imediatamente após a cabeça) de pacu frita, dourado ou piraputanga na folha de bananeira e caldeirada de bagre, são pratos nascidos nas barrancas do rio Cuiabá e nas baias do Pantanal por obra da inventividade dos ribeirinhos.
Nos restaurantes das cidades, ganham toques de gourmets e conquistam os mais exigentes e sofisticados paladares.
E tem ainda a maria Isabel ou melhor, “maria zabé”, a original farofa de banana da terra, prato exclusivo da culinária local, a paçoca de pilão feita com carne de charque e farinha de mandioca temperada, o furundu (doce preparado com mamão verde, rapadura e canela), o pixé elaborado com milho torrado e socado com canela e açúcar, o bolo de arroz cuiabano, o francisquito, os doces de caju e manga, o inigualável licor de pequi e o afrodisíaco guaraná de ralar que substitui, nas famílias mais tradicionais cuiabana o cafezinho brasileiro.

Pratos doces e salgados, típicos da culinária Cuiabana.

Salgados

Arroz com pequi; arroz carnaval; costela passada ao sol com pequi e arroz ; carne com banana verde; carne seca com abóbora madura; croquete de mandioca; mojica de pintado.

Doces


Bolo de arroz; bolo de arroz tradicional; bolo de mandioca; bolo de polvilho frito; biscoito de queijo da vovó; biscoito de queijo assado; biscoito da roça; biscoito de polvilho;biscoito tradicional de milho.



Fonte: Prefeitura Municipal de Cuiabá MT

Comentários

Postagens mais visitadas