Foto Eleuzair - Querido e estimadoOliver "el gato más famoso de la tierra"


Fatos sobre gatos


Antigamente pensava-se que os gatos só viam preto e branco, mas estudos recentes provaram que os gatos conseguem distinguir entre o vermelho e o verde, o vermelho e o azul, o vermelho e o cinzento, o verde e o azul, o azul e o cinzento, o amarelo e o azul e o amarelo e o cinzento. Portanto, seja como for, as cores não são tão importantes na vida dos gatos como são na nossa.


Banhos


Normalmente nao ha necessidade de dar banho no seu gato. Os gatos sao muito eficazes em se tratando da sua higiene pessoal, e para a maioria dos gatos, esse e o unico metodo de limpeza que necessitam. A lingua dos gatos e semelhante a uma lixa, actuando como uma escova na limpeza do pelo. Um gato sujo e sinal de que esta doente, ja que deixam de se limpar.
Algumas vezes se faz necessario dar banho, como em casos de:

  • algum produto venenoso no seu pelo. - nao consegue se limpar sozinho, por algum motivo.
  • estar muito sujo, por algum motivo.

Metodo para dar banho no seu gato:

  1. Primeiro apronte tudo: agua morna; bacia ou pia que ira usar; toalha de banho ou tapete de borracha no fundo da pia ou bacia, para que o gato possa se segurar nela com as unhas e se sentir mais seguro; sabonete proprio para gatos (sabonetes humanos ressecam demais a pele do gato); tolha bem felpuda para secá-lo e dependendo do gato, voce podera depois da toalha usar secador de cabelos, mas a maioria dos gatos nao gosta do barulho e ficam muito nervosos.
  2. Encha a bacia ou pia com agua antes de colocar o gato dentro, para que ele nao se assuste com o barulho da agua.
  3. Ter as unhas do gato aparadas antes do banho, melhora as suas chances de nao ser arranhado.

Escovacao do pelo

A escovacao do pelo do seu gato e muito importante, evita a formaao de bolas de pelo no estomago deles. Comece a escovar o pelo dele quando ele ainda for filhote, para que ele acostume.

  • Se o gato for de pelo curto, nao necessitam de tanto cuidado, mas tambem devem ser penteados e escovados, e depois umedeca um pedaço de tecido e passe pelo seu pelo;
  • Os gatos de pelo longo devem ser escovados de preferencia 2 vezes ao dia, por cerca de 5 minutos;
  • Use pente de metal com dentes largos e escova de cerdas duras, assim ele ficara fofo quando voce terminar;
  • Certifique-se que desembaraou bem os pelos do seu gato, ou ele ficará com um emaranhado impossivel de desfazer, só sendo cortado;
  • Pentei o gato por inteiro, nao se esquecendo do abdomen e áreas em baixo das pernas. Existem pentes e escovas especiais para o seu gato, em lojas de animais.

Olhos e orelhas

A cera de ouvido pode ser removida com cotonetes, com cuidado. Isso deve ser feito 1 vez por mês. No canto dos olhos, proximo ao nariz, ocorre uma formacao dura, que pode ser retirada com cuidado com soro fisiologico levemente morno.


Comentários

Postagens mais visitadas