PSICOPEDAOGIA - TRANSTORNOS DO APRENDIZADO




TIPOS DE TRANSTORNOS DO APRENDIZADO:

Existem 5 tipos de transtornos de aprendizado e mais 2 que podem ser incluídos sob esta nomenclatura:

DISLEXIA:

1) TRANSTORNO DE APRENDIZADO EM LEITURA:
É a dificuldade na decodificação de palavras. A criança lê de forma lenta e silábica, comete erros, troca, omite ou acrescenta letras ou sílabas.

2) TRANSTORNO DE APRENDIZADO EM COMPREENSÃO DA LEITURA:
O problema consiste em compreender o que está sendo lido. A criança pode até ler fluentemente, mas não consegue captar a idéia central do texto. A compreensão de textos é uma função cerebral mais complexa e superior do que a leitura. O mais comum é que ambos os transtornos coexistam.
DISCALCULIA:

3) TRANSTORNO DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA:
Caracteriza-se pela dificuldade que a criança tem em lidar com aspectos acadêmicos que envolvam a matemática.
Os sintomas incluem: dificuldade na memorização dos fatos matemáticos (soma e multiplicação), em compreender os conceitos matemáticos, em compreender e memorizar os procedimentos matemáticos, em utilizar a matemática no cotidiano e em compreender a linguagem matemática (por exemplo, as histórias matemáticas)

DISGRAFIA

4) TRANSTORNO DE APRENDIZADO EM ESCRITA:
Há um déficit na capacidade do indivíduo escrever corretamente palavras isoladas (ortografia), além de ter problemas na acentuação, pontuação e concordâncias.

5) TRANSTORNO DE APRENDIZADO EM EXPRESSÃO ESCRITA:
O problema não reside apenas nos erros ortográficos ou de acentuação como citados acima, mas há uma dificuldade na escrita de frases e textos. Por exemplo, pode haver problemas na organização das idéias no papel, elaboração superficial das idéias, frases desconexas, lentidão excessiva, etc.

Outros dois quadros podem ser classificados dentro dos transtornos do aprendizado:

6) TRANSTORNO DE LINGUAGEM EXPRESSIVA E/OU RECEPTIVA:
É a dificuldade na expressão da linguagem. O indivíduo tem problemas em organizar o discurso, tende a falar pouco e se expressa de forma pouco clara, hesitante e incompleta. Muitas vezes é confundida com timidez, entretanto não se trata de timidez e sim de uma capacidade reduzida de usar a linguagem expressiva.
Os problemas na linguagem receptiva envolvem a dificuldade que a criança pode ter de compreender e discriminar os sons da fala.

Atualmente muito tem se falado no TANV - Transtorno de Aprendizado Não-Verbal;


A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO:

Os problemas de aprendizado são causados por disfunções neurológicas que, por sua vez, causam déficits nas funções mentais necessárias para o aprendizado.
Para que o diagnóstico e o tratamento adequados possam ser estabelecidos, é necessário o conhecimento exato das funções mentais que estão causando os problemas de aprendizado ou comportamentais.
Sabemos que as aulas de reforço, o treinamento intensivo nas áreas acadêmicas deficitárias ou qualquer tratamento realizado de forma inespecífica são ineficazes ou pouco produtivos.
Também sabemos que exames como a ressonância magnética e o eletroencefalograma são ineficazes e desnecessários para o diagnóstico e tratamento dos transtornos de aprendizado.

Só oexame neuropsicológico completo permite o diagnóstico correto e a implementação do programa de reabilitação adequado.



RESULTADOS:

Um laudo é entregue aos familiares e para a escola com recomendações práticas.
No laudo constam os resultados dos testes, a interpretação e os procedimentos que ajudarão o estudante e a escola a lidarem melhor com as dificuldades apresentadas e incluem:

· Acomodações escolares
· Técnicas para o aluno compensar ou desenvolver as funções com déficits
· Orientações educacionais específicas para aquela criança.


TRATAMENTO:

Além do diagnóstico, nossa clínica é especializada na reabilitação cognitiva do aluno. Através do treinamento cognitivo com softwares e materiais técnicos, os déficits são trabalhados progressivamente, desenvolvendo no aluno as habilidades ausentes ou perdidas.

Comentários

Postagens mais visitadas