PSICOPEDAGOGIA - TRANSTORNO DE APRENDIZADO NÃO-VERBAL (TANV)
Nas classificações diagnósticas em psiquiatria não existe nenhum transtorno com este nome, porém, mais recentemente, crianças que apresentam um determinado grupo de sintomas têm sido identificadas como sendo portadoras do TANV . Estes sintomas incluem: déficits sociais, déficits visuoespaciais e visuoconstrucionais, déficits em matemática e descoordenação motora.
Estas crianças apresentam uma provável disfunção no hemisfério cerebral direito. Os pesquisadores contrapõem os mais conhecidos transtornos de aprendizado, baseados principalmente em disfunções verbais (linguagem), com este outro tipo de transtorno de aprendizado, que se baseia mais em funções cerebrais não relacionadas à linguagem e que são realizadas mais pelo lado direito do cérebro. Acredita-se que de cada 10 crianças com algum transtorno do aprendizado, 1 possua o TANV. Portanto, este é um tipo de problema bem menos comum que os outros transtornos do aprendizado.
É importantíssimo frisar um detalhe no que se refere ao TANV: quando falamos em transtorno, estamos falando de uma síndrome com um quadro clínico característico. Não basta a criança ter déficits sociais, ou visuoespaciais ou descoordenação motora para ser diagnosticada como tendo o TANV. Muitas crianças podem ter déficits visuoespaciais sem que tenham problemas sociais e vice-versa. Déficits sociais podem ser vistos em diversos quadros psiquiátricos, sem que envolvam problemas na percepção visuoespacial. A descoordenação motora é bastante freqüente em crianças com déficits de atenção, de linguagem ou com qualquer problema de aprendizado. Da mesma forma, a discalculia é bastante freqüente na população, ocorrendo em cerca de 5% das crianças em idade escolar, porém, o TANV é bem mais raro, o que significa que a maioria das crianças com problemas em matemática não apresentam um quadro clínico compatível com o TANV.
Para se fazer o diagnóstico de TANV é necessária uma avaliação clínica detalhada de um especialista na área.
Abaixo a esquerda está a na sua forma original. À direita a cópia da figura feita por uma criança de 13 anos, com TANV e déficits visuoconstrutivos.
Estas crianças apresentam uma provável disfunção no hemisfério cerebral direito. Os pesquisadores contrapõem os mais conhecidos transtornos de aprendizado, baseados principalmente em disfunções verbais (linguagem), com este outro tipo de transtorno de aprendizado, que se baseia mais em funções cerebrais não relacionadas à linguagem e que são realizadas mais pelo lado direito do cérebro. Acredita-se que de cada 10 crianças com algum transtorno do aprendizado, 1 possua o TANV. Portanto, este é um tipo de problema bem menos comum que os outros transtornos do aprendizado.
É importantíssimo frisar um detalhe no que se refere ao TANV: quando falamos em transtorno, estamos falando de uma síndrome com um quadro clínico característico. Não basta a criança ter déficits sociais, ou visuoespaciais ou descoordenação motora para ser diagnosticada como tendo o TANV. Muitas crianças podem ter déficits visuoespaciais sem que tenham problemas sociais e vice-versa. Déficits sociais podem ser vistos em diversos quadros psiquiátricos, sem que envolvam problemas na percepção visuoespacial. A descoordenação motora é bastante freqüente em crianças com déficits de atenção, de linguagem ou com qualquer problema de aprendizado. Da mesma forma, a discalculia é bastante freqüente na população, ocorrendo em cerca de 5% das crianças em idade escolar, porém, o TANV é bem mais raro, o que significa que a maioria das crianças com problemas em matemática não apresentam um quadro clínico compatível com o TANV.
Para se fazer o diagnóstico de TANV é necessária uma avaliação clínica detalhada de um especialista na área.
Abaixo a esquerda está a na sua forma original. À direita a cópia da figura feita por uma criança de 13 anos, com TANV e déficits visuoconstrutivos.
Figura Complexa de Rey Desenho de uma criança de 13 anos.
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