TECNOLOGIA - GLOSSÁRIO


Nessa área você irá encontrar algumas palavras encontradas em informática, para você entender o significado de algumas delas. Aqui está um dos mais completos glossários de informática a sua disposição. Aproveite!


A


Access - Gerenciador de Banco de Dados da Microsoft.

Acesso Remoto - Trata-se de conectar microcomputadores que estejam fisicamente distantes da rede local, de forma que estes operem como se estivessem localmente conectados.

Acrobat Software da Adobe Systems - Executa intercâmbio entre plataformas diferentes, ou seja, permite a troca de documentos entre Unix, Windows ou computadores Macintosh através do formato .pdf.

ActiveX - Desenvolvida pela Microsoft está tecnologia permite controlar objetos animados nos arquivos de trabalho em aplicativos como PowerPoint, Internet Explorer, Word, Access, Excel entre outros.

Adaptive TecnologyTecnologia Intel, que permite a atualização do micro código do chip controlador de uma placa ou equipamento, otimizando o desempenho do sistema para vários sistemas operacionais diferentes.

ADSL Asymmetric Digital Subscriber Line- Tecnologia que permite transmissões de dados em alta velocidade em cabos comuns de telefone. ADSL foi criada para se beneficiar da troca de dados assimétrica entre o usuário e a Internet. Funciona sobre cabos de par-trançado. Pode-se usar o telefone enquanto trafega dado, sem perda de banda.

AFT Adapter Fault Tolerance - Tecnologia que cria dois links de comunicação de dados entre dispositivos. Caso existam problemas no link principal, os dados são desviados para o link secundário de backup, evitando a paralisação da comunicação.

AGP Porta Gráfica Aceleradora - Barramento que aumenta sensivelmente o desempenho do vídeo em ambientes gráficos e aplicativos com recursos 3D com texturização (Cad e Jogos).

ANSI American National Standards Institute - Principal órgão responsável pelo desenvolvimento de padrões nos Estados Unidos. ANSI é uma instituição não-governamental sem fins lucrativos, patrocinada por organizações de comércio, sociedades profissionais e pela indústria.

Anonymous - Anônimo, sem nome. Muito usado para conexão em servidores FTP.

API Application Program Interface - Conjunto de rotinas e chamadas de software que podem ser referenciadas por um programa aplicativo para acessar serviços do sistema operacional.

Apple - Empresa desenvolvido pela dupla Steve Jobs e Steve Wosniac a Apple foi a maior responsável pelo desenvolvimento da microinformática.

Apple Talk - Padrão para comunicação de rede para computadores proprietário da Apple Computer. Para uso na conexão de computadores Macintosh.

ASCII American Standard Code for Information Interchange - Código de dados binário que consiste de 7 bits de dados mais 1 bit de paridade ou símbolos especiais. Estabelecido pela ANSI para padronização dos serviços de dados.

ASP Active Server Pages - ASP é um ambiente para programação de páginas dinâmicas e interativas que permite recursos como HTML, linguagem de scripts (VBScript ou JavaScript) e acesso à base de dados.

ATAPI AT Attachment Package Interface - Extensão do formato IDE para drives de CD-ROM e outros dispositivos que não sejam disco rígido IDE.

Attachment (Arquivo atachado) - Arquivo associado a uma mensagem.


ATM Assynchronous Transfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono .


ATM é uma técnica de comunicação de pacotes rápidos, suporta taxas de transferência de até 10 Gbps. ATM atinge altas velocidades em parte pela transmissão de dados em células de tamanho fixo, dispensando protocolos de correção de erros. Em vez disso, ele depende da integridade das linhas digitais para assegurar a integridade dos dados, o que a torna uma tecnologia cara.

B

Backbone Parte da rede que concentra o tráfego mais pesado de dados. Usado normalmente para conectar LANs ou WANs entre si.

Backplane -Barramento interno de um Hub ou Switch por onde trafegam dados da rede.

Bandwidth - Largura de banda. Quantidade máxima de dados que podem trafegar pelo barramento ou cabo.


Baud -Unidade que mede a velocidade de sinalização. A velocidade em bauds é o número de mudanças na linha de transmissão ou eventos por segundo. O mesmo que baud rate.

Bit - Menor unidade de informação em um sistema binário.

BIOS - Basic Input Output System. Em sistemas PC executa as funções necessárias para inicialização do hardware do sistema quando o equipamento é ligado.

Boot - Processo de iniciar a execução do sistema operacional após as tarefas executadas pelo BIOS.

BPS - Bits por Segundo. Unidade de medida, que mede a velocidade da transmissão de dados na rede.

Bridge - Dispositivo que conecta duas redes de estruturas diferentes. Utiliza a camada de enlace da OSI para fazer a conexão.

Broadcast - Sistema de envio de mensagem, onde a mensagem é enviada para todos os computadores conectados a uma rede.

Browser - Software utilizado para navegar pela Internet. Pode ser ele Microsoft Internet Explorer, Netscape Navigator, Opera, NeoPlanet, entre outros.

Buffer - Dispositivo de armazenagem temporária de dados usada para compensar as diferenças no fluxo de dados entre os dois dispositivos. Pode ser tanto um hardware como um software instalado no computador.

Byte - Unidade de informação. Bytes são formados por 8 (oito) bits. Também chamado de "caráter".

C



Canais Lógicos - No X.25 há a possibilidade de conectar até 4096 canais lógicos em um único circuito físico. A forma de viabilizar este tipo de implementação é usar uma técnica de intercalação de pacotes no tempo, permitindo assim a um DTE receber e enviar dados para vários outros DTEs simultaneamente operando com um número bastante inferior de circuitos físicos. Conhecida como uma técnica de multiplexação da informação.


CCITT - Comité Consulatif de Télégraphique et Téléphonique. Associação internacional que prepara padrões de comunicação aceitos mundialmente (tais como V.21, V.22 e X.25). Deu lugar ao ITU-TSS (International Telegraphic Union - Telecommunications Standards Sector).


CGI - Common Gateway Interface, é uma interface definida de maneira a possibilitar a execução de programas ("gateways") sob um servidor de informações. Neste contexto, os "gateways" são programas ou scripts (também chamados "cgi-bin") que recebem requisições de informação, retornando um documento com os resultados correspondentes. Esse documento pode existir previamente, ou pode ser gerado pelo script especialmente para atender à requisição.

Chat - Em inglês, bate-papo.

Circuito Físico - Forma de conexão física entre um DTE e um DCE, por exemplo interfaces RS-232C.


CMOS - Complementar Metal Oxid Semicondutor. Uma tecnologia de semicondutores usada em muitos circuitos integrados. Normalmente descreve o hardware que contém o BIOS e o relógio de hardware.


Código Fonte ( Source Code )- Um conjunto de instruções que podem ser entendidas por um ser humano e que fazem com que um programa funcione. Conhecido também como fonte, sem ele é muito difícil alterar ou conhecer um programa.


CPU - Central Process Unit ( Unidade central de processamento ). De maneira simplificada, podemos dizer que se trata do cérebro do microcomputador, onde são processados todos os dados que dão entrada no microcomputador.


Cracker - São especialistas em quebrar sistemas de segurança. Destroem trabalho alheio, ou são profissionais que alertam para falhas segurança de redes.


Cyberpunk - É o invasor de computador que altera as páginas Web por puro vandalismo.


Cylinder - Ao referenciar-se a discos rígidos, significa o número de diferentes posições do disco que as cabeças de leitura e gravação podem acessar ao mesmo tempo, considerando-se um movimento de rotação dos diversos pratos.

D


DAT
–Digital Audio Tape. Fita cassete, com mídia magnética de 4mm, normalmente usada para backup de grandes quantidades de dados.

DCE - Data Communication Equipment, por vezes traduzido para ECD.


DDC - Display Data Channel. É um canal de comunicação através do qual o monitor informa ao computador a respeito de suas características.


DDC2B - Proporcionam um canal de comunicação unidirecional entre o computador e o monitor. Sob esta situação o PC envia dados de vídeo para o monitor, mas não pode enviar comandos para controlar o monitor.


DDS - Digital Data Storage. Forma de armazenamento de dados, normalmente utilizada para Backups com uma grande quantidade de dados.


Delphi - É uma linguagem de programação que surgiu da evolução do Turbo Pascal para Windows, aderindo à programação visual e orientação a objetos. DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol. - Recurso utilizado por servidor de rede que distribui endereços IPs dinamicamente para as estações a ele conectadas. Realizado pelo sistema operacional do servidor.


DHTML - O HTML dinâmico é um aperfeiçoamento da Microsoft para o HTML versão 4.0 que permite criar efeitos especiais, como texto que se desprende da página, uma palavra de cada vez ou efeitos de giro, da transição do estilo, de mensagem entre páginas.
Digital - Digital é a forma de transmissão ou armazenagem em que os dados são codificados como binário um (1) ou zero (0).


DIMM - Dual In-line Memory Module. Tecnologia de memória. Uma DIMM é uma placa de circuito impresso com chips soldados nela. São designadas para trabalhar com sistemas de 64-bit, portanto apenas um pente de memória é necessário.
Disco Rígido - Um disco rígido contém um mídia magnética que gira como um disco. Pequenas cabeças sobre a superfície de cada disco, são usadas para ler e gravar informações à medida que ele rotaciona.


DMA - Direct Memory Access. Canal de acesso direto a memória, usado por vários dispositivos para acessar dados diretamente da memória, sem utilizar o processador aumentando o desempenho dos sistema.


DMI - Desktop Management Interface. Tecnologia que permite gerenciamento dos componentes internos de um micro utilizando software.


DMI 2.0 - Atualização da primeira versão de gerenciamento DMI, possui mais parâmetros de controle.


DNS - Domain Name Service. Serviço da Internet que mapeia endereços IP (números) para nomes de servidores. Quando um usuário deseja acessar um site, digitando o nome, um servidor de DNS local converte esse nome para seu endereço IP correspondente e manda a requisição para a Internet.


DOS - O termo DOS significa: Disk Operation System - Sistema Operacional em Disco. Antigo sistema operacional da Microsoft baseada em comandos em modo texto, digitados para executar algum programa.


Download - Transferência de arquivos de uma rede ( Ex.: Internet ) para o computador local.


DRAM - Dynamic RAM. Tipo de memória que é instalado em quase todos os computadores pessoais. Dynamic significa que a memória necessita ser constantemente recarregada (milhares de vezes por segundo) ou seu conteúdo será perdido.


Driver - Programa que controla os dispositivos existentes no computador, como placa de som, placa de vídeo, CD-ROM, etc.


DTE - Data Terminal Equipment, por vezes traduzido para ETD.


DTMF - Dual Tone Multiple Frequency. Sistema de sinalização através de freqüências de áudio usado em telefones com teclado digital geradores de tom.

E


EDO - Extended Data Output. Tipo de memória DRAM mais rápida que a convencional DRAM, porque ela pode copiar um bloco inteiro de memória para seu cache interno ao invés de ler um byte por vez.


EGP - Exterior Gateway Protocol. Protocolo de roteamento. Faz parte do conjunto de protocolos TCP/IP. Roteadores que conectam a Lan com a Wan, em geral através da Internet, são determinados "roteadores externos". Roteadores externos tornam-se vizinhos EGP, que trocam informações sobre as redes que podem ser acessadas.


EIDE - Enhanced Integrated Device Eletronic, o qual é uma versão atualizada do padrão de interface IDE. EIDE viabiliza discos rígidos maiores e mais rápidos.
Endereço IP - Um número que identifica de modo único um host conectado a uma rede TCP/IP. Também chamado Internet Protocol address ou IP address. Servidores e estações convencionais possuem endereço IP.


Energy Star da EPA - Agência de Proteção Ambiental Americana, cujo objetivo é determinar aos produtores de equipamentos de informática padrões para projetos de circuitos que gastem menos energia quando não estão em uso.


Ethernet - Tipo de rede em desuso. Taxa de transmissão de 10Mbps.


F

FAQ - Frequently Asked Questions, Perguntas feitas com frequência. Tira-dúvidas de perguntas comuns.


Fast Ethernet - Tecnologia de rede emergente. Melhora o desempenho e segurança das redes. Taxa de transmissão de 100Mbps.


Fax-modem - Equipamento acoplado ao computador para permitir envio de fax e conexão a Internet.


FCC - Federal Communications Commision. Comissão do governo dos Estados Unidos que regulamenta todas as telecomunicações, inclusive as transmissões em linhas telefônicas.


FCPGA - Flip-Chip Pin Grid Array. Encapsulamento usado em novos processadores Pentium III e Celeron da Intel. Voltou-se a usar o formato antigo de soquete do processador na placa-mãe.


Fdisk - É um utilitário usado para criar, remover ou modificar partições em um disco rígido.


Firewall - Um sistema de segurança cujo principal objetivo é filtrar acesso a uma rede.


Fonte Full Range - Fonte inteligente, capaz de detectar a tensão da rede e se auto-configurar para 110V ou 220V.


Formatar - O ato de gravar um sistema de arquivos em um disco rígido.


Fórum - Espaço para deixar uma mensagem sobre determinado assunto. Muito usado na Internet para tirar dúvidas.


FPS - Frames per second, ou seja, quadros por segundo.


Frame Rate - O número de vezes que o aplicativo atualiza a informação que está sendo mostrada na tela. Geralmente medida em quadros por segundo (FPS). Não confundir com Refresh Rate.


Frame Relay - Protocolo que permite a transmissão de dados a uma alta velocidade, e com uma baixa perda de pacotes. Usado em WANs, atua na camada 2 do modelo OSI.


Freeware - Software gratuito. Permite ilimitado número de copias. Não é necessário o registro do software para usá-lo.


FTP - File Transfer Protocol, Protocolo para transferência de arquivos. Permite copiar arquivos da rede para o computador do usuário e vice versa.


Full-duplex - Transmissão onde o envio e a recepção de dados são feitos ao mesmo tempo em ambos os sentidos.

G

Gateway
- Dispositivo que interliga duas ou mais redes distintas. Ele serve de "portal" entre elas.


GIF- Um dos formatos de arquivos de imagens mais utilizados na Web. Cria arquivos de imagens de tamanho relativamente pequeno.


Gigabit Ethernet - Tecnologia de redes que transmite 1Gbps. É dez vezes mais rápida que a Fast Ethernet.

H

Half-duplex - Transmissão onde o envio e a recepção de dados são feitos em tempos diferentes, primeiro é necessário receber para depois enviar e vice-versa.

Handshaking - Troca de sinais predeterminados entre dois dispositivos que estão estabelecendo uma conexão, em geral como parte de um protocolo de comunicação.

HDLC - High Level Data Link Control. Padrão de protocolo de comunicação internacional definido pela ISO para o enlace de dados.

HDSL High Bit Rate Digital Subscriber Line. Tecnologia de transmissão de alto desempenho por par trançado, com comunicação full-duplex simétrica, conhecida como E1 (Europa) ou T1 (EUA).

Head - Cabeça. Ao referenciar-se a discos rígidos, significa o componente usado na leitura e gravação de dados naquela mídia.

Hiperlink - Imagens ou texto que dão acesso a outros documentos hipertexto.

Home Page - Página da Web.

Host - Computador ligado a uma rede física. O tamanho de um host varia desde um computador pessoal até um supercomputador. Armazena arquivos e permite acesso de usuários.

Hot Swap - "Troca a quente". Possibilidade de conectar ou desconectar um dispositivo do computador, sem a necessidade de desligar o aparelho, podendo ser utilizado imediatament

HTTP - Hyper Text Transfer Protocol. É o protocolo de transferência de documentos HTML, utilizado também como protocolo de distribuição de programas em geral.

HTML – Hyper Text Markup Language, Linguagem de Marcações de Hipertexto. Linguagem utilizada para criar páginas Web.

HUB - Concentrador de cabos para uma rede em "estrela". Usado para centralizar o gerenciamento, é capaz de isolar pontos defeituosos da rede e expandir a capacidade de conexões da mesma.

I

ICQ
- I seek You, eu procuro você. É o programa mais popular da Internet usado para comunicação instantânea. Com ele você sabe se algum amigo (a) está conectado no mesmo momento que você.

IDE - Integrated Device Eletronic, Dispositivo Eletrônico Integrado, que é o nome da interface padrão usada para conectar discos rígidos e CD-ROM em um computador.

IEEE - Institute of Eletrical and Eletronics Engineers. Corpo que define padrões e especificações de produtos eletrônicos.

Intel - Companhia responsável pela produção da maioria dos microprocessadores em computadores pessoais PC - compatíveis.

Internet - Conjunto de redes interconectadas por gateways e por produtos que a fazem funcionar como uma única rede virtual.

Internet Address –Ver Endereço IP

Internetwork - Diversas redes ou sub-redes conectadas entre si para formar uma grande rede abrangente.

InterNIC
- Network Information Center - organização que tem o objetivo de manter e distribuir informações sobre TCP/IP e Internet

IP (Internet Protocol) - Protocolo "connectionless" (sem estabelecimento de circuito) da camada "internet" na arquitetura TCP/IP, responsável pela conexão lógica entre as redes. São números como 200.255.11.1.

IPX/SPX - Protocolo proprietário para redes Netware, variantes do protocolo XNS (Xerox Network Systems). A diferença principal entre eles está no uso de diferentes formatos de encapsulamento Ethernet. Outra diferença está no uso pelo IPX do SAP (Service Advertisement Protocol), protocolo proprietário da Novell.

IRC –Sistema de conversa por computador (chat) em que várias pessoas podem participar ao mesmo tempo.

ISDN - Integrated Services Digital Network. Rede digital que opera com grandes volumes de informação em tempo real. Sua característica mais marcante é a capacidade de transmitir simultaneamente dados, voz, imagens e som, de forma rápida, confiável e com alto padrão de qualidade. Perde-se banda ao usar ao mesmo tempo o telefone enquanto trafegam dados.

ISO - International Standarts Organization. Organização que prove regras e padrões para desenvolvimento de padrões de comunicação.

ISP - Internet Server Provider. Termo usado para designar um provedor de acessos a Internet.

J

Janela - Quantidade de pacotes ou quadros que o DTE pode enviar ao DCE sem esperar resposta ou confirmação de recebimento da mensagem.

Java - Linguagem de programação desenvolvida e criada pela Sun Microsystems baseada na orientação a objetos, famosa por seu uso na Internet.

Javascript - Scripts para páginas Web. Derivado da linguagem Java, o JavaScript não é compilado, mas sim inserido entre as tags de uma página HTML.

JPEG - Comprime imagens (fotos e desenhos). Mas não é eficiente com desenhos de letras, linhas e cartoons.

JVM - Java Virtual Machine. É um interpretador de instruções feito na linguagem Java e pode ser aplicado em diferentes sistemas operacionais.


L

LAN
- Local Area Network. Conecta vários dispositivos de comunicação (computadores, impressoras) permitindo a transmissão de grandes volumes de dados em uma mesma área limitada geograficamente.

LanDesk Manager - Uma série de Softwares desenvolvidos pela Intel para gerenciamento de redes. Possui versões para estações e servidores, incluindo antivírus.

LAP - Link Access Procedure - protocolo usado no nível de quadros de forma Simétrica.

LAPB - Link Access Procedure Balanced - protocolo usado em nível de quadros para iniciar a ligação entre terminal e rede. É um "subset" do HDLC.

Linux - Um robusto e funcional sistema operacional, de livre distribuição, que foi desenvolvido por Linus Torvalds.

Login - Processo de acesso (identificação) no computador remoto.

Loopback - Teste diagnóstico em que o sinal transmitido é retornado ao dispositivo transmissor, depois de passar através de partes do link ou da rede. Um teste loopback permite a comparação de um sinal retornado com o sinal transmitido.

M

MDI
- Medium Depedent Interface. Predefinições da "camada" física da interface para 10BASE-T.

MIB - Management Information Base. Banco de dados que armazena as informações de dispositivos gerenciáveis por SNMP.

MII - Medium Independent Interface. Predefinições da "camada" física da interface para 100BASE-T.

MMX™ - Tecnologia desenvolvida pela Intel que consiste em 57 novas instruções e 4 nova tipos de dados que fazem certas aplicações rodarem mais rápidas, pelo processador. O resultado é melhorias na qualidade de som, vídeo e gráficos.

Modem - Modulador-Demodulador. Dispositivo usado para converter dados digitais para sinais analógicos para transmissão serial em um canal telefônico, ou para converter o sinal analógico transmitido a um sinal digital para ser recebido por um dispositivo.

MTBF - Mean Time Between Failure. Tempo de uso estimado pelo fabricante, que um determinado produto deve funcionar sem apresentar problemas.

Multicasting - Consiste na utilização de um único endereço IP para referir-se a um grupo de computadores dentro de uma rede.

MVS - Multiple Virtual Storage - sistema operacional IBM que tem a capacidade de suportar múltiplos usuários realizando múltiplas tarefas simultaneamente.

N

Navegador - Programa utilizado para navegar na Web. Permite utilizar correio eletrônico, transferência de arquivos, abrir páginas Web.

NetBIOS - Network Basic Input/Output System. Interface de programação que habilita aplicações de alto-nível para acessar recursos de rede de baixo-nível.

Newbies - Usuários novatos, recém-chegados à rede.

Newsgroup - Grupos de discusão da Usenet.

Netmask - Conjunto de quatro números separados por pontos. Cada número representa o decimal equivalente de um número binário de oito bits, podendo variar de 0 a 255.

NIC - NIC é a abreviatura de Networking Interface Card. É uma placa de rede.

NLSP - Netware Link Services Protocol. Protocolo de roteamento, do tipo "link state", concebido pela NOVELL para redes IPX. Promove a troca de informações entre os roteadores, permitindo que cada roteador crie um mapa lógico da rede que é usado para a tomada de decisões sobre o roteamento.

O

OSI - Open System Interconnection. Modelo de comunicações de rede desenvolvido pela ISO. Separam em sete níveis diferentes as formas de comunicação entre dois dispositivos de uma rede.

OSPF - Open Shortes Path First. Protocolo de roteamento interno do tipo "link state", que faz parte do conjunto de protocolos TCP/IP.

P

Pacote - Uma unidade de mensagem numa rede, a qual é associada um cabeçalho, um endereço, dados e outras informações opcionais.

PCMCIA - Personal Computer Memory Card International Association. Associação sem fins lucrativos com o objetivo de estabelecer, comercializar e manter padrões para cartões de PC de circuito integrado com as dimensões de um cartão de crédito que podem ser utilizados para memória, modems, adaptadores de rede.

Pixel - Nome dado para elemento de imagem. É a menor área retangular de uma imagem.

PLIP - Protocolo Internet de Linha Paralela, o qual permite a comunicação TCP/IP através de uma porta paralela de computador através de um cabo especialmente desenhado para a tarefa.

Plug-in
- Pequeno programa que é acoplado a outro programa, acrescentando-lhe mais funções.

Portal - Site que funciona como entrada à Internet, oferecendo desde serviços como e-mail, notícias, bate-papo, etc.

POP - Protocolo usado para receber mensagens de correio eletrônico.

PPGA - Plastic Pin Grid Array. Encapsulamento usado no processador Pentium MMX e no Celeron.

PPP - Point to Point Protocol. Protocolo usado em WANs, é o protocolo mais rápido, porém o menos seguro, os dados são enviados sem nenhuma verificação. Atua na camada 3 do modelo OSI.

Protocolo - Conjunto de regras, formatos e temporização, que são utilizados para a troca de informações entre dois ou mais computadores. Dois computadores devem utilizar o mesmo protocolo para trocarem informações.

R

RAID - Redundant Arrays of Independent Disks. Tecnologia, capacidade, confiabilidade, alto desempenho e economia no armazenamento de dados on-line. O sistema RAID gerencia um conjunto de discos, mas aparece ao usuário como um único disco grande, a vantagem dos discos múltiplos é que, em caso de falha, os dados são transferidos para um disco próximo e o sistema continua trabalhando, sem perda de dados.

Refresh Rate - Termo utilizado para se falar sobre a taxa de atualização de monitores, por exemplo.

Repetidores - Utilizados para amplificar o sinal de dados enviado de uma estação, permite que o dados trafeguem uma distância maior pelo condutor.

RIP - Routing Information Protocol. Um roteador RIP transmite periodicamente uma mensagem de atualização da tabela de roteamento, que possui um dado para cada rede que ele pode alcançar, representando a distância do roteador até a rede.

RIP II - Aprimoramento do RIP que inclui uma máscara de sub-rede em suas rotas.

RMon - Remote Monitor. Padrão para gerenciamento de dispositivos de rede baseado no SNMP. Possui diversas classes para gerenciamento.

Router - Dispositivo que conecta duas LANs através de uma WAN, utiliza a terceira camada OSI. Tem a função de escolher as melhores rotas dentro da WAN para melhorar a comunicação de dados.

S

SCSI
- Small Computer Systems Interface. Sistema de Interfaces para barramento de entrada e saída de dados de computadores.

SCSI-1 - O padrão SCSI original foi aprovado em 1986. Suporta dispositivos SCSI assíncronos e síncronos, suporta taxas de transferência de até 5 Mbps e 7 dispositivos SCSI em um bus de 8 bits. O conector mais comum para SCSI-1 é o Centronics 50.

SCSI-2 - Aprovado em 1992, o SCSI-2 introduz barramento "Wide SCSI" de 16 e 32 bits opcionais. A taxa de transferência, normalmente de 10 Mbps, pode ir até 20 Mbps, quando combinada com Fast e Wide SCSI. O SCSI-2 usualmente utiliza os conectores MicroD de 50 pinos com thumbclips.

SCSI-3 - Encontrado em vários sistemas high-end, o SCSI-3 comumente utiliza os conectores MicroD de 68 pinos com parafusos de orelha. O comprimento de bus mais comum para o SCSI-3 é 16bits, com taxas de transferência de 20 Mbps chegando a 40Mbps.

SDLC - Syncronous Data Link Control. Padrão de protocolo da IBM que engloba o padrão Bissíncrono (BSC).

SDRAM - Synchronous Dynamic Random Access Memory. Memória feita com simples capacitores onde são sincronizados com o clock do sistema. Mais rápida que a convencional DRAM.

SECC - Single Edge Contact Cartridge. Encapsulamento usado nos primeiros processadores Pentium II da Intel. Novo conceito de processadores em linha (slot), mas não deu certo.

SECC2 - Single Edge Contact Cartridge 2. Encapsulamento usado nos novos processadores Pentium II e Pentium III da Intel. Novo conceito de processadores em linha (slot), mas não deu certo.

SEPP - Single Edge Processor Package. Encapsulamento usado nos primeiros processadores Celeron da Intel.

Servidor - Um computador configurado para fornecer serviços a uma rede.

Shareware - Software que pode ser experimentado antes da compra. Alguns sharewares funcionam por determinado período e depois desabilitam algumas opções ou não podem mais ser usados até a compra do mesmo.

Single Chip - Tecnologia que utiliza um único circuito integrado para controlar as funções de uma placa. Facilita a manutenção do equipamento e aumenta seu desempenho.

Slocket - Slot + Socket - Adaptador que permite que um Celeron que usa o Socket 370 seja usado em um soquete do tipo Slot-1.

Slot-1 - Soquete usado para processadores Pentium II e Pentium III.

Slot-2 - Soquete usado para processadores Pentium II Xeon e Pentium III Xeon.

SMTP - Simple Mail Transfer Protocol. Permite enviar, receber e armazenar mensagens eletrônicas para usuários de outros computadores (correio), observando os endereços eletrônicos.

SNA - Systems Network Architecture. Arquitetura de redes da IBM que define procedimentos e estruturas de comunicações entre programas de aplicação ou entre um programa de aplicação e um terminal. Similares às camadas OSI.

SNMP - Simple Network Management Protocol. Protocolo que permite ao administrador verificar dados, localizar e corrigir problemas em uma rede TCP/IP. Através de um cliente SNMP, o administrador da rede consegue visualizar as estatísticas de tráfego na rede e modificar suas configurações remotamente.

Socket 370 - Soquete usado para os novos processadores Celeron de 370 pinos. Parecido com o soquete 7.
STP - Shielded Twisted Pair. Cabeamento baseado em um cabo de par trançado blindado. Oferece proteção extra contra interferências elétricas.

Subnet - É uma LAN dentro da Internet ou dentro de uma rede de outras LANs.

T

TCP - Transmission Control Protocol - É um protocolo "connection-oriented" (com estabelecimento de circuito) da camada "transporte" na arquitetura TCP/IP. Ele garante a entrega de dados a um usuário local ou remoto. Os dados são entregues sem erros na ordem correta e sem duplicação.
Token Ring – Utiliza topologia em estrela, onde todas as estações de trabalho são conectadas. Um "token" é enviado de estação para estação, as estações que desejam ter acesso a rede tem que esperar o token chegar antes de enviar seus dados. Possui tolerância contra falhas e velocidade de até 16 Mbps.

Transmissão Assíncrona - Transmissão onde o envio e recepção de cada caracter ocorrem de forma aleatória (tempo). Para um caracter ser transmitido, são acrescentados 1 bit de início (start bit), bits opcionais de paridade e 1 bit de fim (stop bit).
Transmissão Síncrona - Transmissão onde há um sinal de sincronismo disponível tanto no emissor como no receptor para o envio de dados. Os dados são transmitidos em grupos, não possuindo start ou stop bits, mas sim headers e trailers, ganhando assim melhor performance que a transmissão assíncrona.

U

URL - Universal Resource Location. Identificador na Internet que mostra qual tipo de servidor deve se acessado, o equipamento onde a informação reside e sua localização neste equipamento.

USB - Universal Serial Bus. Barramento para PCs, permite que os vários periféricos sejam conectados a uma única porta do computador.

UTP - Unshielded Twisted Pair. Cabeamento baseado em um cabo de par trancado, cabeamento mais comum hoje em instalações de rede.

V

VLAN - Virtual Lan. É um conceito, não um recurso, que trata de subdividir, via software (sem o uso de routers, switches, etc), o ambiente de rede em vários segmentos independentes.

VM - Virtual Machine - sistema operacional IBM designado para suportar vários sistemas operacionais, possibilitando a cada um, realizar funções distintas. O VM também tem a capacidade de isolar os sistemas operacionais um dos outros.

VPN - Virtual Private Network. Tecnologia que consiste em criar um "túnel" de conexão entre dois ou mais routers na Internet. Somente após a criação deste túnel é que os dados são enviados/recebidos, impedindo que Hackers, "fora do túnel", consigam acessar as informações que estão sendo transmitidas.

V.90 - Em fevereiro de 1998 o ITU (International Telecommunication Union) definiu o protocolo padrão para conexões 56K. O novo padrão, V90, foi aceito pelos principais fabricantes de modems, substituindo os antigos padrões proprietários, 56Kflex e X2 (US Robotics).

W

Wake On Lan - Tecnologia que permite que um equipamento conectado a rede seja ligado e configurado remotamente.


WAN - wide Area Network. Rede extensa, geograficamente dispersa que conecta uma ou mais LANs, normalmente envolve linhas telefônicas dedicadas e satélites.


WINS - Windows Internet Name Service.


WWW- World Wide Web. Sistema de busca de informações por hipermídia através de um mecanismo conhecido como hiper-texto, a informação como um texto ou uma imagem podem servir de elo com outros documentos de modo a disponibilizar de modo rápido e eficiente a informação requerida.

X


X.25
-Protocolo usado em WANs. É o protocolo mais seguro para transmissão de dados, porém é o mais lento. Atua na camada 2 do modelo OSI.


Comentários

Postagens mais visitadas