Dia Internacional da Mulher.




As mulheres do Século XVIII eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Com a Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos (em termos).
A idéia de se criar um Dia Internacional da Mulher foi inicialmente proposta na viragem do Século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em indústria têxtil e fábricas de vestuários foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova York - USA onde se protestavam sobre as más condições de trabalho e os péssimos salários. Assim, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova York, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs num total de 146 mulheres.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova York exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque.
No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Alemanha, Dinamarca, e Suiça, no dia 19 de março. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da 1ª Guerra Mundial.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serviram de estopim para a Revolução russa de 1917. Depois da Revolução de Outubro
, a feminista bolchevique Alexadra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a sua vertente política e tornar-se-ia um misto semelhante a nossos feriados de Dia das Mães e Dia dos Namorados - numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida.
Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem a nós, MULHER.

Comentários

Postagens mais visitadas