Psicopedagogia

O que é a Psicopedagogia Clínica?
A Psicopedagogia é a especialidade que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o aprendiz estabelece com a mesma, levando em consideração a interação dos aspectos sociais, culturais e familiares. O psicopedagogo articula contribuições de áreas como a Psicologia, Pedagogia e Medicina, entre outras, com o objetivo de facilitar ao indivíduo a construção do conhecimento e a retomada do seu processo de aprendizagem. O trabalho psicopedagógico visa, ainda, desencadear novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não somente uma melhora no rendimento escolar.
O que é o diagnóstico psicopedagógico?
A meta do diagnóstico psicopedagógico é investigar o processo de aprendizagem do indivíduo e seu modo de aprender, identificar áreas de competência e limitações, visando entender as origens das dificuldades e/ou distúrbio de aprendizagem apresentado.
O psicopedagogo poderá necessitar do auxílio de outros profissionais, como o neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo para aprofundar tal investigação.
Quais os instrumentos utilizados na avaliação psicopedagógica?
Os instrumentos de avaliação podem incluir diferentes modalidades de atividades e testes padronizados, utilizados de acordo com a habilitação profissional do psicopedagogo e da necessidade do caso em atendimento.
Além de realizar uma análise do material escolar, os psicopedagogos utilizam entre outras atividades:
  • escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia, ortografia e produção textual (forma e conteúdo) ;
  • leitura (decodificação e compreensão) ;
  • provas de avaliação do nível de pensamento e outras funções cognitivas ;
  • cálculos - jogos simbólicos e jogos com regras;
  • desenhos e análise do grafismo.

Comentários

Postagens mais visitadas