BRASIL, PAÍS DE IMIGRANTES

Brasil Orgulho Recados


myspace layouts


Hoje resolvi falar um pouco sobre as diversidades brasileira e logicamente do povo brasileiro, gente simples, mais com imaginação fértil.
Dizem que o melhor do Brasil é ser brasileiro. Penso que tudo que se refere ao nosso país, assim como a seu povo é o que existem de melhor, seja pela maravilhas de sua fauna e flora, possui entre 15 a 20% da biodiversidade mundial, por ser oitava maior economia do planeta e maior economia latino-americana
, por seus costumes, hábitos e sotaques distintos.
Só para lembrar a biodiversidade brasileira – a floresta amazônica, o pulmão do mundo, apesar dos desmatamentos acelerados, vistos nos últimos anos.
Somos um país continental, como diz a letra do hino “gigante pela própria natureza” e dentro deste Brasil existem outros Brasis, com uma cultura riquíssima de seu povo.
Essa mistura de raças, (somos uma das mais multirraciais
do mundo, sendo formada por descendentes de europues, indigenas, africanos e asiáticos) e credos é que faz a diferença, pois cada região tem seus próprios hábitos e costumes da sua gente. Essas influências vêm desde as raízes etimológicas do termo "Brasil" que são de difícil reconstrução.
O filólogo Adelino Silva Azevedo
postulou que se trata de uma palavra de procedência celta, mas advertiu também que as origens mais remotas do termo poderiam ser encontradas na língua dos antigos fenícios. Temos ainda outra denominação, e bem conhecida de todos, sobre a origem do nome "Brasil" que deriva de "pau-brasil", a designação de um tipo de madeira empregada na tinturaria de tecidos. Antes de ficar com a designação atual "Brasil" as novas terras descobertas foram designadas de: Monte Pascoal (quando os portugueses avistaram terras pela primeira vez), Terra dos Papagaios (primeiros contatos, designação mais popular), Ilha de Vera Cruz, Terras de Santa Cruz, Nova Lusitânia, Cabrália etc. Quanto derivação para nosso país.
E a língua? Essa então é a mais viva expressão de dessemelhança. Cada dia fico mais convicta de aqui definitivamente, não falamos a língua portuguesa, mas a língua brasileira. Uma língua oriunda de uma base portuguesa, assim como nasceu o português do galego e não do latim. Essa língua aprendida do português como segunda língua por índios e negros, tem suas características em uma variedade de "crioulos" de base portuguesa e somando a isso se acrescentaram as línguas africanas, as línguas indígenas e, claro, a língua portuguesa.
A língua é a cultura de seu povo e explica a cultura desse povo e é por isso que um falante nordestino difere de um falante do Sudeste, que difere de um do Sul e assim sucessivamente.
Com todas essas contribuições, lingüisticamente falando, eis que aqui temos a língua brasileira, sonora, musical, muito mais alegre, assim como o nosso povo.
Eleuzair Cunha Neves

Comentários

Postagens mais visitadas