PSICOPEDAGOGIA: DE NASCER A ADOLESCER - UM OLHAR PARA ESTE SER DO TERCEIRO MILÊNIO


Regina Ferraz Marques


A criança ao nascer traz consigo uma gama de mandatos a cumprir na trama das relações que engendram o universo familiar, que se amplia e se modifica com a sua chegada. O casal, então, passa a viver fases sucessivas e diferenciadas com a evolução desse novo elemento que interfere substancialmente na dinâmica conjugal e familiar. A cada momento, novas exigências são introduzidas na sua rotina, pressupondo uma constante atualização na atuação dessas figuras parentais. Em cada etapa de seu desenvolvimento, a criança vai definindo o seu "eu" com as características próprias de cada fase, no interjogo das funções e papéis que se colocam e que encaminham o seu processo de individuação. Nesse sentido, a atuação de seus pais é decisiva, permeando o rumo de suas relações com o mundo. Essa trajetória é pautada por marcas que limitam e/ou possibilitam a maneira com que vai ocupar seus espaços e estabelecer-se como um ser pluridimensional no contingente das demandas sócio-afetivas. A forma como se está constituindo, as opções que faz e as produções que realiza traduzem a integridade egóica desse ser que, diante de um novo milênio, necessita rever e ressignificar suas posturas. Os caminhos e descaminhos desses jovens e infantes nos levam a repensar a ordem ou desordem estabelecida, buscando alternativas mais saudáveis para o afloramento de suas potências e competências, na busca de valores que integram, constróem e produzem, inviabilizando assim as rupturas que os desarticulam, adoecendo-os. Poder olhar para o processo de formação desses futuros adultos do terceiro milênio é tarefa que se faz preciosa; investir na qualidade desta, é ainda mais necessária.


Boletim AEC-RJ - Ano XX - Nº 1/2001

Regina Ferraz Marques é psicopedagoga.

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