Qual é o papel do psicopedagogo?


Ao contrário de um professor que se concentra no fortalecimento do conteúdo educacional, o psicopedago procura instalar na criança, mediante recursos compensatórios para suas dificuldades de aprendizagem (cognitivo), estratégias eficazes que lhe permitem aprender de forma independente e eficiente.
O psicopedagogo deve ser um formador de estratégias. Portanto, seu trabalho é o de desenvolver potenciais pedagógicos visando aumentar a capacidade de produção escolar. Um trabalho bem sucedido será refletido no indivíduo que aprende de forma independente utilizando os recursos - estratégias compensatórias sem ser solicitado.
Existem inúmeras variedades de estratégias para cada problema de aprendizagem. No entanto, cada indivíduo, segundo seu perfil particular, se beneficiará de um determinado conjunto de estratégias, dependendo apenas da maneira com ele aprende. O psicopedagogo deve ter conhecimento suficiente para ajustar o treinamento às características de cada paciente.
Vale lembrar que o psicopedagogo não é um mero professor especializado nem um psicólogo de crianças. É um profissional que orienta o indivíduo com dificuldades da aprendizagem lecto-escrita.
Muitas vezes, o trabalho do psicopedagogo é associado com a infância, porque é um período de grande aprendizado. Porém, este profissional procura ajudar tanto a crianças, adolescentes e a adultos ou pessoas necessitam de reabilitação psicopedagógica - voltado á pessoas que sofreram acidentes ou doenças que dificultaram habilidades lecto-escrita como AVC, Alzheimer, idosos, entre outras.
A psicopedagogia é uma especialidade que compreender o processo de ensino-aprendizagem em sua dimensão biopsicossocial. O psicopedagogo se ocupa de diagnosticar e realizar intervenções terapêuticas nos problemas de aprendizagem, considerando a singularidade da relação de cada indivíduo com o aprender.
O processo diagnóstico investiga o desenvolvimento emocional, o grau de maturidade neuromotora e o desenvolvimento intelectual de cada sujeito; avalia suas relações com todos os envolvidos no processo de aprendizagem e aponta possíveis causas para um problema de aprendizagem ou uma produção escolar deficiente. Pode ser que, durante o processo diagnóstico o psicopedagogo encaminhe o paciente a outros profissionais como, por exemplo, o neurologista ou fonoaudiólogo, realizando assim um diagnóstico multidisciplinar. Entrevistas e observações na escola também podem ser importantes.
Investigando o modo como uma pessoa aprende, pode-se orientá-la de acordo com suas modalidades e desenvolver recursos para outros aprendizados que requeiram outras habilidades. A terapia psicopedagógica é uma intervenção totalmente distinta de aulas particulares ou reforço escolar e assim, não nos atemos a conteúdos escolares específicos, mas desenvolvemos habilidades para o aprendizado de diversos conteúdos.
Há psicopedagogos institucionais dedicados à aprendizagem laboral (recursos humanos), outros orientados a instituição de ensino (escola) e, finalmente, os psicopedagogos que atuam em clínica/particular. O psicopedagogo clínico, visa prevenir, detectar e tratar problemas na aprendizagem.
Como profissional conta com recursos e ferramentas que permitem estabelecer um diagnóstico das dificuldades e destrezas. Isto é feito através da avaliação das diferentes áreas que envolvem a aprendizagem.
Para avaliar utilizam-se testes padronizados que brindam informações objetivas para poder entender o paciente. Além disso, utilizam as suas experiências e outros conhecimentos para interpretar resultados obtidos e chegar a um diagnostico. Depois de um diagnóstico preciso, é capaz de estabelecer um prognóstico e plano de tratamento.

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