CRISTO REI - MEU BAIRRO, MINHA VIDA

Durante muito tempo, o atual território do bairro teve outros nomes. Atas da Câmara Municipal de Curitiba e mapas do início do século XX determinam a localidade, como fazendo parte do bairro Cajuru, tanto que o Cristo Rei ainda possui um Hospital chamado Cajuru, hoje atende como Hospital Universitário Cajurú – A chegada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, em 1977, marca o início de uma era de transformações no Hospital Universitário Cajuru, com a oficialização do ensino médico, o aprimoramento do seu corpo clínico, a aquisição de novos equipamentos e o gradativo aumento do número de alunos das diversas áreas, ligadas ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. É, então, que o Hospital Universitário Cajuru se transforma num hospital de referência, com a ampliação de sua área de atuação e passa a ser conhecido, pela comunidade, como um hospital geral, além de um eficiente pronto-socorro.



Recebe o reconhecimento de Hospital Universitário, em 1993, solidificando seu compromisso com a educação e abrindo caminho para a implantação do primeiro mestrado em Cirurgia do Trauma, do Brasil, em 1994.



O Hospital Universitário Cajuru é um hospital geral que atende todas as especialidades médicas e dispõe do maior pronto-socorro do Paraná. Embora se caracterize como hospital universitário, possui atuação e padrão de atendimento capazes de integrar o desenvolvimento da pesquisa associada à humanização das atividades de Medicina geral, de urgência, curativa e preventiva.



Ao lado deste hospital está também localizado o novo, que funcionará em breve, Hospital Marcelino Champagnat que tem como objetivo prestar serviços de excelência exclusivos à saúde suplementar com atendimentos clínico e cirúrgico de média e alta complexidade para pacientes adultos, com foco na satisfação e confiança absoluta do cliente, alto desempenho e segurança assistencial. Contará com um grupo seleto de profissionais e equipe multidisciplinar diferenciada para a prática de medicina de alta qualidade. Localizado em área de fácil acesso no bairro Cristo Rei, o Hospital Marcelino Champagnat é um complexo hospitalar com infraestrutura moderna e dotada de avançada tecnologia em saúde. É um novo hospital, em Curitiba, que nasce com a premissa de oferecer serviços de saúde de padrão e qualidade internacional no tratamento clínico e cirúrgico de média e alta complexidade e na prestação de serviços diagnósticos, no estado do Paraná.



Em frente estes hospitais estão localizado o Colégio Bom Jesus-Nossa Senhora de Lourdes e a noite funciona como a FAE - Centro Universitário - Cristo Rei - Depois de completar 50 anos em 2007, a FAE Centro Universitário ganhou reconhecimento nacional e internacional como FAE Business School, instituição de excelência em gestão e business, com forte diferencial na formação humanista. Com um projeto pedagógico inovador e um corpo docente altamente qualificado, a organização formou bases sólidas para a ampliação de sua atuação para outras áreas de conhecimento, assumindo o título de Centro Universitário. Atualmente, a FAE oferece 21 cursos de graduação, além de 25 áreas de especialização Lato Sensu, dois programas de MBA e um curso de Mestrado, com duas linhas de pesquisa.



O Bairro Cristo Rei conta ainda com um Clube a Vila Morgenau - um nome muito utilizado, aparecendo na ata de fundação da Sociedade Morgenau, em 1918. Fundada em 05 de fevereiro de 1918 a SOCIEDADE MORGENAU iniciou com 60 sócios, tornou-se este complexo com cerca de 4000 associados, abrangendo os sócios Beneméritos, Remidos, e os Patrimoniais e dispõe hoje de um patrimônio, com 4 Sedes assim distribuídas:



SEDE SOCIAL - Localizada à Av. Sen. Souza Naves, 945, Bairro Cristo Rei, com área construída de aproximadamente 3000 m², abriga: setor administrativo, restaurante, boate com 160 lugares, salão de festas com palco acústico (capacidade p/1000 pessoas acomodadas em mesas), sala de musculação e artes marciais, sala de ginástica, escola de dança e outros.



SEDE RECREATIVA - Localizada à Av. Sete de Setembro, 577, Bairro Cristo Rei, com área de 900 m², abriga bar e lanchonete, canchas de Bolão automatizadas, canchas de bocha, salas de sinuca e jogos.



SEDE ESPORTIVA - Localizada à Av. Sen. Souza Naves, 1.245, Bairro Cristo Rei, com área de 8000 m², comporta bar e restaurante, quadra de futebol de grama sintética, quatro piscinas externas (adulto e infantil), piscina térmica, “playground”, sauna e quadra de tênis.



SEDE CAMPESTRE - Localizada em Piraquara, Região metropolitana de Curitiba, na Rua Vagner Luis Boscardim, 190 com área de terreno de 3,5 alqueires, possui salão de festas (área de 1500 m²), com capacidade para 200 pessoas acomodadas, palco acústico, duas piscinas (infantil e adulto), lago p/ pesca, 40 churrasqueiras individuais cobertas e ao ar livre, distribuídas pelo bosque, salão extra p/ 50 pessoas com churrasqueira e refrigerador, bosque ecológico para passeios a pé, estacionamento exclusivo e outras áreas.



Voltando a história do bairro Cristo Rei, outros documentos também qualificam a região como Capanema. Já a atual designação nasceu mais tarde, influenciada pela Igreja do Cristo Rei e pela linha de ônibus que ligava o centro ao bairro, que passaram a ser referência para demonstrar o local em que se morava. O nome Cristo Rei foi oficializado pelo Decreto 774/75, que instituiu a atual divisão administrativa de Curitiba.



Um dos primeiros cinemas de Curitiba nasceu do Cristo Rei: o Cine Morgenau



Sobre o Futuro do Bairro:



"...A preocupação com inchamento da região, ocasionada pelas inúmeras construções de prédios, não é mais um problema, pois população junto com os órgãos públicos e privados chegaram a um consenso, no qual nada mais é decidido sem a opinião e participação da população uma vez que estes são os grandes interessados. Para isso contam com a ajuda de representante político que é do bairro e volta suas ações em benefício dos moradores da localidade. O Cristo Rei tem o orgulho de ser considerado um dos bairros mais articulados, seguro e participativo da cidade. A linha do trem que tanto incomoda os moradores, não corta mais o bairro. O comércio está mais desenvolvido, tudo isso graças à criação de um sistema de desconto direcionado aos moradores, através do qual cada morador possui uma carteirinha que lhe proporciona desconto em vários pontos comerciais - na pizzaria, na banca, na revistaria - essas ações fortaleceram o comércio do bairro por meio da associação de moradores. As calçadas do bairro são lineares em perfeitas condições, existem ciclovias ligando as praças e as escolas. A questão da segurança tão debatida no passado, não é mais problema, o bairro hoje conta com seus próprios módulos policiais o que faz a população se sentir mais segura dentro e fora de casa. As invasões simplesmente deixaram de existir e a implantação da creche pública para deixar os baixinhos não preocupa mais os pais que vivem ou trabalham na região..."



Trecho da história escrita pelos moradores durante o Seminário Visão de Futuro



Em breve este Blog fará um tour da revitalização deste bairro que como outros desta cidade está a pleno vapor em modernização.


Comentários

Postagens mais visitadas