CONHEÇA EDÉIA GO



Edeia é um município brasileiro do estado de Goiás, localizada a 120 km da capital do estado, Goiânia.. Sua população estimada em 2010 era de 11.266 habitantes, segundo IBGE.


História - Cidade que nasceu as margens do córrego Alegrete, teve origem em 1913, quando Cândido Martins da Rocha, Leandro Martins dos Anjos e José Alves de Faria, proprietário da primeira casa comercial nas proximidades dos rios Turvo e dos Bois, deram início à povoação denominada Santo Antônio do Alegrete, mais tarde, Alegrete e posteriormente Edéia. Há relatos de que um homem teria tido uma ideia, mas falou "edeia" e assim ficou o nome. Sua emancipação se deu em 8 de outubro de 1948.Aos nascidos em Edeia são chamados de edeense.


A economia da região baseia-se na agropecuária, principalmente no cultivo da soja e cana-de-açúcar, na produção leiteira e na criação de bovinos. No município existe ainda uma usina sucroalcooleira (tropical bioenergética) de grande porte nacional. Uma vez por ano, Edeia participa do Circuito Goiano de Motocross, tendo a 2ª melhor pista do estado de Goiás.

Comentários

Postagens mais visitadas