Começam as obras do novo estádio Verdão, em Cuiabá MT


As construtoras Santa Bárbara e Mendes Júnior iniciaram a construção do novo estádio Verdão, em Cuiabá, para os jogos da Copa do Mundo de 2014. O Estado é um dos poucos que cumprirá a exigência da Fifa para que as obras nas arenas comecem até 3 de maio. A previsão do governo mato-grossense é de que o novo estádio seja concluído em dezembro de 2012.
Na primeira etapa das obras, que deve durar um mês, o consórcio executará os trabalhos topográficos e de demarcações, a montagem do canteiro de obras e a mobilização de mão de obra e equipamentos. A perspectiva é de que 800 operários sejam contratados pelas construtoras.
Assim que esta etapa estiver finalizada, começa o trabalho de demolição do atual estádio, que deverá ser concluído em 90 dias. Pelo menos 70% do entulho será utilizado no aterramento do fosso do atual estádio. A construção da nova arena será iniciada entre o final de agosto e o início de setembro.
Projetada pelos escritórios GCP Arquitetos e Grupo Stadia, a Arena Cuiabá, como passará a se chamar o estádio, vai ter capacidade para 43 mil espectadores. Para reduzir os custos de manutenção após a Copa, a arena foi concebida em quatro módulos independentes. Além disso, a cobertura e a arquibancada superior dos setores norte e sul terão uma estrutura metálica desmontável, permitindo que cerca de 30% dos assentos sejam removidos ao término do mundial. Já a parte fixa do estádio será executada em concreto pré-moldado.
O projeto ainda possui sistemas aliados à sustentabilidade, abrigando um sistema solar para umidificação do ar e diminuição da temperatura do local, além de um sistema de captação de água pluvial e uma estação de tratamento de efluentes, o que pode gerar uma economia de até 20% no gasto de energia e de 30% de água.
O novo projeto também prevê, além da arena, a construção de lojas, restaurantes, e um parque de lazer com um lago no seu entorno. Toda a obra deverá custará R$ 342 milhões aos cofres estaduais



 

Comentários

Postagens mais visitadas