Abertura da Novela - ESCRAVA ISAURA
Abertura da novela "Escrava Isaura".
- Novela de Gilberto Braga
- Baseada no Romance de Bernando Guimarães.
- Elenco: Lucélia Santos(Isaura),Rubens de Falco(Leôncio),Edwin Luisi(Álvaro)
- Exibida de 11/10/1976 a 05/02/1977
- Sinopse:
No ano de 1865, Isaura é uma escrava branca que sabe apenas que a sua mãe, a linda mulata Juliana, foi mucama na fazenda onde vive, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Órfã desde o nascimento, Isaura recebeu o amparo da sua senhora, dona Ester, que lhe dedica as mesmas atenções e afeto que a uma filha, mas é desprezada pelo seu senhor, o Comendador Almeida. Dócil e submissa, mesmo assim, a escrava sonha em conquistar a sua liberdade. Desde que descobriu o paradeiro da filha, seu pai, o ex-feitor Miguel, luta para comprar a escrava e dar a liberdade a Isaura.
O amor surge na vida da moça na figura de Tobias, proprietário de um engenho vizinho. Envergonhada, ela não revela suas origens ao rapaz e passa a se encontrar com ele em segredo. O romance vai bem até a volta do mesquinho Leôncio, o filho dos senhores de Isaura, da Europa. A beleza de Isaura impressiona-o. Acreditando que ela seja uma presa fácil para os seus caprichos, persegue-a insistentemente.
Com a morte de Ester, sua protetora, Isaura se vê cada vez mais acuada. A escrava revela sua condição a Tobias, e ele tenta, de todas as maneiras, obter licença para se casar com ela. Mas Leôncio está cada vez mais obcecado por Isaura. Tanto que não hesita em pôr fogo numa cabana onde estava Tobias, que morre carbonizado. Entretanto, Leôncio não contava que lá estava também Malvina, sua mulher, com quem havia se casado por interesse.
A vida de Isaura transforma-se em uma sucessão de suplícios inflingidos por Leôncio, que não hesita nem mesmo em levá-la ao tronco, como forma de castigo. Sua única esperança é fugir, o que finalmente consegue com a ajuda do pai, Miguel, e de um casal de escravos amigos, André e Santa. Enquanto Leôncio os procura desesperadamente, os fugitivos vão parar em Barbacena, em Minas Gerais, onde Isaura assume outra identidade, Elvira, com medo de ser descoberta. É quando ela conhece Álvaro, um jovem e rico abolicionista que se apaixona por ela. Mas a moça, depois da morte de Tobias, passou a viver como viúva, e tem como única preocupação juntar dinheiro o suficiente para fugir do país e do alcance de Leôncio.
Álvaro, no entanto, consegue conquistar seu coração e a convence a deixar a reclusão em que vivia e ir a um baile. Descuido total, pois ela é desmascarada por Martinho, um caçador de recompensas, denunciada e finalmente capturada por Leôncio. Este, por má administração de seus negócios e se vendo na iminência da falência, casa-se, pela segunda vez, com a jovem e rica Aninha Matoso. Louco por sentir-se rejeitado por Isaura e enfurecido por saber que a escrava ama outro homem, Leôncio resolve casar Isaura com o velho Beltrão, jardineiro aleijado do engenho, apaixonado por ela.
Comentários
Postar um comentário
Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?