Comida Tipíca do Cerrado Brasileiro

Nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul localizados na Região Centro-Oeste, que se desdobra por 1.612.077,2 km e geograficamente integrada também pelo Estado de Goiás e Brasília, o Distrito Federal, onde as cores, a fauna e a flora do Pantanal mato-grossense deslumbram por sua infinidade de aves, peixes e répteis, a mesa é farta em pesca. Especialmente o tucunaré, o pintado, o jaú, o dourado e outros peixes de grande porte, que em Cuiabá, capital do Mato Grosso, são transformados nos peixes cuiabano.
Estados habitados por índios de vários grupos, a farinha, em suas variadas formas, seca ou cozida como pirão, é acompanhamento obrigatório. Região de criação extensiva de gado bovino, o Pantanal oferece também a hipótese de churrascos à gaúcha, servidos no espeto
.




Tucunaré (Cichla spp.) é uma espécie de peixe presente nos rios da américa do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho.






Glutão por natureza, o pacu é a espécie mais fácil de ser encontrada com o rio cheio. Isso ocorre porque quando a água está no campo, um variado cardápio fica à sua disposição. Porto Murtinho -MS - é, talvez, o único lugar onde se pode pescá-lo o ano todo.


Maior peixe de couro desse ecossistema, o jaú costuma ficar nos locais mais profundos, tanto no meio como nas margens do rio. São mais ativos nas primeiras horas da manhã e nos finais do dia. Bons pesqueiros podem ser encontrados em vários pontos do Rio Paraguai, desde Porto Murtinho -MS até Cáceres -MT; no Rio São Lourenço desde sua foz, passando por Porto Jofre, até a região do Pirigara, e no rio Piquiri em determinadas épocas do ano. O período de cheia se revela pouco produtivo para a pesca dessa espécie.
Posted by Picasa

 Dourado - Conhecido como o "rei do rio", é das espécies mais atraentes para a pesca esportiva pela disposição de luta, beleza e pela exuberância de sabor. Pode alcançar peso superior a 25 kg e mais de 1 m de comprimento. A presenta uma coloração dourada por todo o corpo com reflexos avermelhados . Cada escama tem um pequeno risco preto no meio, formando assim linhas longitudinais da cabeça a cauda.


RECEITAS PANTANEIRAS




A culinária pantaneira, antes da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil (finalizada em 1914) tinha uma dependência do rio Paraguai: navios estrangeiros ali aportavam, trazendo mercadorias, passageiros e consequentemente seus costumes(geralmente fronteiriços).
Deste período destacamos o “puchero” (cozido) da Argentina, que é diferente do similar mineiro; do Paraguai veio a chipa, a sopa paraguaia e o locro; de Cuiabá as farofas de banana e de carne, o pacu ensopado, frito ou assado, e o caribéu (abóbora com carne seca).
PINTADO À PORTUGUESA

Ingredientes:

1 kg de filé de pintado, cortado em fatias de mais ou menos 1,5cm de espessura;

1 kg de batata cortada em rodelas de mais ou menos 0,5cm de espessura;

3 pimentões limpos cortados em rodelas;

5 tomates cortado em rodelas;

5 cebolas grandes cortado em rodelas;

Azeite de oliva;

100g de azeitona verde

Um maço de coentro picado;

Um maço de cebolinha picado;

Modo de preparo:

Pegue uma panela grande, onde possam caber todos os ingredientes; coloque cinco colheres de sopa de azeite e deixe esquentar.
Coloque alternadamente, uma camada de cada um dos ingredientes cortados em rodelas, começando com a batata, o filé de pintado, o pimentão junto com a cebola e o tomate, tantas vezes quanto der os ingredientes. Termine com a cebola, pimentão ou tomate por cima. Ao final, coloque as azeitonas, regue com azeite, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando. Caso necessário, coloque um pouco de água quente. Quando estiver cozido, coloque por cima a cebolinha e o coentro picados, tampe e deixe esfriar um pouco.
Sirva com arroz branco e pirão de peixe.


MOJICA DE PINTADO



Ingredientes:

1 kg de filé de pintado, cachara, jaú ou barbado, cortada em cubos de 2 cm x 2cm.

l kg de mandioca descascada, cortada em pedaços pequenos à semelhança dos cubos de filé.

3 colheres de azeite de oliva.

l lata de creme de leite sem soro.

1 pimentão picado.

3 tomates grandes, cortados em pedaços pequenos.

1 cebola bem grande picada.

1 maço de coentro picado.

sal à gosto.

1 limão taiti pequeno.



Modo de preparo:

Tempere os cubos de pintado ou peixe similar com sal a gosto e limão e deixe descansar por uma hora.
Pegue uma panela em que caibam os ingredientes, coloque o azeite e frite os temperos, na seguinte ordem: cebola, pimentão, tomate. Após os temperos estarem macios, coloque os cubos de peixe, deixe cozinhar com um pouco de água e quando estiver cozido, acrescente os cubos de mandioca e mais água fervente até que toda a mistura fique coberta e deixe cozinhar até a mandioca ficar macia. Ao final, acrescente o coentro e uma lata de creme de leite. Está pronto para ser servido com arroz branco.


 




Comentários

Postagens mais visitadas