Peixe-Boi da Amazônia – Ameaçado de extinção

Os primeiros ancestrais do Peixe-Boi da Amazônia sugiram há 55 milhões de anos no oceano. A migração da espécie para a Bacia Amazônia aconteceu há cerca de 5 milhões de anos, quando um grupo se deslocou dos mares ficando isolado, o que deu origem a uma nova e única espécie.
O Peixe-Boi adulto chega a medir três metros e pesar quase meia tonelada. A pele é grossa como couro e, por causa dela, o peixe-boi foi caçado indiscriminadamente no início do século passado. Somente com a lei Nacional de Proteção à Fauna, em 1967, a prática foi proibida. No entanto, o peixe-boi da Amazônia já tinha entrado para a lista de animais em extinção.
Com longevidade de cerca de 70 anos, o peixe-boi marinho atinge a maturidade sexual aos oito. Tem um período de gestação de 13 meses e gera apenas um filhote de três em três anos. Mais de 20 anos trabalhando com peixes-boi, os cientistas do laboratório de mamíferos aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), tiveram grandes surpresas, mas uma foi especial: certo dia, no tanque dos adultos eles perceberam que nadava também um filhote. Este foi o terceiro filhote de peixe-boi do mundo gerado em cativeiro.

“A fêmea não fica barriguda. É claro que aumenta o volume ventral, mas não de uma forma evidente. Então para nós, foi uma surpresa. Tínhamos um número de peixes-boi no tanque e em um belo dia aparece um animal a mais”, disse o pesquisador do INPA, Fernando Rosas.

A partir do Erê (nome do filhote), os pesquisadores puderam conhecer o ciclo hormonal do Peixe-Boi. Hoje eles, controlam a reprodução em cativeiro, um grande passo para a preservação da espécie.
O maior mamífero aquático da Amazônia pode ficar até 25 minutos debaixo d'água sem respirar e várias horas fora da água. Essa característica facilita as pesquisas e exames na espécie.

 Fonte: INPA

Comentários

Postagens mais visitadas