O que é: Blu-Ray



Primeiro eram os disquetes que mudavam de formato, depois surgiram os CD´s e por último os DVD´s, qual será o futuro do armazenamento de dados? Após uma longa batalha contra o HD-DVD (DVD de alta definição), surge o vencedor (por enquanto) que vai guardar seus dados dentro de pouco tempo: o Blu Ray

Disco óptico de última geração, lançado no mercado em 2003, o Blu-Ray é a tecnologia criada originalmente pela Sony que pretende substituir o DVD nos próximos anos. Cada disco tem a mesma dimensão de um DVD, mas tem capacidade para gravar seis vezes mais informações (vídeo, áudio ou dados de computador) que seu antecessor. Os filmes em alta definição exigiam que um novo formato de mídia fosse criado para suportar algumas horas nessa densidade de dados. Para atender a esta demanda, o Blu-Ray (ou raio azul) foi desenvolvido por empresas filiadas à Sony e recebeu este nome por se trata da cor do laser utilizado para ler os discos. Entre 2003 e 2008, o Blu-Ray enfrentou a concorrência do HD-DVD, da Toshiba, que se apresentava como outra opção para substituir o DVD. Alem de o disco ser capaz de armazenar mais informação e a uma taxa de transferência ser superior a de um disco de DVD e ainda é mais resistente a riscos e obstruções por sujeira.



DISCOS DE ATÉ 50 GB



O novo formato é capaz de armazenar 25 GB de informação com uma camada simples e 50 GB com duas camadas, mas existem modelos de 100 GB, com quatro camadas, e projetos para 200 GB, com até oito camadas. Além do disco de apenas leitura, existem formatos que permitem a gravação permanente e a regravação doméstica do disco. Os leitores de Blu-Ray possuem suporte para menus modernos e o vídeo game Playstation 3 adotou o formato como disco padrão para seus jogo.
                


Leitores, gravadores e mídias Blu-Ray podem ser encontradas no mercado Brasileiro, mas é preciso estar preparado para isto. É necessário utilizar softwares compatíveis com o formato como: Okoker Blu-Ray DVD Burner, Ashampoo Burning Studio, AVS CD/DVD/BD Data Burner e Astroburn. Outras ferramentas permitem a você retirar ou alterar o código de região do seu disco como o Blu-ray Region Code Remover e recuperar os dados de discos danificados como o CD Recovery Toolbox.



Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas