ARTISTAS REGIONAIS – CUIABÁ- MATO GROSSO




PESCUMA – Sua figura está ligada diretamente ao ritmo do rasqueado, dança regional com ritmo alegre e que faz com que as pessoas se divirtam e dance a Noite toda.

A palavra rasqueado tem como significado "arrastar as unhas ou um só polegar sobre as cordas, sem as pontear". Em Mato Grosso, a expressão musical Rasqueado Cuiabano ou Dança Popular Mato-Grossense, traz no seu processo histórico toda uma saga, que começou após o fim da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), quando os prisioneiros da Retomada de Corumbá ficaram confinados à margem direita do Rio Cuiabá, atualmente cidade de Várzea Grande.

NICO E LAU - Uma das mais importantes duplas de humoristas do Centro-Oeste, eles mantêm um público cativo de crianças, jovens e adultos O trabalho traz gêneros musicais diversos, com destaque para o Rap e Lambadão. O lançamento do terceiro CD aconteceu na 13ª. Festa Internacional do Pantanal.

VERA CAPILÉ - Cantora e Psicóloga Vera Capilé . A cantora é importante na divulgação e valorização da cultural regional cantada em suas canções. 2 CD Lançados em carreira solo e participação em 4 CD´S sendo um com a Simone Guimarães de Flor Laranjeira.

ABEL SANTOS - Cantor, compositor, instrumentista e professor de música da UFMT Abel Santos tem um repertorio diversificado sobre a cultura Cuiabana que encanta quem ouve, é realmente muito gratificante ter a oportunidade de ouvir esse artista.

ROBERTO LUCIALDO - O músico destacou das rodas de rasqueado, cururu e siriri suas músicas mais conhecidas são “A Lua”, “Cuiabá, Cuiabá” e outras, já compôs músicas em homenagem a Cuiabá e Rosário Oeste e se comprometeu a compor uma música em homenagem a Alta Floresta.

JU BAIANA - Professora de educação física Ju Baiana, que também é cantora conhecida na cidade é sempre atração onde passa, cantando em suas músicas o cotidiano Cuiabano.

JOÃO ELOY – É O Presidente da Associação Mato-grossense do Rasqueado Cuiabano, João Eloy de Souza Neves, desenvolve papel importante na divulgação do rasqueado Cuiabano

GUAPO - Músico Milton Pereira, o Guapo, representa o ritímo do rasqueado cuiabano presente sempre nos eventos culturais do Município.

VERA & ZULEICA - Enfim, uma dupla de mulheres, que desde a década de 70 formam um par perfeito em toda musicalidade, dupla luminosa capaz de transmitir, através da voz, versos e ritmos, o calor e a luz deste Estado; a corporalidade do Homem que aqui vive; as mensagens e o sentido do que é dito pelo povo; a água que aqui flui como flui a própria Música.

Comentários

Postagens mais visitadas