Tai Chi Chuan - História e Filosofia


Tai chi chuan significa “princípio supremo dos punhos” e é uma arte marcial tão antiga que suas origens se perderam. De acordo com a teoria médica e filosófica chinesa, chi é a energia interna que move todas as coisas vivas. Praticar tai chi regula o chi, que por sua vez mantém a saúde.

A história coloca Chang San Feng, um estudante do famoso templo Shaolin, como o fundador do tai chi, mas muitos praticantes afirmam que a fonte verdadeira foi o monastério Wu Dang Shan, localizado na China Central, durante o século 15.

Durante a Dinastia Qing, um praticante de tai chi chamado Yang Lu Chan foi convidado pelo Manchu para ensinar a família imperial e sua guarda. Yang revelou a eles apenas uma parte da arte, ensinando o sistema completo apenas para parentes próximos e estudantes confiáveis. A popularidade do tai chi chuan cresceu entre a nobreza, mas só se espalhou pelo resto da China durante os anos 20, quando seus benefícios à saúde foram reconhecidos. A arte do tai chi, antes secreta, se tornou um exercício nacional. Desde a década de 60, o tai chi se espalhou pelo mundo e é a arte marcial mais praticada do planeta.

Treinamento de Tai Chi Chuan

O tai chi focaliza o desenvolvimento dos aspectos internos do corpo humano – respiração, flexibilidade e mente. Os iniciantes aprendem primeiro a relaxar e a manter a boa postura. Então aprendem um modelo, uma seqüência contínua que pode ter mais de 100 posturas e movimentos, que são a base do tai chi. Mais tarde, os praticantes aprendem um exercício em que gentilmente pressionam e retiram suas mãos de encontro aos braços do parceiro.

Em uma situação de combate, o tai chi chuan ensina aos praticantes a relaxar e fazer movimentos fluidos, permitindo uma ação suave e respostas rápidas. No tai-chi, a autodefesa é mais uma reação refletida que a repetição de uma técnica.

Comentários

Postagens mais visitadas