Que Raios!!!!!




Descargas Atmosféricas

 

Hoje no programa Mais Você da Rede Globo, a apresentadora Ana Maria juntamente com o meteorologista Osmar Pinto Jr, nos trouxe um assunto interessante a respeito dos Raios. Fiquei sabemos que no Brasil é onde caem mais raios no mundo, cerca de 57 milhões ao ano.
Segundo um levantamento feito pelo ELAT - Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revela que na última década, reunindo informações de diversas fontes, entre elas o Departamento de Informações e Análise Epidemiológica do Ministério da Saúde, Defesa Civil, veículos de imprensa e ainda dados de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra onde morrem mais pessoas por raios (em que estados, municípios) e em que época do ano. Também são analisadas as circunstâncias mais comuns envolvidas nas mortes, a idade e sexo das pessoas, assim como as variações regionais da probabilidade anual de ser atingido por um raio. O estudo revela dados interessantes e surpreendentes. As mortes por ano sofreram variações significativas na última década. Os valores máximos ocorreram em 2001 e 2008, ambos os anos associados ao fenômeno La Niña. Os municípios que lideram o ranking de mortes por raios no Brasil são Manaus-AM, seguido por São Paulo-SP, Campo Grande-MS, Rio de Janeiro-RJ e Brasília, no Distrito Federal.
A incidência média de raios por ano no Brasil na última década foi de cerca de 57 milhões. O estado do Amazonas registrou o valor máximo de cerca de incidência 11 milhões de raios por ano. O estado de São Paulo registrou 2,3 milhões de raios por ano.
No programa também foi comentado a respeito dos cuidados que o cidadão deve ter diante de uma tempestade. Os mitos e as verdades, como por exemplo, que “raio no cai duas vezes no mesmo lugar”. Mito: um raio pode cair dezena de vezes num mesmo lugar.



Para evitar acidentes com relâmpagos as regras de proteção pessoal listadas abaixo devem ser seguidas. Se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante as tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário.
Neste caso procure abrigo nos seguintes lugares:



- carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis;


- em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios;


- em abrigos subterrâneos, tais como metros ou túneis;


- em grandes construções com estruturas metálicas;



- em barcos ou navios metálicos fechados



- em desfiladeiros ou vales



Se estiver dentro de casa, evite:



- ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas;



- usar telefone, a não ser que seja sem fio;



- ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas;



- tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica;

 



Se estiver na rua, evite:



- segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe



- empinar pipas e aeromodelos com fio;



- andar a cavala, nadar e ficar em grupos.





Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios:



- pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos;



- veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas;



- estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.


Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como:



- topos de morros ou cordilheiras e prédios;



- áreas abertas, campos de futebol ou golfe, estacionamentos abertos, quadra de tênis, proximidades com cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;



- proximidade de árvores isoladas, estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, está indicando que um raio está preste a cair, portanto, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão.





Fonte: Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT)

Comentários

Postagens mais visitadas