PRÓXIMA COPA DO MUNDO: AFRICA 2010

A África do Sul está construindo atualmente cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid, estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.
O país tem pouca tradição no futebol. Em 2002 participou da Copa da Coréia e do Japão no grupo B, sendo eliminada na primeira fase da copa num grupo que tinha Espanha, Eslovênia e Paraguai. Participou também da Copa de 98, na França.
Uma delegação da FIFA completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vários aspectos técnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o país. "A FIFA está procurando cumprir todo o processo do país-sede o mais rápido possível e vai montar um escritório na África do Sul no início do ano que vem", disse Danny Jordaan, que encabeça o Comitê local. Um comitê de quatro homens, do qual Jordaan é um dos integrantes, foi composto para acertar a organização local.
O processo de escolha - Países que se ofereceram: África do Sul, Marrocos, Egito, Líbia e Tunísia (binacional, como foi a de 2002). O processo oferecendo a primeira Copa do Mundo sob a rotação continental (o processo de girar hospedando a Copa do Mundo a cada confederação por vez) era a Copa do Mundo de 2010 FIFA. Será o maior evento ostentado neste continente, como as Olimpíadas têm para visitar ainda a África. Em 15 de maio de 2004 em Zurique, África do Sul, após uma perda estreita para 2006, derrotou o candidato Marrocos para hospedar, 14 votos a 10. Egito não recebeu nenhum voto.
Resultado: África do Sul, 14 votos, Marrocos, 10 votos, Egito, nenhum voto. Líbia e Tunísia, retiraram-se em 8 de maio de 2004 depois de oferecerem sua junção, que não foi permitida.

Sedes - Em 2005, os organizadores liberaram uma lista provisória de treze sedes a serem usadas para esta Copa do Mundo, a quais foram: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo (dois), Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória , e Rustenburg. Dentre os estádios 4 foram sedes da Copa do Mundo de Rugby de 1995 (Free State Stadium, Ellis Park Stadium, Loftus Versfeld Stadium e Royal Bafokeng Stadium).

Em 17 de março de 2006, a FIFA anunciou oficialmente a lista de sedes da Copa da África do Sul:



Cidade                                          Estádio                                                            Capacidade

Bloemfontein              Free State Stadium                                                              48 000

Cidade do Cabo      African Renaissance Stadium (a ser construído)            70 000

Durban                    King Senzangakhona Stadium (a ser construído)            70 000

Joanesburgo       FNB Stadium                                                                            95 000

Joanesburgo       Ellis Park Stadium                                                                61 000

Nelspruit             Mbombela Stadium                                                              43 000

Polokwane         Peter Mokaba Stadium                                                       46 000

Port Elizabeth    Nelson Mandela Bay Stadium                                          50 000

Pretória             Loftus Versfeld Stadium                                                    52 000

Rustenburg      Royal Bafokeng Stadium                                                   42 000




Fonte: Wikipédia





Comentários

Postagens mais visitadas