HISTÓRIA: COPA DO MUNDO

Tudo começou quando um grupo de visionários administradores futebolísticos franceses, liderado na década de 1920 pelo inovador Jules Rimet, teve a ideia original de juntar as melhores seleções de futebol do mundo para lutar pelo título de campeões mundiais. A taça de ouro original levava o nome de Jules Rimet e foi disputada três vezes nos anos de 1930 antes da Segunda Guerra Mundial e foi interrompido o campeonato por doze anos.
Quando foi retomada, a Copa do Mundo da FIFA avançou rapidamente até alcançar o status de maior evento esportivo de modalidade única do mundo moderno. Sediada na Europa e na América sucessivamente desde 1958, a Copa do Mundo atingiu mais um nível quando o Comitê Executivo decidiu, em maio de 1996, que a Coreia e o Japão seriam os anfitriões da edição de 2002.
Desde 1930, as 18 edições do torneio tiveram apenas sete vencedores diferentes. No entanto, a Copa do Mundo da FIFA também foi marcada por momentos dramáticos que ajudaram a escrever a história do futebol: a vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra em 1950, a derrota da Itália para a Coréia do Norte em 1966, a ascensão de Camarões nos anos 1980 e sua vitória sobre a Argentina, defensora do título, em 1990.
Atualmente, a Copa do Mundo consegue hipnotizar todo o público do planeta. O torneio realizado na França em 1998 atraiu uma audiência de mais de 3,7 bilhões de pessoas, das quais aproximadamente 1,3 bilhões assistiram a final. Mais de 2,7 milhões de pessoas lotaram os estádios franceses nas 64 partidas.

Continente              Melhores resultados

Am.do Sul-   9 títulos, ganhos pelo Brasil, Argentina e Uruguai

Europa -     9 títulos pela Itália, Alemanha, Inglaterra e França

Am. Norte -  Semi-final (EUA, 1930)

Ásia -       Semi-final (Coreia do Sul, 2002)

África -   Quartas de final (Camarões, 1990; Senegal, 2002)

Oceania -  Oitavas de final (Austrália, 2006)



Comentários

Postagens mais visitadas