FESTA POPULARES DO PARANÁ : HARU MATSURI - FESTIVAL DA PRIMAVERA


A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada em Santos do navio Kasato Maru, no dia 18 de junho de 1908. Vindo do porto de Kobe, o navio trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão. Aqueles pioneiros chegaram cheios de esperança e sonhos de prosperidade a um país de costumes, língua, clima e tradição completamente diferentes. Mantiveram, no entanto, muitas manifestações de sua cultura ancestral, entre elas o Haru Matsuri, comemoração da chegada da primavera, com um festival que inclui vários aspectos da cultura nipônica.


Haru Matsuri, Praça do Japão, Curitiba. Foto Cláudio Seto



Curitiba


A comunidade nipo-brasileira de Curitiba e do Paraná comemora o Haru Matsuri, em setembro, na Praça do Japão. Durante dois dias de festa, os participantes têm a oportunidade de degustar a culinária japonesa e também apreciar apresentações de Taikô, Karaokê, Bon-Odori, Ikebana e demonstrações de Kendô e Aikidô. De acordo com a filosofia do Haru Matsuri, a alma da planta muda de lugar conforme as estações do ano, sendo que, na primavera, a alma está nas flores. “A tarefa do artista é descobrir onde se encontra esta alma sutil durante as estações e realçar a beleza na pintura Zen, no Ikebana, na poesia e fazer celebrações festivas através da dança e da música”.


O Haru Matsuri foi idealizado para reverenciar a primavera e também para homenagear Curitiba, para que a cidade possa reviver o clima de amor à natureza e à arte.






Paranavaí






A comunidade japonesa realiza, anualmente, desde 1995, no mês de setembro, com duração de três dias o Festival da Primavera. O evento visa divulgar a cultura japonesa através das danças (Odori), música com instrumentos japoneses (Taiko) e dobradura (Origami). Há um grande espaço para venda de comidas típicas japonesas.

Comentários

  1. tem alguma manifestaçao cultural pois estou fazendo um trabalho equeria saber o mais rapido possivel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?

Postagens mais visitadas