Outubro Rosa

Noite agradabilíssima em Curitiba. Bem propício para ir até o Jardim Botânico e fotografar a novidade da estufa de vidro que por 10 dias ficará iluminada de rosa. O evento marca o Outubro Rosa, movimento mundial que pretende despertar a atenção da população sobre o câncer de mama.
O Outubro Rosa ilumina de rosa vários monumentos ao redor do mundo, e chama à atenção de nós mulheres sobre a importância do exame periódico de mamografia, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação do câncer de mama.
Além de Curitiba, o movimento vai iluminar o Museu de Arte Moderna (MAM) em São Paulo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Usina do Gasômetro e o Palácio Piratini, em Porto Alegre e o Memorial JK, em Brasília. No mundo são destaques a Torre de Pisa (Itália) e Arco do Triunfo (França). Além da estufa do Jardim Botânico, o instituto Humsol (Humanista de Desenvolvimento Social) em parceria com a Prefeitura de Curitiba, O Boticário e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama) também afixará uma empena alusiva ao Outubro Rosa na parede externa do prédio da Secretaria Municipal de Saúde. Assim como no ano passado, uma van móvel e rosada vai percorrer a Capital levando informações sobre a doença, que atinge 50 mil mulheres por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
De acordo com pesquisa encomendada pela Femama, embora a maioria das brasileiras reconheça que o diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura de 49% para 75%, ainda existe o desconhecimento que a mamografia é a melhor forma de identificar a doença na fase inicial. No Brasil e no mundo, a luta contra o câncer de mama é simbolizada pelo rosa, a mais feminina de todas as cores.





Posted by Picasa

Comentários

Postagens mais visitadas