Mundo em Luto: Morre a cantora argentina Mercedes Sosa



Morreu neste domingo aos 74 anos, a cantora argentina Mercedes Sosa, maior artista da música popular latino-americana que estava internada em um hospital de Buenos Aires desde 18 de setembro, por problemas hepáticos e pulmonares.
"La Negra" Sosa ficou conhecida em todo o mundo por suas gravações de músicas folclóricas e populares da Argentina e outros países da América Latina e ficou internada na UTI por semanas.
A morte de Mercedes Sosa mobilizou a Argentina neste domingo. Todos os canais de televisão passaram a transmitir shows dela.
"Mãe amada e amorosa, mulher da América ferida, a sua canção nos dá asas e faz com que a pátria toda, encolhida e desolada, ainda não morra, porque sempre cantarás nas nossas almas", afirmou a cantora Teresa Parodi, amiga de Sosa.
Sosa enfrentou censura e perseguição na década de 1970, durante a ditadura militar argentina, quando os seus discos, carregados de conteúdo social, se transformaram em referência contra o regime.
O seu último álbum, duplo, lançado no início do ano, foi indicado a três prêmios Grammy Latino (álbum do ano, melhor capa e melhor álbum de folclore) .
O disco Cantora 1 é uma coleção de canções populares gravadas em duetos com artistas como Caetano Veloso, Jorge Drexler, Shakira e Joan Manuel Serrat.
Entre os compositores que interpretou estão Charly García, Alejandro Lerner, Atahualpa Yupanqui, León Gieco, Fito Páez e Silvio Rodríguez.
A voz de Mercedes acompanhou e acompanha minha vida. Suas musicas sempre me fizeram refletir sobre as injustiças e os sofrimentos e em sua voz ouvi as verdades insuportáveis de outra maneira. Essa grande voz que nos há muito emocionados. Mercedes será sempre a grande cantora latina americana. Foi em vida uma pessoa que lutou bravamente pelos seus ideais com grande resultado.
Descanse em paz, vai como Alfonsina, mas sem a sua solidão na lembrança e muito amor daqueles que a admiravam.

Comentários

Postagens mais visitadas