COM O DIPLOMA NAS MÃOS

Para os formandos de Nutrição da UFPR, em especial a minha grande Amiga Karen, o que era um sonho distante agora finalmente foi realizado. Uma data que ficará na memória de todos: formandos, pais, parentes e amigos – dia 09 de outubro de 2009, prédio da Reitoria de UFPR.
Esta data ficará marcada com o dia do “mais um passo dado” ou o dia da “terceira etapa cumprida”. Eles receberam a tão esperada declaração solene de reconhecimento - O diploma de graduação em Nutrição. A formatura garante a todos não só um diploma, mas inúmeras oportunidades de conquistar melhores chances no mercado de trabalho.
Pois bem minha amiga, menina guerreira – passou por verdadeiras maratonas emocionais (novas adaptações, mudança de cidade, deixar a casa dos pais (decisão importantíssima: era preciso estar certa sobre o que isso representava e o que estava em jogo. E o que estava na parada era a sua própria vida, o seu próprio futuro) e educacionais, com aulas de todos os tipos que vão desde aulão de revisão, aula de domingo a domingo, nos feriados, sem falar no excesso de matérias exigidas no vestibular (muitas delas servem para avaliar... o que mesmo?) e, depois de tudo isso ainda sofreu com aquela velha e conhecida angústia de quem está às vésperas de disputar uma vaga no ensino superior: justamente não saber que rumo dar aos estudos e principalmente a escolha da verdadeira profissão. Biologia ou Nutrição?
Mas minha amiga não. Sabiam exatamente aonde queria chegar. E chegou! Lutou bravamente semestres após semestres, vencendo cada uma das dificuldades materializadas por objetos ou pelas ciladas da vida ao longo deste percurso estabelecido para essa estudante aguerrida.
Na labuta do dia-a-dia, venceu uma importante batalha desta guerra chamada competição.
Superadas as concorrências, partiu-se para o aprimoramento profissional – O estágio. E que batalha maravilhosa ela travou em cada uma dessas fases em que sua evolução passou por sucessivas mudanças de amadurecimento. – acompanhei bem de pertinho!
E agora, passada toda essa experiência inicial do que se aprendeu parte finalmente para a prática, para o que é real, não somente na acepção teórica, mas permeada pela realidade e passará a ter contato direto com a profissão que escolheu.
Ontem você se graduou... O tempo passou, você não é mais aquela criança que começou lá no Maternal ou no Jardim da infância. Você amadureceu, aprendeu coisas extraordinárias, você cresceu emocionalmente, fisicamente, espiritualmente e pessoalmente... E como!
A insegurança. Ah! Essa é uma página virada em sua vida. Tudo bem, ter uma insegurança de vez em quando é salutar, é benéfico para podermos corrigir nossos erros, além é claro, de contribuir para a resolução de certos problemas. Diria que é construtivo e é uma fase maravilhosa para podermos cumprir o nosso objetivo de estar aqui hoje.
Ontem me senti agraciada ao ver-lhe sendo diplomada e manterei por muitos e muitos anos em minha memória aquela imagem. Seus familiares devem estar radiantes de felicidades por essa sua vitória, assim como eu estou me sentindo.
Saiba que meu contentamento é fidedigno e agradeço a Deus por ter colocado você em nossas vidas, e que independentemente das voltas que a vida dá, vamos continuar amigas para sempre ... Vai ser bonito, pode acreditar.
Lembre-se: Ontem... Alcançou um objetivo, mas não o fim da estrada. Há ainda um longo caminho a percorrer. Muitos mais objetivos a alcançar. Mantenha-se focada para chegar ao topo e realizar os seus maiores sonhos. Passo a passo, vencendo cada um dos obstáculos todas às vezes que uma meta não for alcançada, no entanto, as portas estão abertas para escolher o caminho que deve levar-lhe ao sucesso.
A maior honra foi dada, porém, a corrida mais difícil não começou ainda. Então, guerreira, vá à luta para alcançar o sucesso do seu presente. Não importa o que foi vivido, não importa os erros que foram cometidos, não importa quantas oportunidades foram perdidas, não importa quantos anos nós estamos sempre a tempo de dizer BASTA, para ouvir o apelo para que possamos buscar a perfeição para sacudir a lama e voar alto e se preparar para obter a chave para nosso futuro.
Parabéns... Por esta realização.

Comentários

Postagens mais visitadas